Deleção

Termo do Mês - Maio de 2018

A deleção é um dos três processos básicos da "modelagem" (juntamente com a distorção e a generalização) que ocorre quando uma "estrutura profunda" é transformada em uma "estrutura de superfície". De acordo com Bandler e Grinder (A estrutura da Magia):

A deleção é um processo pelo qual nós prestamos atenção seletivamente a certos parâmetros da nossa experiência e excluímos outras. Tomemos, por exemplo, a capacidade que as pessoas têm de filtrar ou excluir todos os outros sons em uma sala cheia de pessoas conversando para ouvir a voz de uma pessoa em particular... A deleção reduz o mundo a proporções às quais nos sentimos capazes de lidar. A redução pode ser útil em alguns contextos e, no entanto, em outros contextos pode ser uma fonte de dor para nós.

A deleção pode ser útil ou não, dependendo da sua aplicação. Por exemplo, filtrar as vozes das pessoas, a fim de se concentrar e "pensar", ou filtrar as vozes das pessoas e não ouvir mensagens e informações importantes. A deleção tem a ver com o que percebemos e não percebemos. Por exemplo, a comunidade médica mantém o registro das pessoas que estão doentes no hospital, entretanto não há registro das pessoas com doenças terminais que se curaram sozinhas. Essas pessoas não se enquadram no paradigma atual da comunidade médica, e dessa forma elas são “filtradas” como desconhecidas e são desconsideradas. O que nos é permitido saber e não saber é um filtro da nossa atenção. Esses filtros sociais ocorrem em muitos níveis da sociedade, da medicina ao governo.

Deleção linguística

A deleção linguística é um dos principais padrões do Metamodelo. Isso se relaciona ao fato de que, nas afirmações verbais, uma pessoa, objeto ou relacionamento, que pode enriquecer ou até mesmo mudar o significado da afirmação, é omitido ou deletado da estrutura de superfície verbal. Por exemplo, na afirmação: “É perigoso expressar as suas próprias ideias”, várias coisas foram deletadas da estrutura de superfície: “Perigoso para quem, especificamente?” “Expressar as suas próprias ideias para quem, especificamente?” “Expressar as suas próprias ideias sobre o que, especificamente?” “De que forma expressar as suas próprias ideias, especificamente?” Localizar as exclusões na estrutura de superfície pode frequentemente identificar áreas que não foram adequadamente definidas, mesmo dentro da estrutura profunda do indivíduo ou do grupo que fez a afirmação.

O termo deleção é um neologismo que vem do inglês "deletion" e também é traduzido por omissão ou eliminação.

Termo do Mês - Maio de 2018