Escrito por:
Publicado em:
Eu, no passado, usei afirmações, e acredito que elas, às vezes, funcionam, mas comparadas com as técnicas da PNL que eu uso hoje, é como tentar derrubar uma árvore com um abridor de cartas – eu prefiro usar uma motosserra.
Os problemas a seguir ocorrem quando as pessoas usam afirmações:
Tom de voz: quando você repete as palavras, a voz que você usa é aquela de convicção? Você realmente acredita que merece o que está afirmando e acredita que pode alcançar, ou existe dúvida na sua mente e na sua voz?
Repetição: você vai continuar repetindo o seu desejo até que ele se realize? Se você é persistente o suficiente para continuar repetindo as suas afirmações, então você está possivelmente motivado o suficiente para alcançar os seus objetivos sem elas.
Clareza: cuidado com o que você deseja porque pode se tornar realidade. Esperar ser rico parece não ter nenhum aspecto negativo, mas você realmente gostaria de ganhar as riquezas que quer com a morte de um parente? É importante ser especifico sobre como você vai atingir a sua meta. Afirmações tendem a ser mais bem-sucedidas se forem um processo em vez de objetivos conduzidos.
Conveniência: pedir um carro da Ferrari pode te fazer feliz, mas não é algo que você pode conseguir sem agir. Objetivos pessoais são muito mais atingíveis se forem baseados em algo que você pode mudar, como o seu comportamento, em vez da intervenção de algum tipo de "Fada Ferrari". (Nota: Se alguém tiver o e-mail de uma verdadeira "Fada Ferrari", por favor, me envie.)
Resultado ou processo final: declarações baseadas em resultados podem fazer você agir e se sentir como se já tivesse atingido a meta. Se for assim, então por que se preocupar realmente tentando atingir a meta? Bem, isso é o que o seu inconsciente pensa...
Ao invés de afirmações, podem ser usadas várias técnicas da PNL, como Linha do Tempo e estratégias de motivação, ou você pode usar padrões de linguagem hipnótica dentro das suas afirmações. Verifique os padrões do Modelo Milton, especificamente pressupostos e comandos embutidos para realmente energizar as suas afirmações e fazê-las trabalhar para você.
O artigo original "Can Affirmations be improved with NLP?" encontra-se no site www.planetnlp.com