Escrito por:
Publicado em:
Nem todos os vícios são abastecidos por drogas, mas todos se combinam perfeitamente com problemas relacionados ao autocontrole. Quer seja chocolate, cigarro, álcool, sexo, jogos de azar ou cocaína, eles causam uma excitação imediata seguida por um lado sombrio quando desaparecem as causas do prazer.
O Programa Brooklyn, baseado em evidências reunidas pelo Prof Richard Gray, foi realizado ao longo de dez anos com 16 sessões semanais de cada grupo. O programa foi usado pelo Serviço de Liberdade Condicional dos EUA e verificou que 30% dos participantes obtiveram resultados livres de drogas em análises aleatórias de urina realizadas um ano após a conclusão do programa. Os clientes que concluíram o programa obtiveram resultados tão bons quantos os que foram encaminhados para tratamento ambulatorial intensivo, porém com uma grande economia nos custos do tratamento.
As principais ferramentas da PNL usadas no Programa Brooklyn foram as submodalidades, a ancoragem e o uso da imaginação para a escolha das opções ao planejar o futuro positivo. As submodalidades são os tijolos da construção da experiência humana. Elas ajudam a esclarecer o mundo interno das pessoas e nos dizem como as pessoas experimentam o mundo de forma diferente, como estão filtrando as suas informações sensoriais, decompondo o que estão vendo para obter as imagens nas suas mentes.
Facilitadores ensinam as pessoas a ancorar os estados positivos
Estado - onde as pessoas são capazes de acessar o pensamento racional - é útil se elas quiserem planejar os resultados funcionais futuros que as ajudarão a seguir em frente na vida. Para as pessoas que não acreditam que têm algum controle sobre suas mentes, eu digo que a mente é um instrumento delas e se elas usarem a mente da mesma maneira que fazem quando vão a uma academia, o músculo da mente também ficará mais forte.
Todos nós podemos sentir a negatividade quando quisermos, enquanto que o pensamento positivo necessita de prática
Primeiro enfatizo que todos nós podemos nos sentir mal quando quisermos. Tudo que precisamos é que alguém nos diga “lembra daquele dia terrível, quando aquela coisa horrível aconteceu?”… e as pessoas tendem a preencher os seus próprios espaços em branco. Nesse ponto, os participantes afundam na cadeira com um olhar abatido. Peço que eles considerem que, se o grupo pode ter sensações negativas quando quiser, então, com um pouco de prática, eles também podem aprender como criar um estado positivo com a mesma facilidade.
Muitos participantes iniciam as sessões acreditando que não têm poder para alterar o seu estado. Eles dizem: "eu acordo de manhã e não gosto de como estou me sentindo, então eu"... bebo, jogo, uso cocaína "porque isso me faz sentir bem e levanta o meu estado". Consumir drogas, beber ou jogar é tentar mudar o nosso estado emocional para nos sentirmos melhor. A lógica por trás do aprendizado para ancorar estados positivos é simples.
Dada a opção, a maioria das pessoas prefere se sentir bem a se sentir mal
Assim, o programa oferece esperança, enfatizando que as pessoas podem controlar as suas emoções e ativamente escolher como e quando querem se sentir de uma forma diferente e planejar um futuro que tenha um sentido verdadeiro para elas.
A ancoragem é baseada no condicionamento pavloviano
A ancoragem de estados positivos da PNL é resultante dos estudos da memória e da experiência, e baseada no condicionamento pavloviano. As técnicas de ancoragem, usadas por Richard Bandler desde meados da década de 1970, com o advento dos scanners de imagem por ressonância magnética, estão agora sendo vistas em concordância com as evidências neuro-científicas emergentes sobre a natureza da memória e da experiência subjetiva.
A PNL é definida no dicionário como o "estudo da estrutura da experiência subjetiva", isso é, "como as pessoas experimentam o mundo". As pessoas tendem a filtrar para obter aquilo que elas procuram e que esperam que aconteça no mundo, sejam drogas, negativismo ou experiências fantasticamente boas – e nós tendemos a seguir rumo ao que esperamos que aconteça.
Primeiro os participantes aprendem como ancorar sentimentos positivos, lembrando-se de alguma coisa que eles fizeram particularmente bem e com a qual se sentiram satisfeitos, reforçando e ampliando a experiência em sua mente. Se você já teve alguma vez uma experiência negativa muito ruim e a expandiu em sua mente, dando-lhe importância e a reproduzindo inúmeras vezes como em um disco – então você já sabe como ancorar um estado negativo.
Os grupos são inicialmente ensinados como acessar as âncoras que estão divididas em memórias de diferentes tipos de competências, de modo que os participantes possam reforçar e intensificar os diversos bons sentimentos associados com terem alcançado cada tipo de habilidade de competência no passado.
Pedimos que as pessoas apresentem cinco tipos de sensações diferentes
Pedimos que as pessoas apresentem exemplos específicos de cinco tipos de sensações pré-definidas do seu passado, como por exemplo, uma vez em que ela tomou uma boa decisão de forma sistemática, com a qual continua satisfeita até hoje toda vez que se lembra daquela decisão. A experiência da atenção focada. Um momento de consolidação de habilidades, tal como aprender a andar de bicicleta ou dirigir um carro, quando ela, de repente, percebeu que podia fazer algo e se sentir confiante e eufórica com o fato. E a experiência da diversão ou do puro prazer.
Um conjunto de emoções positivas generalizadas permanecem com as pessoas
Esses recursos são ancorados e reforçados até o ponto em que não existe mais nenhuma memória da experiência original. As pessoas permanecem com um conjunto de emoções generalizadas que elas podem acessar usando gestos de mão distintos para lembrar cada tipo de sensação agradável ou eufórica. Logo o grupo começa a perceber que eles têm opção sobre como se sentem.
Mesmo quando sentimos que queremos parar um comportamento, é difícil fazê-lo senão tivermos nenhuma opção positiva para substituição. Como Richard Bandler diz: “Se você tem apenas uma opção, então você está parado, você é um robô. Se você tiver duas opções, então você tem um dilema, você tem que escolher uma delas. Quando você tiver três ou quatro opções, aí você estará começando a funcionar.” Então, o pensamento flexível e as opções de escolha começam a entrar no jogo.
O programa não é conflituoso e nem orientado. Em vez de abordar os comportamentos problemáticos, o programa inicialmente ajuda os participantes a aprenderem novas habilidades. Durante 16 semanas os participantes são ensinados a ancorar e a desenvolver sentimentos de confiança, competência e autoestima e os bons sentimentos associados com as memórias e a planejar um futuro positivo ao despertar seu senso de escolha.
O trabalho não se concentra imediatamente no problema. Em vez disso, ele enfatiza que os participantes podem aprender como melhorar a sua memória, sentir-se melhor, obter controle sobre as suas emoções, escolher como e quando querem se sentir de uma forma diferente e, então, planejar um futuro relevante. O trabalho inicial é apresentado como a colocação de uma base comportamental para uso posterior. É importante que as habilidades sejam valorizadas por si mesmas, não como um tratamento medicamentoso.
Sentindo que os bons estados são móveis
O valor de aprender a ancorar e a empilhar estados criativos é que, uma vez instalados, os estados de bons sentimentos são móveis. Você pode levar as suas habilidades de ancoragem com você onde quer que vá e, muito parecido com a respiração – desde que você se lembre de fazê-lo corretamente – os efeitos estarão com você pelo resto da sua vida.
O artigo original "NLP Tools for dealing with Addictions" encontra-se no site: www.positivehealth.com/articles/nlp/