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Muitas pessoas que encontrei ao longo dos anos, comentavam que durante seus dias escolares podiam se lembrar de pelo menos um professor que os inspirou muito e pelo menos um que (embora provavelmente bem intencionado) tinha apresentado suas aulas de uma forma menos notável...
Aqui estão alguns fatores chaves que auxiliam na criação de aulas inesquecíveis.
- Comece por chamar a atenção.
- Crie interesse e curiosidade narrando histórias e use uma linguagem sensorial rica.
- Voz - tonalidade e ritmo.
- Estruture a aula.
Comece chamando a atenção...
Os primeiros momentos de uma apresentação pública definem o cenário para o que vem a seguir. Como alguém disse uma vez: "Você nunca tem uma segunda chance para fazer uma primeira impressão", e cada aula deve ser considerada em si mesma como uma oportunidade para criar um ambiente útil para a aprendizagem.
Na PNL aprendemos a importância do estado e como o estado do professor é uma das principais influências na comunicação com a classe. Aqui está um exercício simples, que se revelou muito útil para qualquer professor ou apresentador para entrar em um estado otimizado para ensinar antes de entrar na sala de aula.
- Lembre-se de uma experiência de ensino anterior, quando a aula correu muito bem e os alunos responderam bem e apreciaram a aula.
- Veja o que você viu, ouça o que você ouviu e sinta-se como você se sentiu. Quando você imagina esse momento na mente, repare se você vê uma imagem colorida e a posição de onde vê a imagem. Note o que você fala ou pensa para si mesmo e como você diz isso. Perceba como se sente bem.
- Agora torne a imagem mais brilhante e mais colorida (se for preto e branco, torne-a colorida), mais em foco e dobre o tamanho da imagem, prestando atenção em como isso se parece.
- Agora diga para si mesmo o que vai motivá-lo a dar essa aula, prestando atenção particular para se certificar que você usará um tom de voz que o fará se sentir mais motivado.
- Agora, antes de entrar na sala de aula, ensaie rapidamente, enxergando, na sua imaginação, você dando a aula. Veja-se cativando a classe com confiança e prestando atenção a cada aluno na sala.
- Agora, entre na sala e dê a aula.
Crie interesse e curiosidade pela narração de histórias e use uma linguagem sensorial rica.
Duas das melhores maneiras de criar e manter o interesse em uma situação de sala de aula são: utilizar uma linguagem sensorial rica e contar histórias para transmitir informações. A linguagem sensorial funciona usando palavras e frases que envolvem diretamente os sentidos. Considere estas duas descrições e observe como a segunda, que utiliza uma linguagem sensorial rica envolve o ouvinte de uma maneira completamente diferente ao criar uma representação mais forte.
Exemplo um
"Eu me lembro de caminhar na praia e reparar no mar, na areia e na brisa soprando das ondas."
Exemplo dois: Agora usando a linguagem sensorial
"Eu me lembro de caminhar na praia, reparar no profundo mar azul, no som dourado e no barulho das ondas enquanto experimentava uma brisa fresca batendo no meu rosto."
A linguagem sensorial rica usa aquelas palavras ou frases que envolvem diretamente os 5 sentidos.
Os sentidos incluem:
- Visual – eu vejo, olhar para, claramente, vamos nos focar
- Audição – ouvir, soar como.
- Cinestésico – sentir como.
- Olfato – cheiro
- Paladar – gosto
No Reino Unido, a profissão docente reconheceu a importância de usar as representações VAC (visual, auditivo, cinestésico) na sala de aula, mas a minha experiência é que isso ainda precisa ser ampliado para uma consciência mais complexa no uso da linguagem. Quanto mais formas usarmos para representar uma experiência, mais propensos estaremos em recordar completamente o que ocorreu.
Contando histórias
Contar histórias é uma ótima maneira de conseguir e manter a atenção de um ouvinte. Muitos de nós fomos criados com alguém nos contando histórias e, obviamente, cada cultura ao redor do mundo tem a sua própria tradição de contar histórias desde Os Contos de Fadas de Grimm, O Senhor dos Anéis e muitos outros exemplos. As histórias envolvem a imaginação e essa é a principal razão pela qual nos lembramos delas. Quando alguém conta uma história, o ouvinte é atraído para o assunto e há uma expectativa e uma curiosidade natural para querer saber o que vai acontecer a seguir! Em uma situação de sala de aula, essa técnica pode ser usada para tornar o material de aula muito mais inesquecível, e quando isso é combinado com a linguagem sensorial rica, o efeito é bastante profundo. Uma das principais influências na criação do PNL foi Milton Erickson, que utilizava amplamente as histórias no seu trabalho terapêutico com clientes. Mesmo a velha frase de abertura estereotipada "Era uma vez..." estimula uma expectativa do que vai ocorrer em seguida.
Voz – tonalidade e ritmo
Em uma sala de aula ou em qualquer situação de comunicação, o uso da voz é tão importante quanto o conteúdo. Como dizemos coisas é tão importante quanto o que dizemos. Atores e atrizes passam muito tempo com treinadores de voz para desenvolverem maiores faixas dinâmicas. Quando ouvimos a voz de outra pessoa, somos literalmente levados pelo som desse orador. Quando "o som da palavra" é mais congruente com o significado da palavra, estamos mais propensos a lembrar o que foi dito. Por exemplo, a palavra "esticamento" deve soar como "esticameeeento" para que o som pareça esticado e não ser falada omitindo-se sons na pronúncia. Na voz, há três tipos principais de tonalidade e inflexão que são os seguintes:
- Perguntas – inflexões são para cima.
- Conversas – inflexões são em tom uniforme, com uma inflexão igual.
- Comandos - inflexões são para baixo.
Variar o ritmo e a tonalidade ao transmitir uma aula, mantém o interesse dos alunos. Processos semelhantes são utilizados em vendas e em marketing, onde o objetivo é, em primeira instância, captar a atenção e, em seguida, criar interesse. Se você pensar nas vozes dos oradores inesquecíveis e influentes de toda a História, irá perceber que todos eles, ao utilizar a voz, têm uma maior variedade de tons e uma dinâmica maior.
Estruturando a aula
Assim como toda história tem um começo, meio e fim, assim cada aula, a fim de ser inesquecível precisa ter uma estrutura clara. Desta forma, repetindo, os estudantes estarão mais propensos a lembrar o conteúdo completo do que foi comunicado. É uma boa idéia recapitular os pontos chave no final da aula, para reforçar a comunicação do conteúdo e, claro, criar uma expectativa de curiosidade sobre o que vai ser apresentado na próxima aula!
Conclusão
Para que os alunos lembrem facilmente de uma aula, o segredo é tornar o material inesquecível envolvendo a imaginação de cada pessoa. Essas abordagens e técnicas simples são utilizadas em todo o mundo para falar em público e apresentar contextos, bem como na publicidade. O meu conselho é experimentar essas abordagens, se divertir e, acima de tudo, perceber o progresso nos resultados do que você faz!
Nick Kemp, Trainer de PNL, criador da Alquimia Humana, autor e escritor freelance.
O artigo original "NLP in Education - The Art of Creating Memorable Lessons" encontra-se no site www.nickkemp.com e também em pdf
Tradução JVF, direitos da tradução reservados.