Quando Golfinho nasceu a Programação Neurolinguística, e a Hipnose, cresciam à margem do campus universitário. Estávamos em Setembro de 1994 e Golfinho era impresso, circulando via assinatura. Em Junho 2002 o Portal decidiu, em definitivo, transformar a Internet em seu único veículo de contado com os leitores. Leitores e visitantes, que, se em 1996 eram de, aproximadamente, dois mil, alcançou, em outubro em curso, vinte milhões, conforme cálculos das estatísticas do Webalizer. São visitantes de todos os continentes. Sim, Golfinho cresceu: em qualidade e quantidade na mesma proporção em que a PNL, a Hipnose, o Coaching, assombravam e conquistavam o mundo.
Novos índices foram criados para espelhar essa nova realidade, entre eles, “Entrevistas e Teses”, onde o leitor encontra diversas teses de mestrados e doutorados sobre PNL e Hipnose, matérias-primas do Portal. A Programação Neurolinguística e a Hipnose ingressam na Universidade.
A obra que Golfinho ora apresenta como “Livro do Mês” pertence a uma coleção dirigida e auditada por professores universitários de uma vintena de universidades do Brasil, Colômbia, Portugal, Equador, Uruguai, Estados Unidos.
“PROFESSOR MEDIADOR E A NEUROLINGUÍSTICA NA SALA DE AULA”, publicação da Editora e Livraria Appris Ltda., Curitiba, Paraná, é de autoria de Jair Passos, professor, Mestre em Educação, propositor da tese de que a prática pedagógica moderna há que ser fundamentada no uso criativo das tecnologias da Informação e Comunicação integradas à Programação Neurolinguística.
O autor “enfatiza a busca de uma tecnologia de comunicação mais humana, que contribua para a interação do professor e do aluno, sem perder a motivação e o entusiasmo tão necessários para quem está envolvido no processo de formação de futuros profissionais, responsáveis pela construção da sociedade, que deverá ser justa, digna e que ofereça qualidade de vida ao ser humano”, conforme assevera a Doutora em Educação, Sirley Terezinha Filipak, que prefacia o livro.
Uma obra de primeira grandeza. Em seus capítulos o leitor vai aprendendo a vivenciar as características e formação de um professor mediador, ou seja, uma pessoa que consiga vivenciar, com esmero, habilidades de gestão dos recursos de comunicação e de relacionamento. No Capítulo 1, Jair Passos, analisa, historia, e propõe um novo perfil para o professor, um mediador heurístico na negociação com a nova geração, um professor motivador na transferência de aprendizagens. Faz um levantamento de modelos educacionais e enuncia os fundamentos biológicos, psicológicos, sociais e espirituais na formação docente.
O segundo capítulo, que trata da integração da Neurolinguística com as Tecnologias da Informação e da Comunicação, delineia um histórico da PNL, apresenta suas proposições, e aplicabilidades no contexto educacional. Destaca a subjetividade da PNL e apresenta os “Pressupostos mais adequados para o contexto da sala de aula”.
No Capítulo 3, “Modelo de Comunicação da PNL e as TIC em sala de aula”, aprendemos e vivenciamos filtros, deleção ou omissão, generalização, distorção, metaprogramas, valores, crenças, decisões, memórias, restrições neurológicas e sociais, consciente e inconsciente, e etapas de aprendizagem. Um capítulo em que a Programação Neurolinguística transforma as TIC num canal heurístico para a educação atual.
Assunto, aliás, agora configurado e analisado, no último capítulo, “TIC integradas com a PNL: contribuição efetiva da Neurolinguística na sala de aula”. Aprendemos a utilizar “posições perceptuais na sala de aula presencial ou virtual”; a formatar aulas; conhecemos a Metodologia dos 5 passos, o rapport, e as técnicas de linguagem: sistemas representacionais, ancoragem, Metamodelo, Modelo Milton. E os níveis neurológicos.
Uma obra de primeira grandeza, com farta bibliografia e importantes referências, a par de Apêndices e Anexos altamente propositivos, facilitando em muito a prática dos enunciados idealizados, propostos, pelo professor Jair Passos.
Leitura obrigatória para professores, líderes políticos e religiosos, diretores de empresas e organizações, pais, acadêmicos, enfim, todos aqueles que queiram implementar com criatividade a educação e aprendizagem.
João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL.