Andrew Smith sabia desde seus dias como editor do jornal de sua escola que queria ser escritor. Depois de se formar na faculdade, ele experimentou carreiras jornalísticas — escrevendo para jornais e estações de rádio — mas descobriu que não era o tipo de escrita que ele sonhava em fazer.
Nascido com um impulso para viajar, Smith, filho de um imigrante, pulou pelo mundo e de emprego em emprego, trabalhando em vários momentos em uma usina de metais, como estivador descarregando bananas da América Central e automóveis importados do Japão, em bares e lojas de bebidas, em segurança e como músico, antes de se estabelecer permanentemente no sul da Califórnia. Aqui, ele conseguiu seu primeiro "emprego de verdade", como professor em um programa educacional alternativo para adolescentes em risco, se casou e se mudou para uma área rural nas montanhas. Ao longo de sua vida, Smith continuou a escrever, mas nunca considerou buscar publicação até ser desafiado a fazê-lo por sua amiga de longa data, a autora Kelly Milner Halls.
Em 2008, Smith publicou seu primeiro romance, Ghost Medicine, um ALA/YALSA “Melhores livros para jovens adultos”. Isso foi seguido em 2009 por In the Path of Falling Objects, também um ganhador do BBYA. The Marbury Lens é o terceiro romance de Smith, e será seguido em 2011 por Stick.