Termo do Mês - Março de 2019
Na PNL, a Terceira Posição é uma das três perspectivas principais que podem ser assumidas com respeito a uma interação ou situação particular. A terceira posição envolve estar dissociada da interação entre a própria pessoa e a outra pessoa e estar associada a um ponto de vista fora do relacionamento. É a posição do "observador". Quando estão na terceira posição, as pessoas usam termos como "ele é", "ela diz", "eles são", etc., quando falam sobre si próprias ou sobre as outras.
A terceira posição (às vezes também chamada de posição do “diretor”) coloca você temporariamente fora do laço de comunicação para reunir informações, como se você fosse testemunha e não participante do laço de comunicação. Nessa posição, você vê, ouve, sente, prova e cheira como é o laço de comunicação a partir da posição de um observador interessado, porém neutro. Você usa linguagem como “ela” e “ele” quando se refere às pessoas que você está observando, incluindo aquela que se parece, soa e age como você. Essa posição fornece informações valiosas sobre o equilíbrio de comportamentos no laço. As informações reunidas nessa perspectiva podem ser levadas de volta à primeira posição e usadas, juntamente com as informações reunidas na segunda posição, para ajudar a melhorar a qualidade de seu estado, interação e relacionamento dentro do laço de comunicação.
A terceira posição pode ser comparada com a primeira e a segunda posição. A primeira posição envolve estar totalmente associado na sua própria perspectiva, sentindo o mundo através dos seus próprios olhos, pele, etc. Na primeira posição, as pessoas usam palavras como "eu", "comigo", "meu" e "eu mesmo" para se referir a si mesmo e a sua experiência. A segunda posição envolve estar associado ao ponto de vista, crenças e suposições da outra pessoa, vendo o mundo externo através dos olhos dela. Na segunda posição, as pessoas usam palavras como "você deve", "você é", "você parece", etc., quando estão falando sobre os seus egos da "primeira posição".
A terceira posição envolve sintetizar todo o conhecimento adquirido por estar tanto na primeira posição (self) quanto na segunda posição (outro). Enquanto a primeira posição é a base da autoconfiança, e a segunda posição é a base da compaixão, a terceira posição é essencial para a sabedoria. A terceira posição permite que as pessoas tenham uma perspectiva mais ampla das suas interações e é uma habilidade fundamental para o pensamento sistêmico. A terceira posição é uma perspectiva necessária para uma arbitragem, mediação e outros métodos eficientes na resolução de conflitos.
As pessoas que são incapazes de assumir a terceira posição em relação às suas interações são frequentemente consideradas excessivamente emocionais e “presas” na situação. Aquelas que permanecem exclusivamente na terceira posição, no entanto, podem ser percebidas como "frias" e "distantes".
Para mais informações use a pesquisa interna: Terceira posição
Termo do Mês - Março de 2019