Pequenas palavras que podem fazer a diferença

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 26/01/2016

Embora pequenas, existem palavras que podem impedi-lo de realizar o que você deseja ou criar uma ilusão de progresso que não existe. Você provavelmente usa ou ouve outras pessoas usando essas palavras no seu dia a dia. Esteja atento a elas e perceba o impacto que elas têm sobre como você vive a sua vida. Como pai, perceba como essas palavras podem moldar o que seus filhos vêem como possível.

Você pode ter conhecimento de outras palavras que fazem diferença na sua comunicação com você mesmo ou com outras pessoas e aqui estão as minhas favoritas.

Mas

Você acabou de compartilhar uma ideia com um colega e a primeira palavra que sai da boca dele é "mas..." ou "sim, mas..." Qual é a sua reação? Você acha que ele estava realmente lhe ouvindo? Você acha que a sua ideia foi rejeitada? Agora vamos supor que ele disse 'e' em vez de 'mas'. Isso parece diferente? Você tem a sensação que ele estava escutando e agora ele está refletindo sobre a sua ideia? A palavra ‘mas’ tem o potencial de diminuir ou matar qualquer ideia, pensamento ou experiência que imediatamente a preceda. "Eu tenho muitas habilidades, mas não tenho um diploma universitário." Demasiadas vezes usamos ‘mas’ quando ‘e’ é uma escolha melhor. Comece a perceber onde na sua fala você pode melhorar a sua comunicação consigo mesmo e com as outras pessoas usando ‘e’ no lugar de ‘mas’.

Tentar

Quantas vezes você ouviu ou disse "Eu vou tentar"? E o que isso significa? Às vezes, a palavra ‘tentar’ é usada para significar "Eu realmente não quero fazer o que você pediu, e não sei como dizer não para você" ou "Eu não tenho confiança suficiente em mim mesmo para assumir o compromisso de conseguir que isso seja realizado" ou "Eu não sei o que eu realmente quero da vida."

Quando ouço as pessoas expressarem os seus sonhos ou objetivos com a palavra tentar, eu geralmente me pergunto: "Quão séria é essa pessoa sobre a realização de seus sonhos?" "Que mensagens ela está enviando para a mente inconsciente dela?" Eu vejo isso como estar com um pé no campo de futebol e o outro nas arquibancadas e esperar marcar um gol. Altamente improvável! Tentar é um desperdício de energia.

Como a sua vida mudaria se em vez de dizer: "eu vou tentar fazer...", você dissesse "eu vou fazer..." ou, ainda melhor, "eu estou no processo de fazer..." e especifique um tempo em que isso estará feito.

Espero – Quero

Esses são semelhantes ao 'tentando' fazer alguma coisa. A ideia de realizar algo está lá e com o ‘espero’ ou o ‘quero’ não há nenhum compromisso ou ação visível para realizá-lo.

Se você estiver realmente sério sobre isso, por que não dizer: "eu estou empenhado em realizar isso até (data ou hora)" e, em seguida, concentrar as suas ações em fazê-lo.

Devia

Você é uma daquelas pessoas que tem uma lista de coisas que ‘devia’ fazer e que raramente realiza qualquer um dos itens da sua lista? Pense em cinco anos atrás, e perceba como a sua vida – carreira, relacionamento com seus filhos, pais ou cônjuge, saúde – seria diferente hoje, se você tivesse realmente realizado alguns dos itens daquela lista ‘devia’, em vez de deixá-los murcharem e caírem. Se você é pai, lembre-se de todos os grandes ‘devia’ que você pensou em fazer para e com os seus filhos. Grandes ideias que teriam feito uma diferença significativa e que seus filhos nunca chegaram a experimentar com você. Ou que tal os ‘devia’ que você pensou com relação aos seus pais e que agora não tem mais a oportunidade de realizar. Ou pense na lista dos ‘devia’ de hoje. Como a sua vida seria diferente hoje, na próxima semana, no próximo ano ou daqui a cinco anos, se você fosse identificar alguns itens críticos na sua lista de ‘devia’ e realmente realizá-los?

Isso não é sobre a tentativa de realizar essas tarefas críticas. É sobre assumir um compromisso claro para realizá-las com o melhor das suas capacidades e recursos disponíveis. Ou seja, identificar um pequeno subconjunto crítico de atividades que precisam ser feitas, cada uma com um resultado claramente definido e o prazo que você vai respeitar.

Não posso

‘Não posso’ é usado com muita frequência e afasta a possibilidade de fazer/alcançar algo. Dizendo: "eu não posso fazer as operações da matemática" fecha qualquer possibilidade de fazer os cálculos. Se em vez disso, você disser: "eu ainda não encontrei uma maneira de fazer as operações da matemática", isso deixa a porta aberta para encontrar uma solução e coloca você no caminho da descoberta.

Em vez de dizer o que você não pode fazer, o que iria acontecer e como você se sentiria se você falasse sobre o que pode fazer? "Eu posso somar, subtrair, multiplicar e dividir e ainda não encontrei uma maneira de entender a álgebra." Essa pequena mudança pode ter um efeito significativo sobre a sua atitude, como você se sente sobre a tarefa à sua frente e a sua criatividade.

O artigo original “Small Words That Can Make a Difference” encontra-se no site www.renewal.ca

Categoria: