Programação Neurolinguística para Leigos

Livro do Mês - Junho de 2009

Programação Neurolinguística para Leigos - Capa do Livro

"Programação Neurolinguística para Leigos" é o Livro do Mês de Golfinho. A edição é da ALTA BOOKS, Rio de Janeiro. A obra faz parte da famosa série "Dummies". Golfinho conhecia a edição original em inglês e a versão em espanhol.

Aliás, este Portal em "Notícias da PNL" informava, em 16 de janeiro último, que a série, que trata de maneira simples assuntos técnicos que despertam muito interesse, tinha agora versão em espanhol de "Neuro-linguistic Programming for Dummies, "PNL para Dummies". E indagava: quando teremos a edição em português?

Pois a "Alta Books" respondeu ao desafio.

E aí está para gáudio nosso e dos milhares de leitores de "Golfinho" a obra acessível ao público de língua portuguesa.

"Programação Neurolinguística para Leigos" é de autoria de Romilla Ready e Kate Burton. Romilla, além de Trainer em PNL é diretora de uma empresa de treinamento e atua nos EUA e na Europa. A coautora, Kate, em função da formação em PNL, atua como conferencista em várias partes do mundo. Trabalhou também nas áreas de propaganda e marketing empresarial.

A edição brasileira possui mais de 280 páginas e o título, tanto em português quanto em inglês, está aparentemente aquém do conteúdo da obra – que é riquíssimo. A linguagem é muito acessível, sem jargões, e o conteúdo dosado de tal forma que o livro proporciona as bases essenciais de PNL para um leigo e teorias avançadas para os leitores especialistas no tema.

Envolvendo o leitor com a história da PNL, com seus pressupostos, as autoras, com muita criatividade, vão delineando ao leitor o trânsito ideal para conhecer e vivenciar técnicas, abrindo as caixas de ferramentas de nosso cérebro e demonstrando como bem utilizá-las em nosso benefício.

Ícones, didaticamente estabelecidos, facilitam a compreensão do texto, gerando contextos motivadores. Bem-vindo ao desafio do mundo novo.

Estabelecido o trânsito ideal o leitor vai ludicamente mergulhando nas experiências para melhor cuidar da própria vida. E aprende como aprimorar os processos comunicacionais, conquistar amigos, influenciar pessoas, criar rapport, entender para ser entendido: metaprogramas. Como libertar-se das âncoras limitantes e implantar âncoras criativas. Trabalhar e ressignificar os Níveis Lógicos. Descobrir seus programas secretos. Aplicar o modelo TOTS. Aprimorar determinação e flexibilidade determinação e gerar estratégias ricas para a amorosidade e sucesso. E muito, mais muitos mais.

Viajando no Tempo, organizando as memórias, ressignificando emoções negativas, libertando-se de ansiedade, mexendo nas vozes internas – e os sempre belos exercícios e exemplos para solidificar nossa viagem pelos ricos capítulos da caminhada vivencial pelos meandros da Programação Neurolinguística.

E há o metamodelo laboriosamente organizado. E você se torna íntimo das generalizações, distorções, omissões. E como usar tais ferramentas.

E há também o Modelo Milton, os padrões de linguagem desse modelo, a arte da imprecisão. Parafraseando Bandler: o leitor não sabe, mas está em transe. Pois histórias, fábulas e metáforas estão impregnando o inconsciente, metamorfoseando sensações limitantes em ricas cinestesias.

Agora você está muito mais apto, caro leitor, embora ainda leigo, está aprendendo a nadar nas águas procelosas da PNL. Não mergulha, pratica em água rasa, mas está beliscando as estruturas profundas. Está aprendendo a fazer as perguntas certas, a tomar decisões, a desafiar crenças limitantes, a administrar seus relacionamentos pessoais e profissionais, a administrar seu tempo, a se treinar para o sucesso, a melhorar a saúde, a brincar de mágico.

No capítulo 20 as autoras apresentam dez livros importantes para ampliar sua biblioteca de Programação Neurolinguística. Pena que a tradutora e/ou a revisora e/ou a editora apresentaram títulos que não condizem com as edições brasileiras das obras.

Bastaria uma consulta à seção Livros de Golfinho onde constam os títulos originais, os títulos em português e as respectivas editoras, para não cometerem gafes dessa natureza, enfeando em parte tão importante obra.

Para se ter uma ideia: a primeira obra de PNL publicada em língua portuguesa, Sapos em Príncipes, edição da Summus, saiu como "De Sapos a Príncipes", com o nome da editora que publicou originalmente a obra em inglês. Outro livro famoso, em todo o mundo e no Brasil, Desperte o Gigante Interior, edição Best Seller é apresentado como ‘O Despertar do Gigante Interior’. Senões que confundem o leitor, principalmente o leigo.

Esperemos que tais erros sejam escoimados de edições posteriores, inclusive com relação aos títulos brasileiros dos filmes. O capítulo 21 ficaria muito mais rico se os editores brasileiros tivessem disponibilizado o site www.golfinho.com.br, único portal de PNL em língua portuguesa, e um dos maiores do mundo, com quase seis milhões de navegadores.

De qualquer forma é uma obra muito importante, uma das mais completas de PNL em um só volume, com paginação agradável, fartas ilustrações contextuais, um verdadeiro tratado de Programação Neurolinguística.

João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT