Levando uma vida livre do estresse

Escrito por: 

Publicado em: 

dom, 24/05/2015

Para muitas pessoas o estresse reduz a qualidade de vida. Estresse é o rótulo de uma reação cinestésica muito generalizada. A reação física que experimentamos é: aumento da frequência cardíaca, a adrenalina, a liberação do hormônio noradrenalina que aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos e articulações para aumento da atividade física. Algumas pessoas sentem náuseas ou fortes sensações internas como consequência do aumento da frequência cardíaca e da adrenalina no corpo.

Algumas pessoas estão como "viciados em estresse" e acham que o estresse é reação motivacional: elas têm um padrão de procrastinar até que a reação chegue e, em seguida, com a adrenalina, ficam altamente motivadas. Essas pessoas não têm escolha em suas vidas; elas só conseguem ficar motivadas quando o estresse está no corpo delas. Para essas pessoas, a parte do cérebro límbico precisa ser ativada para elas entrarem em "modo de combate", onde se tornam altamente focadas. Essas pessoas têm sucesso em estresse e quando ele não está presente, elas o criam. Quando eu faço coaching com “viciados em estresse", o objetivo é criar escolha, para que elas possam ser pró-ativas quando decidirem, ao invés de esperar a reação ao estresse chegar para que se sintam motivadas.

Outras pessoas congelam em reação ao estresse: elas estão sobrecarregadas no nível sensorial. As sensações em seus corpos são muito intensas e a escolha está perdida. Elas se tornam inativas quando a parte límbica do cérebro envia sinais de estresse através do corpo. E outras correm, ficando mais longe do estresse quanto puderem, o que pode ser inadequado em muitos contextos. O estresse é a reação delas a eventos externos. As pessoas experimentam o estresse no trabalho, com questões financeiras, a ansiedade sobre a família e têm preocupações sobre os relacionamentos. Embora os eventos possam ser externos, no fundo as pessoas que experimentam o estresse vão internalizar os eventos externos. Isso significa que elas podem ter reação ao estresse em imagens e sons de eventos que ainda vão acontecer, bem como recordar eventos que ocorreram. O cérebro não distingue entre a ficção na mente e os eventos verdadeiros, então o estresse estará presente, mesmo quando não existir nada no mundo externo para ficar estressado.

O que é importante reconhecer é que o estresse é um sinal da mente inconsciente: existe algo para se prestar atenção. Em outras palavras, o estresse é uma mensagem da mente inconsciente. Eu sugiro que você preste atenção para a mensagem e libere o estresse.

Exemplos de mensagens

• conseguir terminar o relatório a tempo.

• fazer uma boa apresentação.

• cuidar da sua saúde.

• prestar atenção às necessidades de seus filhos.

Para cada situação de estresse, haverá um ponto de disparo. Para muitos, o ponto de disparo ocorre muito antes da própria reação ao estresse. Os pontos de disparo são baseados no sensorial e nas situações de estresse serão eventos externos.

Exemplos de pontos de disparo

• o tom de voz do chefe na reunião matinal.

• a imagem do trânsito.

• o volume de crianças chorando.

• um certo olhar dado pelo seu parceiro.

O estresse pode não se aplicar de imediato com os pontos de disparo acima: a acumulação irá conduzir à reação ao estresse. Por exemplo, tendo ouvido o tom da voz do chefe todo o dia, o estresse começa no período da tarde. Dito isso como a reação generaliza mesmo o pensamento do ponto de disparo (a voz do chefe) vai iniciar a reação ao estresse.

Abaixo está um exercício fácil de implementar que ajuda a identificar pontos de disparo e a mensagem da reação ao estresse de modo que você possa liberar a pressão do seu corpo.

1. A partir da posição de observador, crie o filme de quando você experimenta estresse, preste atenção ao que você vê/ouve e sente no contexto. Observe o mais antecipado ponto de disparo do estresse.

2. Entre na posição de estresse, reviva a experiência, observe o ponto de disparo e quando o fizer, respire e pule para a terceira posição.

3. A partir da posição de observação pergunte:

       "Qual é a mensagem do estresse?"

       "Como posso prestar atenção para a mensagem e liberar o estresse?"

       "Qual seria uma reação melhor naquele momento?"

4. Crie uma reação física diferente no ponto de disparo, assista e ouça o filme com a reação diferente. Certifique-se de prestar atenção à mensagem.

5. Entre no filme, e experimente o evento sem a reação diferente no ponto de disparo.

Todos os seus comportamentos são aprendidos. Alguns deles você aprendeu com a experiência e outros através da modelagem. Os seres humanos são muito rotineiros, uma vez que aprendemos um padrão, isso cria o que Gregory Bateson reportou como redundância. Isso significa uma reação singular em um determinado contexto e todas as outras opções são redundantes. A PNL é sobre a criação de escolhas na vida: tantas opções estão disponíveis para você no momento que o gatilho do estresse dispara. Desfrute de um futuro livre de estresse!

O artigo “Living A Stress Free Life” encontra-se no site NLP Academy.

Categoria: