Uma abordagem Ericksoniana para um inconsciente informado

Uma abordagem Ericksoniana para um inconsciente informado

Uma abordagem Ericksoniana para um inconsciente informado - Histórias, metáforas e citações que curam
Título original: An Ericksonian approach to an informed unconscious: stories, metaphors, quotations that heal
Editora: Leader
ISBN: 9788566248104
Escrito por: Stephen Paul Adler

Escrevo este livro com uma missão específica em mente: trazer ao foco tanto dos profissionais, como do público em geral o imenso impacto e potencial de cura (heal) embutidos em histórias, metáforas, citações e ditados.

Histórias, metáforas, citações e ditados são muito, muito mais do que trocadilhos intelectuais! Representam verdades eternas, transculturais e uma sabedoria que vai muito além dos nossos sonhos mais loucos. Elas exercem um impacto em toda e cada célula do nosso corpo, podem trazer um sorriso ao nosso rosto ou lágrimas aos nossos olhos; às vezes, trazem apenas aquele profundo suspiro de alguém que já sabe enquanto nos lembramos da nossa verdade.

São apenas histórias, metáforas, citações e ditados, e ainda assim, carregam um significado que é tão, tão maior... Em sua essência, elas nos recordam da nossa sabedoria interior, da nossa verdadeira natureza positiva e amorosa, das nossas infinitas possibilidades de nos tornarmos tudo o que podemos nos tornar e nos ajudam a continuar a evoluir de maneiras positivas na medida em que tentamos desenvolver o verdadeiro potencial que nos foi dado por Deus.

O Dr. Milton H. Erickson sentia que nossos padrões de interação e nossos comportamentos frequentemente são o resultado de uma “aprendizagem incompleta”.

Sempre que estamos aprendendo algo novo, com muita frequência o processo de aprendizagem é interrompido e raramente temos a chance de voltar ao ponto em que fomos interrompidos e dar continuidade àquela aprendizagem. Portanto, a maioria das nossas aprendizagens é deixada em vários estágios de incompletude. Baseamos muitos de nossos comportamentos nessas informações incompletas. Nossas ações e reações baseadas na aprendizagem “incompleta” tornam-se muito menos efetivas do que poderiam e deveriam ser.

De fato, podemos dar a aparência de sermos, no mínimo, desinformados ou ilógicos e, no caso extremo, simplesmente “malucos”! Histórias, metáforas e citações nos ajudam indiretamente a completar muitas dessas aprendizagens. Quem conta as histórias não precisa saber que informação está incompleta para ser efetivo. Ao desenvolvermos o rapport com os nossos ouvintes intuitivamente escolheremos uma ‘história certa o suficiente’.

A mente inconsciente é programada para aprender e evoluir, e ela encontrará o que precisa nas histórias para tornar nossa aprendizagem mais completa. Com informações mais completas, nosso comportamento automaticamente muda e se altera de maneiras mais positivas.

 

Para comprar: Loja da Act, Amazon
Você pode encontrar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Setembro de 2014

Categoria: