Termo do Mês - Fevereiro de 2020
O comportamento está relacionado às ações e reações físicas específicas através das quais interagimos com as pessoas e o ambiente ao nosso redor. O comportamento é considerado um dos níveis fundamentais da mudança e da experiência na PNL. É o foco principal de todos os processos de mudança de primeira ordem (Aprendizado I). O nível do comportamento está relacionado com a ação consciente. É, em essência, a resposta à pergunta “o que?” Os comportamentos específicos em que as pessoas se envolvem ativamente, como tarefas, exercícios e atividades interpessoais, envolvem um compromisso considerável de fisiologia e neurologia e, muitas vezes, servem como o principal teste ou evidência para a consecução bem-sucedida dos objetivos e resultados desejados Neurologicamente, o nosso comportamento externo é o resultado da atividade dos nossos sistemas motores (o sistema piramidal e o cerebelo).
Flexibilidade comportamental
A flexibilidade comportamental se refere à capacidade de variar o próprio comportamento, a fim de se adaptar a uma situação específica ou eliciar uma resposta específica de outra pessoa. A flexibilidade comportamental é altamente valorizada na PNL como uma expressão da Lei do Requisito de Variedade que afirma que a variabilidade ou a flexibilidade é necessária para influenciar ou adaptar-se às mudanças em um sistema.
Flexibilidade se refere a ser adaptável e receptivo à mudança. Do ponto de vista da PNL Sistêmica, a flexibilidade é ter uma "mente dançante e um corpo pensante", que expressam as possibilidades comportamentais e as alternativas do pensamento de uma maneira ativa e generativa.
Comportamento se refere às maneiras pelas quais uma pessoa se relaciona com o seu ambiente: o conjunto de atividades que uma pessoa realiza no mundo. A PNL Sistêmica afirma que a flexibilidade se aplica tanto as atividades de um sistema como as estratégias regulatórias de uma organização, grupo ou pessoa para gerenciar o sistema. O objetivo principal de muitos processos da PNL é aumentar a flexibilidade comportamental.
De fato, uma "regra geral" da PNL é o princípio de que "se o que você está fazendo não está funcionando, faça algo diferente". Faça algo diferente porque se você já demonstrou que o que está fazendo não está funcionando, não há propósito em continuar provando isso para você mesmo. Praticamente qualquer coisa é uma escolha melhor do que aquela que você fez.
É um dos 5 níveis lógicos, esses níveis incluem (na ordem do mais alto para o mais baixo): (1) identidade, (2) crenças e valores, (3) capacidade (s), (4) comportamento e (5) ambiente.
Termo do Mês - Fevereiro de 2020