Golfinho tem se proposto a apresentar como "Livro do Mês" uma série de obras de Programação Neurolinguística que apresentem inovações criativas na maneira de abordá-la, além de buscar dar, aos leitores, um panorama geral de livros importantes nas áreas de atuação da PNL. Assim, analisamos e comentamos obras que apresentam genericamente a Programação Neurolinguística, excelentes manuais introdutórios e/ou de novos modelos evolutivos da PNL; de livros vinculados à área de saúde, de tomadas de decisões, de inteligência aplicada, de motivação esportiva, de PNL e negócios, de administração de tempo, e assim por diante - e, agora, iremos destacar uma obra em que se propõe, e consegue, enfocar "a comunicação com o inconsciente e, portanto, com crenças básicas, como a fé religiosa, para que, ao rezar, se consiga sempre os resultados almejados pela oração".
A PNL nasceu graças as inquietações de um americano descendente de judeus, e de outro de família católica; de um matemático interessado em psicologia e computação, e de um linguista interessado nos processos psicológicos da linguagem - nenhum dos dois, Richard Bandler e John Grinder, aparentemente, muito preocupados com a problemática da Fé.
Mas ambos profundamente interessados em trabalhar as crenças e valores que, de acordo com a cultura de cada pessoa, possam ser impedimentos em alcançar, ecologicamente, a essência criativa do ser humano.
A PNL é profundamente flexível: permite a um ateu tornar-se mais rico e compreensível com as contradições humanas - e dispõe de ferramentas importantes para aqueles que buscam trilhar um caminho espiritual, ou que desejam ampliar sua espiritualidade.
E, a obra ideal, em língua portuguesa, escrita por um brasileiro, professor universitário, conferencista, autor de diversos livros, trainer em PNL, com invejável formação no exterior, é
"Quando a Oração Produz Milagres", de Leoclides Marcon, edição do CDP - Centro de Desenvolvimento Pessoal, de Porto Alegre, do qual Marcon é diretor.
A PNL, muitos já o disseram, é um complexo de técnicas visando a melhoria do ser humano, e consequentemente, um excelente instrumento para qualificar e harmonizar o poder da oração e da Fé, para ressignificar e ampliar nossos contatos com Deus e com o universo.
A matéria-prima trabalhada em "Quando a Oração Produz Milagres" são a mente e as crenças. Que aprendendo a usar adequadamente nossas mentes, melhoramos nossas crenças, embrião para desabrochar a Paz. O livro de Marcon ensina o leitor a fazer da Paz uma maneira dinâmica de vida. Da Paz consigo mesmo e com os outros. Da espiritualidade como símbolo de humanismo. De comunicação com o inconsciente e a cristalina definição de objetivos. De como a oração, a nossa oração, pode ser um meio importante de mudanças.
Dez capítulos em 144 páginas, e nelas deparamos com belas orações genéricas e específicas, encontramos orações funcionais: oração ao acordar, para dormir, antes da refeição, saúde, para dirimir emoções limitantes, e muito mais.
No décimo capítulo, Leoclides Marcon, relaciona habilmente diversas técnicas de Programação Neurolinguística que permite ao leitor conhecer e vivenciar mudanças pessoais, ampliando e ancorando sua espiritualidade. Em outras palavras, técnicas que darão novo vigor em quem tem crenças em Crenças religiosas, ou que está almejando alcançar espiritualidade.
Um interessante Círculo de Energia Divina e uma bibliografia integram e complementam o texto.
Comentário de João Nicolau Carvalho,
professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado