Interrupção de padrão

Termo do Mês - Fevereiro de 2024

Interrupção de padrão é um termo usado na Programação Neurolinguística (PNL) para descrever uma técnica que visa mudar o estado emocional ou comportamental de uma pessoa, interrompendo ou alterando o seu pensamento ou ação no momento.

A interrupção de padrão pode ser feita de várias formas, como por exemplo:

  • Fazer um gesto, um som, um toque ou um movimento inesperado ou fora de contexto para chamar a atenção ou distrair a pessoa.
  • Mudar o tom, o ritmo, o volume ou a direção da voz para criar um contraste ou uma quebra na comunicação.
  • Fazer uma pergunta, um comentário, uma afirmação ou uma sugestão que desafie ou contradiga a lógica, a expectativa ou a realidade da pessoa.
  • Dar uma ordem, um comando, uma instrução ou uma tarefa que seja difícil, estranha, absurda ou impossível de seguir.
  • Usar uma linguagem incongruente, ambígua ou paradoxal para confundir ou surpreender a pessoa.
  • Interromper uma pessoa que está falando, que perde "o fio da meada", o conhecido "branco".

A Interrupção de padrão pode ser usada para diversos fins, como:

  • Superar medos e fobias: Ao usar uma interrupção de padrão em uma situação que causa medo ou fobia, você pode quebrar o ciclo de ansiedade e pânico que a pessoa sente e ajudá-la a se libertar do seu problema. Por exemplo, você pode usar uma linguagem paradoxal, um gesto inesperado, um som estranho ou uma ordem absurda para distrair a pessoa do seu medo e induzir uma mudança de estado.
  • Mudar hábitos indesejados: Ao usar uma interrupção de padrão em um momento que antecede ou acompanha um hábito indesejado, você pode interromper o comportamento automático e compulsivo da pessoa e dar a ela a oportunidade de escolher uma alternativa mais saudável. Por exemplo, você pode usar uma afirmação positiva, um lembrete visual, um toque suave ou uma recompensa simbólica para desviar a pessoa do seu hábito e reforçar um novo comportamento.
  • Pode ser usada de maneira simples para interromper uma discussão ou terminar uma reunião.

Esses são apenas alguns exemplos de como a interrupção de padrão pode ser aplicada em diferentes contextos e situações. Você pode usar a sua criatividade e imaginação para criar as suas próprias interrupções de padrão, de acordo com o seu objetivo e o seu público. O importante é que você consiga gerar uma surpresa, uma confusão ou uma motivação na pessoa, para que ela possa mudar o seu estado e o seu comportamento

 

Termo do Mês - Fevereiro de 2024