Termo do Mês - Março de 2020
Capacidade envolve o domínio de toda uma classe de comportamento – ou seja, saber COMO FAZER alguma coisa. A capacidade é considerada um dos níveis fundamentais da mudança e da experiência na PNL. As capacidades vêm do desenvolvimento de um mapa mental que nos permita selecionar e organizar grupos de comportamentos individuais. Na PNL, esses mapas mentais assumem a forma de estratégias cognitivas e metaprogramas.
As capacidades têm a ver com as estratégias mentais e os mapas que as pessoas desenvolvem para orientar os seus comportamentos específicos. O simples envolvimento do comportamento não garante que o aprendizado ocorra. As estratégias cognitivas ensinadas para aprender COMO selecionar e orientar esses comportamentos determinam se alguém realmente desenvolve as capacidades necessárias para executar de forma contínua e elegante a habilidade comportamental que elas têm na aprendizagem quando adolescentes. O grau em que as pessoas são capazes de generalizar algo para novas situações fora do contexto em que aprenderam inicialmente é uma função de suas capacidades mentais. A função da capacidade é fornecer a percepção e a direção necessária para alcançar objetivos específicos. A ênfase do desenvolvimento da capacidade é, portanto, mais na mudança de 'segunda ordem' (ou Aprendizado II).
O desenvolvimento da habilidade envolve o estabelecimento de mapas e estratégias cognitivas. Na PNL, isso está relacionado a um nível específico de mudança e aprendizado, que influencia e é influenciado por vários outros níveis de processos. No modelo de "níveis lógicos de experiência e mudança", as capacidades estão entre as nossas crenças e os nossos comportamentos. São as nossas capacidades que nos permitem transformar as nossas crenças e valores em comportamentos tangíveis.
Neurologicamente, o desenvolvimento das capacidades cognitivas é função do processamento no nível mais elevado no córtex do cérebro. É no córtex (ou substância cinzenta) do cérebro que as informações sensoriais são representadas na forma de mapas mentais, associados a outras representações mentais, ou colocados juntos na imaginação. Esse tipo de processamento é geralmente acompanhado por micro movimentos semi-conscientes ou "dicas de acesso" (movimentos oculares, alterações na frequência respiratória, pequenos ajustes na postura, alterações no tom da voz etc.).
Modelando as Capacidades
O foco da maioria dos processos de modelagem de PNL está no nível das capacidades, no nível do COMO. As capacidades conectam as crenças e os valores a comportamentos específicos. Sem o COMO, saber o que se deve fazer, e até mesmo por que fazê-lo, é praticamente ineficaz. As capacidades e as habilidades fornecem os elos e a alavancagem para manifestar a nossa identidade, valores e crenças como ações em um ambiente específico.
O fato de que os processos de modelagem da PNL tendem a se concentrar nas capacidades não significa que os processos só considerem esse nível de informação. Frequentemente, um gestalt de crenças, valores, senso do self e comportamentos específicos são essenciais para criar a capacidade desejada. A PNL afirma que, concentrando-se no desenvolvimento das capacidades, serão produzidas as combinações mais práticas e úteis de "estrutura profunda" e "estrutura de superfície".
É importante ter em mente que as capacidades são estruturas mais profundas do que tarefas ou procedimentos específicos. Os procedimentos normalmente são uma sequência de ações ou etapas que levam à realização de uma tarefa específica. Habilidades e capacidades, no entanto, são frequentemente "não lineares" em sua aplicação. Uma habilidade ou capacidade específica (como a capacidade de pensar de forma criativa ou de se comunicar efetivamente) pode servir de suporte para muitos tipos diferentes de tarefas, situações e contextos. Os recursos devem poder ser "acessados aleatoriamente", na medida em que o indivíduo deve ser capaz de recorrer imediatamente a diferentes habilidades em momentos diferentes em uma tarefa, situação ou contexto específico. Em vez de uma sequência linear de etapas, as habilidades são organizadas em torno de um T.O.T.S. – um ciclo de feedback entre: a) objetivos b) a escolha dos meios utilizados para atingir esses objetivos e c) as evidências usadas para avaliar o progresso em direção aos objetivos.
De acordo com a PNL, para modelar efetivamente uma habilidade ou desempenho específico, devemos identificar cada um dos elementos-chave do T.O.T.S. relacionado a essa habilidade ou desempenho:
- Os objetivos do executante.
- A evidência e os procedimentos de evidência usados pelo executante para determinar o progresso em relação ao objetivo.
- O conjunto de opções usado pelo executante para chegar ao objetivo e os comportamentos específicos usados para implementar essas opções.
- A maneira como o executante reage se o objetivo não foi alcançado inicialmente.
É um dos 5 níveis lógicos, esses níveis incluem (na ordem do mais alto para o mais baixo): (1) identidade, (2) crenças e valores, (3) capacidade (s), (4) comportamento e (5) ambiente.
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