Escrito por:
Publicado em:
A vida foi difícil quando eu era bem jovem. Felizmente,... porque isso me ensinou uma lição que mudou a minha vida e que uso continuamente desde então.
Eu aprendi que:
você pode decidir como você será afetado pelos eventos
você não precisa ser uma “vítima das circunstâncias”
você pode escolher dar mais atenção a um aspecto de uma situação do que a outros.
Eu aprendi acidentalmente a arte de Ressignificar! E muito tempo antes da PNL ser inventada.
"Quando a vida te dá um limão – faça uma limonada"
Por causa do trabalho do meu pai, tínhamos que nos mudar de uma cidade para outra a cada 2 ou 3 anos. Assim eu passei muito tempo sendo o novo garoto na sala de aula, sem amigos e com um sotaque engraçado. E aí, quando começava a fazer amigos, tínhamos que mudar para outra cidade.
Em algum momento, entre os 7 e os 10 anos de idade, eu aprendi que podia me focar naquilo que eu gostava por ser "diferente" das outras crianças na escola. E que eu podia me concentrar no que era bom sobre mudar para uma nova cidade
E que eu podia aguardar ansiosamente o novo e desconhecido em vez de lamentar a perda do familiar.
É isso que chamamos de ressignificação na PNL! É a arte de escolher como se sentir sobre um evento - em vez de permitir que o hábito determine isso.
Como ressignificar
Na ressignificação você escolhe o que um evento significa para você.
Quando as coisas saem erradas, você procura o que tem de bom na situação e se concentra nisso.
Você procura como pode usar a situação em vez de ser vítima dela! É simples assim.
Por exemplo:
- Você está preso num engarrafamento e vai chegar atrasado para um compromisso. Como você pode usar a situação em vez de se preocupar?
- Relaxe e ouça o rádio.
- Planeje como irá recuperar o tempo perdido no restante do dia.
- Faça um ensaio mental de um próximo evento.
- Aproveite a ociosidade forçada estudando os maneirismos dos outros motoristas, olhando realmente para o seu entorno ou observe as nuvens no céu.
- Seu melhor amigo ia sair de férias com você e no final decidiu não ir.
- Que tal surpreender outro amigo convidando-o para ir com você.
- Ou decidir que essa é uma oportunidade de transformar o feriado em uma aventura indo sozinho. E usá-lo como uma oportunidade para desenvolver o relacionamento mais importante de todos – o seu relacionamento com você mesmo.
- Você planejou um dia no campo e está chovendo. Como pode usar a situação em vez de lamentar que a natureza ou Deus nunca lhe dão uma trégua?
- Procure alguma coisa para fazer em casa, daquelas que você nunca tem tempo para fazer. Como meditar, fazer alguns reparos, telefonar para um amigo com o qual não tem falado - ou colocar o sono em dia.
- Ou pegue uma capa de chuva e experimente sair de casa de uma forma diferente do habitual.
- Terminou um relacionamento pessoal e íntimo. Você pode lamentar ou ficar irritado com a outra pessoa.
- Ou pode decidir usar o tempo até começar o próximo relacionamento como uma oportunidade para um começo totalmente novo - usando a liberdade que lhe foi dada para uma renovação pessoal. Fique saudável. Perca peso. Faça um esporte e/ou um hobby. Dê uma atenção extra à sua carreira.
Isso não é uma negação?
De modo nenhum. Você não está negando nada. Ao contrário, você reconhece plenamente que: "Sim, eu preferia que as coisas não tivessem mudado. Ou tivessem se encaixado com os meus planos."
Mas você também reconhece que essa não é a realidade que você encara agora. E que você tem uma escolha de como reagir a essa realidade. "Sim, eu posso optar por me sentir irritado ou com pena de mim mesmo. Ou posso me focar nas vantagens da situação e procurar ativamente que benefício essa situação pode me trazer."
Uma maneira libertadora de pensar
Em todos os estágios da vida, nós temos a escolha de como somos afetados pelos eventos.
Não é o evento em si que nos afeta emocionalmente. O que nos afeta é como reagimos ao evento.
Ressignificação é a arte de escolher ativamente a nossa reação. Isso significa que nós não nos empenhamos em lamentar ou em guardar rancor. É preciso um pouco de prática para assumir o hábito da ressignificação.
O atigo original "Time to reframe things..." encontra-se no site: nlp-now.co.uk