Tornando a Missão Possível

Escrito por: 

Publicado em: 

seg, 15/12/2003

O conceito de Missão pode ser difícil de compreender e, de maneira semelhante à palavra "ego", a palavra "Missão" pode significar qualquer coisa, desde atingir um objetivo até a dedicação de uma vida inteira a um modo de ser. Dois comentários são os mais frequentemente ouvidos quando se discute sobre Missão: "Não sei qual é minha Missão" e "Se eu soubesse qual é minha Missão eu saberia o que fazer." Nenhuma dessas afirmações tem sido uma forma produtiva de pensar para muitos de nós que passamos anos repetindo as mesmas, enquanto lutamos para "encontrar nossa Missão"!

Você é único. Você tem uma contribuição exclusiva para dar ao planeta e às pessoas que nele se encontram. Você dá essa contribuição quando decide viver sua vida como uma expressão de quem você realmente é, e não como um reflexo daquilo que as pessoas pensam que você deveria ser. Quando sua vida é uma expressão de quem você realmente é, você está vivendo sua Missão.

A seguir, estão algumas pressuposições (modos úteis de pensar) sobre o que pode ser a Missão.

Nossa Missão é uma atividade e uma maneira de ser que deve servir-nos – mentalmente, fisicamente, espiritualmente e, se assim o quisermos, financeiramente.

Ao servir-nos, nossa Missão deve servir os outros.

Ao servir-nos e ao servir os outros, nossa Missão deve, de alguma forma, contribuir para o bem do mundo.

Apresentamos aqui duas citações, a primeira de Conversas com Deus (CWG), e a segunda de Amizade com Deus (FWG). Ambas definem belamente o que pode ser a Missão:

CWG - "A finalidade de sua Alma é anunciar e declarar, ser e expressar, experimentar e cumprir Quem Você é Realmente."

FWG - "Lembre-se de que a finalidade da vida é recriar a você mesmo, sob nova forma, na próxima versão formidável da maior visão que você já teve sobre Quem Você é Realmente." Colocando-se as duas afirmações juntas, podemos criar uma definição da Missão que melhor nos serve:

Missão é a atividade, a sua expressão da Próxima Versão Formidável da Maior Visão que você tem de Quem Você é Realmente, expressa de uma maneira que sirva a você, sirva o mundo e sirva àquilo que você acredite existir no além.

Você é único, e única é sua Missão.

Sua missão é a finalidade de sua vida, ou seja, aquilo que o antigo ensinamento espiritual Indiano de Vedanta chama de Dharma. Esse ensinamento nos diz:

Você tem talentos únicos e maneiras exclusivas de expressá-los.

Existem algumas coisas que você pode fazer melhor do que qualquer outra pessoa no mundo inteiro.

Para cada um dos talentos únicos que você possui, outras pessoas têm necessidades únicas correspondentes.

Quando essas necessidades combinam com a expressão criativa de seu talento, você cria riqueza e abundância ilimitadas.

Esteja aberto para novas maneiras de pensar

Não existe um "Caminho Único". Como seres humanos, temos vontade livre para decidir o que pensamos, mesmo que nem sempre gozemos de liberdade para dizê-lo abertamente. Absolutamente nada, absolutamente ninguém sobre a terra pode dizer-nos o que pensar. Esta é a liberdade suprema e a suprema responsabilidade que temos. Os sábios têm dito, através dos séculos, que "nós nos tornamos aquilo que pensamos."

Se formos educados para pensar que somos inerentemente "maus", ou que estamos aqui para expiar algum "pecado", é muito difícil experimentar nossas vidas como algo que não seja viver na sombra de alguém ou de algo que tenha feito esse julgamento. Pensar que somos maus ou pecadores não serve a outra finalidade senão a nossa própria, e é uma forma de pensar muito pobre. Não existe nada certo ou errado aqui, apenas aquilo que serve para nós, para os outros, para o planeta e para aquilo que acreditamos existir além.

Não existe "a maneira", a religião, a filosofia, a pessoa que tenha todas as respostas o tempo todo. É bom sermos abertos e flexíveis em nosso pensamento, e não considerar qualquer fonte como sendo a "verdade". Para alcançar este grau de flexibilidade, devemos abandonar as crenças que nos restringem a um ponto de vista único, a uma religião ou filosofia que já não nos servem mais. Comece hoje a questionar cada crença que não serve à sua Missão, à sua felicidade, à sua saúde, à sua família e à sua prosperidade.

Não vilipendie sua Missão.

Marianne Williamson escreveu em seu livro Um retorno ao amor (Editora: Novo Paradigma):

"Nosso medo mais profundo não é de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é de sermos poderosos além da medida. É nossa luz, não nossa escuridão, o que mais nos assusta. Perguntamos a nós mesmos ´Quem sou eu para ser brilhante, generoso, talentoso, fabuloso ?´ Realmente, quem é você para não ser? Você é um filho de Deus. Diminuir-se não serve o mundo."

Esta citação, quando tomada literalmente, remove todas as razões que podemos imaginar para não fazer de nossas vidas uma expressão de nossa Missão. Não "vilipendie", isso não serve a você e certamente não serve ao mundo. Faça de sua vida uma expressão visível de sua Missão, porque essa é a verdadeira expressão de quem você realmente é.

Muito poucos de nós somos educados para crer em nós mesmos e viver nossas vidas como uma expressão dessa crença. Nosso atual sistema escolar permite tal expressão, mas apenas em contextos muito específicos. Uma criança pode demonstrar quem ela realmente é no campo de esportes, na produção teatral da escola, ou na folha de exame. Demonstre esse mesmo grau de exclusividade na sala de aula, e a criança será rotulada de "difícil", "disruptiva", ou, mais recentemente "diagnosticada" como ADD (Distúrbio do Déficit de Atenção)!

Dê a si mesmo a perMissão de viver sua Missão

Muitos de nós temos gasto tempo e dinheiro tentando "encontrar nossa Missão" ou finalidade na vida, e temos usado livros, fitas e seminários para nos ajudarem. Ocasionalmente, após um seminário ou a leitura de um livro, tomamos alguma ação positiva em busca dessa Missão, mas nosso entusiasmo se desvanece e nossa iniciativa se dissipa em pouco ou nada, com a intrusão daquilo que nós frouxamente chamamos de "vida real".

Não será o caso de que, o que tenhamos procurado não seja realmente a Missão, mas a coragem e a confiança para voltar ao lugar onde, como crianças, enterramos aquele pedaço de "Quem Somos Realmente", para desenterrá-lo, poli-lo e compartilhá-lo com o mundo? A Missão não é algo a ser procurado como alguma coisa que foi perdida, ela está conosco o tempo todo, mas nós desenvolvemos maneiras muito sofisticadas de torná-la difícil de atingir!

Viver sua Missão é o processo de consentir e permitir a si mesmo ser Quem Você Realmente é e a recriar a si próprio em todos os momentos, na próxima formidável versão de quem Você é Realmente . Não se trata de um processo de descoberta, mas da decisão de transformar em um compromisso de vida a recriação de si mesmo como alguém "maior" do que você é agora. Para a maioria de nós, isso nos enche de pavor. Nossa tendência cultural (pelo menos no Reino Unido) não é levantar nossa cabeça por sobre a multidão, porque alguém irá cortá-la. Contudo, nós admiramos aquelas pessoas que "agem grande".

Se existe algo, uma atividade ou uma maneira de ser que o entusiasma além das palavras e, ao mesmo tempo, o pensamento de realizar essa atividade ou ser esse tipo de pessoa lhe corta a respiração - essa atividade é provavelmente parte de sua Missão ou algo a ela relacionado!

Se você está esperando clareza, poderá ter que esperar por muito tempo.

Muitas pessoas acreditam ter recebido de maneira clara e inquestionável sua Missão, com prova positiva de que realmente é aquela; terminada a procura, de então em diante seu caminho será iluminado. Essas mesmas pessoas continuam desapontadas quando a clareza que elas tanto buscam não aparece. No processo de "recriação de nós mesmos", durante a maior parte do tempo não teremos a mínima idéia de onde o caminho será claro ou não. Se seu caminho se tornar iluminado de repente, existe uma boa chance de que você estivesse fora dele antes, e se ele não o levou para onde você queria na vez anterior, não é provável que isso aconteça agora!

A falta de clareza é um estado desconfortável para a maioria das pessoas e, até certo ponto, todos nós tentamos "passar com segurança". A percepção do risco assume muitas formas, mas raramente envolve perigo físico real. Não faz muito tempo que as pessoas eram punidas e perseguidas da maneira mais horrorosa possível por compartilhar de uma filosofia que desafiasse a crença religiosa daquela época; felizmente, pelo menos nesta parte do mundo, esses dias passaram.

Os riscos que enfrentamos agora ameaçam nosso conforto, não nossa sobrevivência, e quanto a isto devemos considerar-nos muito afortunados, porque as oportunidades de busca de nossa Missão são mais abundantes agora do que nunca jamais. A vida é uma série de riscos. As pessoas que consideramos bem sucedidas assumiram mais riscos, ou riscos maiores, do que o restante de nós, para se tornarem no que são.

Com quem você está brincando? É hora de parar de fazer-de-conta.

A Missão é o ato de ser verdadeiro para consigo mesmo e de parar de fazer de conta que você não é alguém que realmente é! Ao viver sua Missão, você age a serviço dessa Missão, e a maneira como o Universo responde às suas ações é a manifestação dessa Missão e nem você, nem ninguém mais, saberá como o Universo reagirá enquanto você não se comprometer com ele e agir.

Seja um apaixonado.

Missão = Comporte-se comprometido com o Universo, realizando as ações que satisfazem e alimentam sua paixão.

Receba – esteja aberto para receber a resposta Universal, fazendo aquilo pelo qual você é apaixonado, seja qual for a ou imaterial que isso se manifesta.

A hora de mudar é agora

A mudança pessoal é o processo de recriar a nós mesmos em nossa Próxima Versão Formidável. O processo de recriação consiste em recriar nosso pensamento sobre quem realmente somos. Para a maioria de nós, isso envolve o ato de repensar os pensamentos e ideias que não nos servem mais e substituí-los por pensamentos mais poderosos sobre Quem Realmente Somos.

Necessitamos mudar nosso pensamento, e isso precisa começar com você e eu. Muitos de nós fazem um investimento pesado em agarrar-se ao presente, porque temem "falhar" se mudarem ou fizerem algo diferente. O que é melhor, uma vida de mediocridade, frustração e conformidade ou uma vida que é realmente a expressão criativa de nossa singularidade, de quem somos realmente? O que você pensa ser o melhor exemplo para seus filhos? A verdade é que não podemos falhar. A expressão "você ganha ou aprende" se aplica aqui. Quando atribuímos um alto valor ao aprendizado de nossa Missão o sucesso é inevitável.

Nós devemos decidir recriar a nós mesmos hoje, novamente amanhã e no dia seguinte, pelo resto de nossas vidas. Viver nossa Missão é decidir ser quem realmente somos hoje, e assumir o compromisso de recriar a nós mesmos, de maneira que, amanhã, sejamos ainda mais do que somos hoje.

É hora de ser você mesmo.

Nunca houve momento melhor para quebrar o molde. Agora, temos acesso a mais dinheiro, mais informação e mais auxílio do que nunca. Estamos vendo novas maneiras de pensar, novas maneiras de trabalhar, que são ecológicas e benéficas para todas as pessoas envolvidas. Estamos vendo maneiras novas de trabalhar, onde a criatividade e a inovação, não a competição, são a chave. Nós estamos prontos para mudar. Existe uma inquietude crescente em muitos de nós, e um sentimento de que muitas das maneiras como fazemos as coisas estão desatualizadas.

Viver sua Missão é a coisa menos egoísta que você pode fazer. Sua Missão sempre dará uma grande contribuição à sua vida, à vida dos outros e ao planeta. A humanidade e o planeta precisam que você viva sua Missão. Sua Missão é parte da tapeçaria da vida, e sem ela fica faltando uma parte dessa malha. Existe algo mais importante para você fazer?

Publicado na Anchor Point de Agosto/2003
Trad. Hélia Cadore

Categoria: