Termo do Mês - Novembro de 2019
A noção de níveis lógicos refere-se ao fato de que alguns processos e fenômenos são criados pelas relações entre outros processos e fenômenos. A taxa de mudança, ou a 'velocidade' de um automóvel, por exemplo, é uma função da distância que o veículo percorre em um certo tempo (por exemplo, 25 quilômetros por hora). Velocidade é a relação entre distância e tempo.
Da mesma forma, a “lucratividade” de uma empresa está em um nível diferente da maquinaria usada por essa empresa, e uma ideia é um nível diferente dos neurônios do cérebro que produzem essa ideia.
Fazer um 'modelo' de outros 'modelos' é outro exemplo de mudança nos níveis lógicos. O processo de alteração dos níveis lógicos também pode ser chamado ir "meta" para alguma relação.
Níveis Lógicos de Aprendizado e Mudança
O conceito de níveis lógicos de aprendizado e mudança foi inicialmente formulado como um mecanismo nas ciências comportamentais por Gregory Bateson, com base no trabalho de Bertrand Russell em lógica e matemática. O termo níveis lógicos, como é usado na PNL, foi adaptado do trabalho de Bateson por Robert Dilts em meados da década de 1980 e se refere a uma hierarquia de níveis de processos dentro de um indivíduo ou grupo. A função de cada nível é sintetizar, organizar e direcionar as interações no nível abaixo dele. Mudar algo em um nível superior necessariamente 'irradiará' para baixo, precipitando mudanças nos níveis inferiores. Mudar algo em um nível inferior poderia, mas não necessariamente, afetar os níveis superiores. Esses níveis incluem (na ordem do mais alto para o mais baixo): (1) identidade, (2) crenças e valores, (3) capacidades, (4) comportamento e (5) ambiente. Um sexto nível, chamado de "espiritual", pode ser definido como um tipo de "campo relacional" que engloba múltiplas identidades, formando uma sensação de ser membro de um amplo sistema além da identidade individual.
Níveis de Processamento e Organização
Qualquer sistema de atividade é um subsistema incorporado dentro de outro sistema, que é incorporado dentro de outro sistema e assim por diante. Esse tipo de relação entre sistemas produz diferentes níveis de processos, em relação ao sistema em que alguém está operando. Nossa estrutura cerebral, linguagem e sistemas sociais formam hierarquias naturais ou níveis de processos.
De fato, as pessoas costumam falar sobre responder as coisas em diferentes "níveis". Por exemplo, alguém pode dizer que uma experiência foi negativa em um nível, mas positiva em outro nível. Em nossa estrutura cerebral, linguagem e sistemas perceptivos, existem hierarquias naturais ou níveis de experiência. O antropólogo Gregory Bateson identificou quatro níveis básicos de aprendizado e mudança – cada nível abrangendo e organizando elementos do nível abaixo dele, e cada um tendo um grau maior de impacto no indivíduo, organismo ou sistema em que está operando.
O nível ambiente envolve as condições específicas externas nas quais nossos comportamentos e interações ocorrem. A nossa capacidade de perceber o ambiente externo é relacionada principalmente às informações contínuas que coletamos por meio de nossos sentidos e dos órgãos dos sentidos. Por exemplo, você pode passear em uma determinada sala e olhar através dos olhos e ver os objetos, ouvir com os ouvidos e ouvir sons, cheirar os odores pelo nariz e sentir a temperatura do ar na pele. Tais percepções ambientais moldam a nossa experiência do local e do momento, ou seja, os fatores contextuais, como restrições físicas de espaço e tempo, de uma particular “velocidade de mudança” – ou seja, os fatores contextuais, como restrições físicas de espaço e tempo, que influenciam a maneira como abordamos um problema ou objetivo.
A capacidade de sentir e coordenar o comportamento do seu corpo à medida que você se movimenta em um ambiente externo específico envolve outro nível de experiência. Esse nível está relacionado às atividades ou resultados comportamentais que ocorrem no ambiente – ou seja, o que deve acontecer em um específico local e momento. Os comportamentos envolvem o sistema psicomotor, um nível mais profundo da neurologia do que os órgãos dos sentidos. O sistema psicomotor coordena nossas ações e movimentos físicos
Embora alguns comportamentos sejam simplesmente reações reflexivas a estímulos ambientais, a maioria das nossas ações não o é. Muitos dos nossos comportamentos vêm dos "mapas mentais" e de outros processos internos cuja fonte está dentro da nossa mente. Esse é um nível de experiência que vai além das nossas percepções do ambiente próximo. Você pode fazer fotos de coisas que não se relacionam com a sala em que você está, por exemplo. Você pode se lembrar de conversas e eventos que ocorreram anos atrás. Você pode imaginar eventos que podem acontecer daqui a alguns anos. Esse nível de experiência tem a ver com as suas capacidades mentais e intelectuais e, envolve como você está percebendo e direcionando as suas ações.
As nossas capacidades, por sua vez, são moldadas e coordenadas pelo nosso sistema de valores e crenças. As nossas crenças e valores transcendem qualquer pensamento específico e servem para incentivar, inibir ou generalizar estratégias, planos e modos de pensar específicos. Eles têm a ver com o motivo pelo qual pensamos o que pensamos e fazemos o que fazemos. Por que, por exemplo, uma pessoa deve considerar mudar os seus pensamentos ou ações? O grau de motivação de uma pessoa determinará quanto dos seus próprios recursos internos ela está disposta a mobilizar. Motivação é o que estimula e ativa o modo como as pessoas pensam e o que farão em uma situação particular.
O nível da identidade consolida todo o sistema de crenças e valores em uma sensação de identidade. Tem a ver com a nossa experiência de quem nós somos. Se você já olhou para recém-nascidos, é óbvio que eles não são simplesmente "lousas em branco". Eles nascem com a sua própria personalidade. Mesmo antes de perceberem grande parte do ambiente, coordenar o seu comportamento, formar mapas mentais ou estabelecer crenças e valores particulares, eles têm uma identidade: sua própria maneira especial de estar no mundo. Os problemas no nível de identidade têm a ver com a forma como os papéis ou o senso de identidade do self de uma pessoa se relacionam com um problema ou resultado: quem deveria estar envolvido? Quais crenças, valores, capacidades e comportamentos estão associados com as várias funções?
Finalmente, há o nível envolvendo o que geralmente é chamado de experiência “espiritual.” Isso está relacionado ao nosso senso de algo que vai além da nossa própria imagem de nós mesmos e envolve a nossa visão de todo o sistema que envolve funções, valores, crenças, pensamentos, ações ou sensações específicas. Relaciona-se a quem e o que mais existe no sistema todo e pode ser associado às perguntas “Para quem?” e “Para o que?” Esse nível refere-se ao que poderia ser considerado a visão e o 'espírito' de um indivíduo, grupo ou organização
Como exemplo, as teclas de um piano e as notas na página da partitura estão no ambiente. Pressionar uma tecla do piano com o dedo é um comportamento. Tocar música (ler as notas e coordenar os dedos para produzir sons na ordem certa) é uma capacidade. Apreciar música é uma função de crenças e valores. Ser um músico é uma combinação de todos esses processos
Em resumo, o nível ambiente envolve as condições externas específicas nas quais ocorre o nosso comportamento. Comportamentos sem nenhum mapa interior, plano ou estratégia para guiá-los, no entanto, são como reações automáticas, hábitos ou rituais. No nível da capacidade, somos capazes de selecionar, alterar e adaptar uma classe de comportamentos a um conjunto mais amplo de situações externas. No nível das crenças e valores, podemos incentivar, inibir ou generalizar uma estratégia, plano ou modo de pensar específico. A identidade, é claro, consolida os sistemas inteiros de crenças e valores no senso do self. Embora cada nível se torne mais abstraído das especificações do comportamento e da experiência sensorial, cada um realmente tem um efeito cada vez mais difundido em nosso comportamento e experiência.
Noas próximos meses iremos detalhar cada um dos níveis.
Termo do Mês - Novembro de 2019