A Eficácia da Comunicação

Capa do Livro

A Eficácia da Comunicação
Editora: Qualitymark
ISBN: 8573032286
Escrito por: Sérgio Miranda

Acaba de ser lançado o livro "A eficácia da Comunicação" de Sérgio Miranda pela Qualitymark Editora, Rio de Janeiro. Sérgio Miranda é Administrador de Empresas, especialista em Gestão Organizacional e dá consultoria na área de Recursos Humanos, com ênfase em Comunicação e Programação Neurolinguística. Ministra cursos e palestras.

Associando ferramentas da PNL com técnicas específicas de comunicação, esclarece o autor, na Introdução, que a sua proposta "é oferecer subsídios para quem queira ou precise conhecer e/ou aperfeiçoar a sua comunicação interpessoal, principalmente aqueles que trabalham na área de educação, treinamento, vendas, marketing, negociação, ou necessitam, de alguma forma, se comunicar com o público".

Delimitado o espaço temático, Sérgio Miranda vai desfiando, em estilo objetivo, concisamente, os meandros e mapas que compõem o processo comunicacional. Começa mostrando como funcionam os nossos "mapas", a partir de um dos pressupostos básicos da PNL que Bandler e Grinder foram buscar na semântica geral de Alfred Korzybski: "o mapa não é o território". (E, implicitamente, enuncia também a grande ausente - a Bibliografia. O autor, no texto, cita apostilas de George Szenészi, livro de David Schwartz, frases de Lair Ribeiro, e outros, mas esquece de agregar uma bibliografia que tornaria a obra, qualitativamente, muito mais rica e academicamente mais fácil de ser utilizada.)

Registrado o senão, tomamos conhecimento, a partir do capítulo 2, com a mudança consciente do Estado Mental, como se comunicar através da mente, voz e corpo; preparatórios cultural, organizacionais, vocais, fisiológicos e genéricos para uma eficaz comunicação com o público. O capítulo 5 trata com simplicidade eficiente dos sistemas representacionais. Os seis adentra em "Rapport", trabalhando formas de estabelecer a sintonia: fisiologia, espelhamentos, tom de voz, etc.etc., são definidos e exemplificados.

Requisitos para se alcançar objetivos, flexibilidade e técnicas para exercitá-la, paradigmas, testes para quebrar padrões, metamodelo de linguagem, identificação e correção de bloqueios, generalizações, a janela de Johari e sua aplicação, negociação, feedback, e conclusão completam os 12 capítulos dessa obra que vem reativar a Série Neurolinguística da Qualitymark que foi iniciada em 1996 com o clássico francês de autoria de Pierre Longin, "Aprenda a Liderar com a Programação Neurolingüística".

Revisão feita por João Nicolau Carvalho - Professor Universitário, Trainer em PNL
Publicada no Golfinho nº70 - NOV/2000

 


Você pode tentar livros usados na Estante Virtual

Categoria: