Termo do Mês - Junho de 2018
A distorção é um dos três processos básicos da "modelagem" (juntamente com a deleção e a generalização) que ocorre quando uma "estrutura profunda" é transformada em uma "estrutura de superfície". De acordo com Bandler e Grinder (A Estrutura da Magia):
Distorção é o processo que nos permite fazer mudanças em nossa experiência de dados sensoriais. A fantasia, por exemplo, nos permite preparar para experiências que podemos ter antes que elas ocorram... É o processo que possibilita todas as criações artísticas que nós produzimos como seres humanos. Da mesma forma, todos os grandes romances, todas as descobertas revolucionárias da ciência envolvem a capacidade de distorcer e deturpar a realidade atual.
A distorção, então, é a capacidade de criar ou transformar informações. Distorção é a alteração de dados para que eles se encaixem em nossos preconceitos ou em nossas percepções. Pesquisas indicam que apenas 20% da nossa compreensão vêm da memória, crenças e filtros preexistentes. Esse processo pode ser benéfico ou não, dependendo da sua aplicação -- por exemplo, a capacidade de imaginar possíveis situações futuras e representá-las, ou transformar a informação recebida em uma obra de arte. Isso é bem diferente do homem que distorce a expressão de afeição da sua esposa por ele na crença de que “ela deve estar querendo alguma coisa”.
Termo do Mês - Junho de 2018