Critério

Termo do Mês - Julho de 2019

Critérios referem-se aos valores ou padrões que uma pessoa usa para tomar decisões e fazer julgamentos. O termo vem do grego wordkrites, que significa “juiz”. Os nossos critérios definem e moldam os tipos de estados desejados que almejamos e determinam as evidências que usaremos para avaliar o nosso sucesso e o progresso em relação a esses estados desejados. Por exemplo, aplicando o critério de “estabilidade” a um produto, organização ou família, vamos conduzir a certos julgamentos e conclusões. A aplicação dos critérios de “capacidade de adaptação” pode levar a diferentes julgamentos e conclusões sobre o mesmo produto, organização ou família.

Os critérios são frequentemente associados com os "valores", mas não são sinônimos. Os critérios podem ser aplicados a qualquer número de diferentes níveis de experiência. Podemos ter critérios ambientais, critérios comportamentais e critérios intelectuais, bem como critérios baseados na emoção. Os valores, por outro lado, estão no mesmo nível lógico que as crenças. A partir dessa perspectiva, os valores são semelhantes aos chamados “critérios fundamentais” na PNL. De fato, as pessoas podem compartilhar valores semelhantes (como “sucesso”, “harmonia” e “respeito”), mas têm formas muito diferentes de evidência para julgar se esses critérios foram cumpridos ou desrespeitados. Isso pode ser a fonte de conflito ou de criatividade.

Como os critérios podem ser estabelecidos em diferentes níveis, também é possível que as pessoas formem “hierarquias” de critérios. Um exemplo de hierarquia de critério seria uma pessoa que valoriza a saúde mais do que o sucesso financeiro. Tal pessoa tenderia a colocar a sua saúde em “primeiro lugar.” Essa pessoa provavelmente estruturaria a sua vida mais em torno de atividades físicas do que em oportunidades profissionais. Uma pessoa cuja hierarquia de critério colocou o “sucesso financeiro” sobre a saúde teria um estilo de vida diferente. Ele ou ela pode sacrificar a saúde e o bem-estar físico a fim de "progredir" monetariamente.

A hierarquia de critério é uma das bases das diferenças entre pessoas, grupos e culturas. Ela também é um dos elementos chave dos Metaprogramas das pessoas. Para explorar alguns dos seus próprios critérios, considere as seguintes questões:

O que o motivaria para participar de um grupo?

O que faria com que você saísse de um grupo ao qual você já aderiu?

Ao refletir sobre as suas respostas, observe os critérios e a sua hierarquia de critérios. Talvez você se junte a um grupo que você acha que seria “criativo”, “interessante” ou “divertido”. Esses seriam os seus “critérios” em relação a pertencer a um grupo ou uma equipe. Você pode sair de um grupo se sentir que ele se tornou “obsoleto”, “chato” ou “sempre a mesma rotina”. Esses julgamentos se relacionariam aos mesmos critérios que o motivaram a ingressar no grupo. Você pode, no entanto, optar por sair de um grupo ainda criativo, interessante e divertido, se você se sentir incapaz de “contribuir” ou que está se afastando das suas “responsabilidades” para a sua família. Isso seria uma questão relacionada à sua hierarquia de critérios.

Reconhecer que as pessoas têm critérios diferentes (e diferentes hierarquias de critérios) é essencial para resolver conflitos e administrar a diversidade. O contato cultural, as fusões entre organizações e as transições na vida de uma pessoa geralmente levantam questões relacionadas aos critérios, hierarquias de critérios e equivalências de critérios.

Entender os critérios das pessoas é importante para uma mediação, negociação e comunicação bem-sucedida. Os critérios também desempenham um papel importante na persuasão e na motivação. A identificação e a utilização de critérios são elementos chave em muitas técnicas e processos de PNL. É a base para a técnica da Hierarquia de Critérios, inúmeros padrões de Prestidigitação Linguística e é uma parte importante de quase todos os modelos de resolução de conflitos da PNL.

Estabelecer critérios para atingir as metas e avaliar o progresso é um aspecto essencial do planejamento e da tomada de decisões. “Equivalência de critério” é um termo usado na PNL para descrever as evidências específicas e observáveis que definem se um determinado critério foi ou não cumprido. As pessoas frequentemente diferem nos sistemas representacionais, no nível do detalhe e nas posições perceptivas que elas usam para avaliar o sucesso delas no cumprimento de seus critérios.

Para mais informações use a pesquisa interna: Critério

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