Este livro recém lançado de PNL direcionado à área empresarial trata de uma parte da PNL que tem pouca bibliografia em português, e também apresenta tópicos interessantes mesmo para quem se dedica a outras áreas.
Escrito por autor francês, conta no prefácio parte da história inicial da PNL, como e porque se difundiu tão amplamente e as diferentes tendências dos primeiros seguidores de Bandler e Grinder.
O livro se divide em duas partes. A primeira é chamada de Estratégia. Nesta parte se encontram os básicos, a saber: pressupostos, filtros, submodalidades, sistemas representacionais, movimentos oculares, estratégias, metaprogramas, crenças e critérios.
Cabe salientar que entre todos estes tópicos, os Metaprogramas estão didática e profundamente explicados e exemplificados, o que não é comum ocorrer com outros livros.
Toda a parte da Estratégia que trata dos básicos se torna interessante pela forma que é tratada pelo autor, com o seu enfoque no ponto de vista empresarial, da relação com o trabalho e os negócios.
A segunda parte do livro apresenta as Táticas. É onde encontramos as técnicas de PNL, todas dirigidas à aplicação em empresas e negócios.
As técnicas apresentadas são: Rapport em todos os níveis; Calibragem; Adaptação de Estado Presente e Estado Desejado no contexto empresarial; Aplicação do Metamodelo na coleta de informação; e Objetivos bem formulados. Toda esta parte do livro é apresentada de forma simples, mas não de forma simplificada, e quero ressaltar em especial a parte que trata de Metamodelo e Objetivos bem formulados.
Este livro certamente não é primordial na biblioteca de "penelistas" que estão fora da área empresarial, mas é de utilidade para todos que desejam ampliar sua percepção das potencialidades da PNL em diferentes áreas.
Revisão feita por Márcia Hexsel Abichequer
Médica Nefrologista e Master Practitioner em PNL
Você pode encontrar livros usados na Estante Virtual