A Programação Neurolinguística é fruto da pós-modernidade. É um evento ainda em ebulição. Está formada, mas sempre agregando novos experimentos, pressupostos e conhecimentos. Uma espécie de obra aberta. Nasceu a partir do encontro de um matemático, interessadíssimo em focar o cérebro humano como uma espécie de processo computacional, e um linguista, além de outros que foram convidados a participar da PNL na sua fase primordial; alguns foram desconvidados mais adiante. Faz parte da caminhada humana – Freud fez de Jung seu príncipe-herdeiro, e depois tirou-lhe o título, ficando a Psicanálise órfã da genialidade junguiana.
Inicialmente imaginou-se que a PNL era uma ciência-arte que iria renovar a Psicologia. Renovou uma carrada de definições e conceitos, antes tidos como imutáveis – de há muito suas ferramentas transcenderam as teorias psicológicas, embora alguns queiram colocar a PNL numa camisa de força. A PNL não possui teoria; não teoriza – pressupõe. E aí está uma de suas grandezas: a pressuposição. Nada de verdades verdadeiras.
O leitor pode verificar nas páginas de Golfinho que a PNL pode ser aplicada com excelente eficácia nas áreas da linguagem, aprendizagem, ensino e educação, administração e comunicação; como instrumento de autoajuda, em crianças, em saúde, em vendas, na melhoria dos relacionamentos, coach, esportes, metáforas, e mais, -- além de, sob a capa dúbia de Modelo Milton, a Hipnose.
A PNL é um genial achado que modifica ecologicamente as pessoas, tornando-as mais determinadas, organizadas, criativas, e flexíveis.
Um exemplo disso são as obras de Paul McKenna, um britânico de múltiplas facetas, todas elas de primeira grandeza, por envolver o ser humano com a saudável ferramenta da mudança na busca da solidariedade e da felicidade, ensinando como mexer em crenças limitantes visando um humano melhor, num planeta melhor. McKenna é o autor britânico de não-ficção mais vendido no mundo.
Num mundo cada vez mais obeso e mal-humorado, impondo ao planeta uma civilização de rumos incertos, Paul McKenna faz novamente, e com galhardia, uso da PNL para gerar mudanças no comportamento humano, facilitando mexer no peso sem dietas enfadonhas, quiçá algumas doentias, sem remédios e cirurgias. “Como Instalar a sua BANDA GÁSTRICA HIPNÓTICA” é a segunda obra de sua autoria que trata do assunto. Em 2005 ele lançou “EU CONSIGO QUE VOCÊ EMAGREÇA”, que apresentava um programa revolucionário para a mente do ser humano – você engorda pela cabeça, a boca é apenas instrumento de sua incapacidade de se administrar saudavelmente. A obra publicada em dezenas de idiomas foi recebida como um manual de autoajuda, tipo faça você mesmo. A edição em português foi da editora lusitana Lua de Papel.
No ano passado Paul McKenna retornou ao tema, depois de investigar profundamente técnicas de emagrecimento com importantes investigadores de perda de peso, usando-as com sucesso em pessoas que supostamente eram casos perdidos – e o resultado aí está, este belo livro, com aparência de magia, mas fruto de procedimentos científicos. A edição, esmerada, deste “Livro do Mês”, repleto de belas ilustrações contextuais, é novamente da editora portuguesa Lua de Papel, que trouxe ao mundo do idioma português diversas obras de Paul McKenna, relacionadas na seção “Livros Novos” de Golfinho. Em 125 páginas, o livro “BANDA GÁSTRICA HIPNÓTICA”, que vem acompanhado de um CD e de um DVD, expõe um programa de mudança de peso e de comportamento, ensinando o leitor a instalar uma banda gástrica hipnótica, limitando saudavelmente a quantidade de comida que ingere, ensinando o leitor procedimentos simples que mudarão a forma como se sente; prepara-o para elevar a autoestima, injetando sensações de felicidade e descontração – numa silhueta elegante. Parafraseando Milton Erickson, livre das gorduras desnecessárias.
O método idealizado por McKenna é de uma simplicidade sem igual – o leitor lê o livro, pratica belos exercícios mentais, vê o DVD para vivenciar mais algumas técnicas, ouve uma faixa do CD, e depois, caro leitor, em transe você instala a Banda Gástrica Hipnótica, tudo isso pelo preço de um livro, e do uso inteligente de sua inteligência.
O livro gira em torno da mudança consciente de peso, revitalizando heuristicamente o seu inconsciente. Mas a obra, e seus inúmeros exercícios, transcende o título, pois você aprende a melhorar a autoestima, a ser mais organizado e criativo, determinado e flexível, fazendo uso regularmente de um programa de manutenção.
Segundo autores, como o Dr. Michael Carmi, “este livro vai poupar milhões ao sistema nacional de saúde – oferece às pessoas um método seguro, para perder peso de forma bem visível”.
Boas Festas, com votos de uma silhueta e um humor mais sadios.
João Nicolau Carvalho, professor universitário, Trainer em PNL, Doutor em Hipnose*