Principais pressuposições da PNL

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qua, 20/02/2019

Pressuposição: é uma forma de filtro perceptivo – uma atitude, preconceito, ponto de vista, perspectiva ou conjunto de pressupostos ou pressuposições sobre o objeto, pessoa ou situação. Essa atitude “manifesta-se" em todas as percepções do objeto, etc.

Haverá exceções para todas essas pressuposições, mas elas são uma base de partida muito útil para a comunicação e uma maneira muito eficaz de aumentar a consciência dos seus filtros perceptivos pessoais (também conhecidos como preconceitos pessoais).

1. Comunicação é redundante. Você está sempre se comunicando em todas as três principais modalidades sensoriais (visual, auditiva e cinestésica), além das palavras. (E a comunicação não verbal normalmente compreende de 70 a 90% da comunicação.)

2. O significado da sua comunicação é a resposta que você recebe. A comunicação não é sobre o que você pretende fazer ou sobre dizer as palavras certas. A comunicação é sobre criar uma experiência e receber uma resposta do ouvinte. O “resultado" é a resposta que você elicia. Essa é uma maneira útil para cada um de nós pensarmos sobre o que fazemos e dizemos. Isso significa que se eu escrever algo como autor e você não gostar, essa é a reação que eu eliciei. É mais útil para mim pensar: “Recebi uma reação que eu não quero. Como posso mudar o meu comportamento, de modo que eu receba a reação que eu quero?" Ao mesmo tempo é mais útil você pensar: “O que eu posso fazer para que o autor faça as coisas de forma diferente, ou aprender de qualquer modo com essa situação, mesmo se não for da maneira que eu quero?“

3. As pessoas reagem ao seu mapa da realidade, não à realidade em si. A PNL é a ciência da mudança desses mapas (não da realidade). Ao mudar os mapas, é possível mudar a reação das pessoas.

4. Variedade requerida: o elemento em um sistema com a maior flexibilidade será normalmente o elemento controlador.

5. As pessoas funcionam perfeitamente. Ninguém está errado ou equivocado, é simplesmente uma questão de descobrir como você está funcionando agora, de modo que você possa efetivamente mudar como funciona nesse contexto para algo mais útil ou desejável. 

6. As pessoas sempre fazem a melhor escolha disponível para elas naquele momento (mas normalmente existem muitas outras melhores). Entretanto, pode existir uma profusão de outras melhores que nós ainda não exploramos.

7. Cada comportamento é útil em algum contexto. Recontextualizar um comportamento é uma categoria importante de intervenção da PNL.

8. Ter opção é melhor do que não ter opção.

9. Qualquer um pode fazer qualquer coisa. Se uma pessoa pode fazer alguma coisa, é possível modelá-la e ensinar isso para qualquer um.

10. As pessoas já têm todos os recursos de que precisam. O que elas precisam é acessar esses recursos na hora e no lugar apropriado.

11. Não existe fracasso, somente feedback. Cada resposta pode ser utilizada. Richard Bandler já disse muitas vezes que cometeu mais erros do que qualquer um que ele conhece. Robert Dilts tem um amigo inventor que testa um monte de coisas que não funcionam. Quando Robert perguntou a ele, certa vez, “Isso não é desanimador?" ele respondeu, "Ah, não. Acabei de me dar conta de que isso é uma solução para um problema diferente.”

12. Segmentação. Qualquer coisa pode ser realizada (por qualquer pessoa) se você dividir a tarefa em pedaços suficientemente pequenos. "Como você come um elefante?" "Um pedaço de cada vez".

13. Intenção positiva. Por trás de cada comportamento existe uma intenção positiva.

O artigo original "The Top 13 Original Major Presuppositions of NLP Defined" encontra-se no site www.nlpco.com/author/tom/

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