Hora de Mudar

Livro do Mês - Novembro de 2003

Capa do Livro

"Hora de Mudar" é o segundo livro de Richard Bandler, lançado pela Editora Rocco, Rio de Janeiro. O primeiro foi "Engenharia da Persuasão", em coautoria com John La Valle.

De "Hora de Mudar", do original americano "Time for a Change", comentamos aqui no Golfinho, em março último, como Livro do Mês a edição mexicana, "Tiempo para Cambiar", agora finalmente em edição brasileira.

"Hora de Mudar", conforme registramos em nosso comentário anterior, Richard Bandler, o gênio da PNL, descreve as crenças e a hipnose como aliadas intimamente relacionadas no processo de transformação. Através da hipnose, assevera o Autor, podemos instalar poderosas crenças, e as crenças são o "trem-bala da hipnose profunda".

Didático, escrito em estilo bem-humorado, repleto de irreverências criativas, Bandler, vai trabalhando o leitor, apresentando os instrumentos da Programação Neurolinguística, que permitem desencadear mudanças nos paradigmas limitantes, e gerar novas perspectivas em nossa vida, tornando-a mais divertida, mais ecológica, mais rica. Agita o leitor praticante, brinda-o com novos estados de consciência.

"Hora de Mudar", em seu capítulo inicial, nos desafia a instalar uma atitude PNL, destacando a importância das submodalidades, que ele considera "a moeda da mente", pois podemos "trocá-las e fazer mudanças com ela". Registra, honesta e modestamente, que a técnica foi desenvolvida por ele com os amigos Chris Hall e Todd Epstein.

E dá receitas de como ressignificar e/ou implantar crenças. Importantes receitas, receitas fundamentais no momento em que Golfinho, enfatizando o que foi decidido no 1º Congresso Latino-Americano de PNL, divulga trabalhos e proposições para melhorar o aprendizado do jovem brasileiro. Eis um livro a ser lido também pelos professores, embora como toda a obra de Programação Neurolinguística tenha uma utilização mais abrangente, envolvendo situações de saúde, administração, negócios, mudanças comportamentais, e muito mais.

Transe, submodalidades para hipnose, administração do próprio cérebro, âncoras pós-hipnóticas, swish em hipnose, induções não verbais, construção de rede no transe, submodalidades de tempo, padrões de tempo lento, o fenômeno de transe de hiperestesia, e reprogramação de decisões limitativas, são alguns dos assuntos e/ou capítulos de "Hora de Mudar".

No capítulo V, "O Padrão de Limpeza da Casa", em determinado momento Bandler se pergunta o que as pessoas pensarão dele quando leem "A estrutura da magia" ou, aquele verdadeiro sonífero, "PNL volume I"? – e a gente se dá conta que o volume 2 de "A estrutura da magia" ainda não foi lançado em nosso país, e também o sonífero (o adjetivo é de Bandler, coautor da obra) "PNL Volume I". Fica a indicação para os editores brasileiros, lembrando que "Magic in Action", outra obra fundamental da PNL, também de autoria de Richard Bandler, não foi lançada em português. (Há uma edição em espanhol, "La magia em acción", edição da Sírio (www.editorialsirio.com)

Além dos nove capítulos, Bandler nos presenteia, em "Hora de Mudar", com epílogo, e apêndices, onde nos relembra (ou nos ensina) pistas de acesso, o metamodelo, pressuposições linguísticas, submodalidades, ressignificação, revigorando sua voz, e um glossário de termos de PNL.

Como assinalou o editor brasileiro na contracapa, em "Hora de mudar", o leitor "encontrará os meios mais poderosos para compreender, dar forma e uso a seus estados de consciência, às suas melhores crenças e à própria experiência com o tempo. Poderá aplicar esses meios para acelerar o aprendizado, atingir seus ideais, colaborar com os outros e passar espetacularmente bem. Comece agora".

Mãos às obras, leitor.

Comentário de João Nicolau Carvalho,
professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado