Sinopse:
O livro Panorama Neuro Social, escrito pelo holandês Lucas Derks, traduzido para língua portuguesa e publicado no Brasil pela Editora IDPH, é uma obra digna de nota para a Psicologia Social, para a Programação Neurolinguística e para os praticantes de Constelações Sistêmicas Familiares e Organizacionais por abordar de forma simples e clara o funcionamento da mente humana nos processos de representação do mundo social humano.
Para saber mais sobre esta abordagem e este livro, faça o download de dois capítulos.
Este modelo oferece explicações claras, fundamentação científica consistente e um conjunto sólido de métodos de intervenção para compreendermos e influenciarmos o universo dos fenômenos observados nas Constelações Familiares, insuficientemente explicados através das teorias dos Campos Morfogenéticos, da Cardiologia da Energia e da Cardioenergética e, frequentemente, interpretados como manifestações mágicas ou místicas.
De uma forma bem simples, podemos dizer que não nos relacionamos diretamente com as pessoas de nosso mundo, mas sim com as representações mentais que construímos delas! As pessoas são muito mais do que aquilo que sabemos sobre elas. Essa é a razão de frequentemente nos surpreendermos e nos frustrarmos com as pessoas, tanto para bem como para mal: nós supomos que elas agirão de acordo com o que concebemos a respeito delas, mas elas agem de acordo com suas motivações e impulsos, invisíveis aos nossos sentidos.
Em nossa mente construímos "arquivos de memórias" sobre as pessoas e, inconscientemente, manipulamos tais "registros" para atribuir valor, classificar em categorias e nos relacionar com as pessoas. O mais interessante de tudo isso é que tais representações mentais (as memórias sobre as pessoas e os atributos que associamos a elas) com as quais nos relacionamos são projeções de nossa própria mente e de nossas motivações inconscientes! São partes de nós mesmos.
Enfim, esse é um livro muito bem embasado cientificamente que propõe uma nova compreensão a respeito da compreensão de quem somos e como construímos nossa realidade social e nossos relacionamentos, disponibilizando "ferramentas" práticas que possam ser utilizadas em intervenções terapêuticas para reorganizar a percepção e a compreensão sobre o mundo que nos cerca.
Dessa forma, o livro Panorama Social, além de explicar detalhadamente os "mecanismos" e processos mentais e emocionais que envolvem nossos relacionamentos, nos ensina técnicas e abordagens para empreendermos intervenções nesse universo subjetivo que condiciona uma série de padrões de comportamento, nossos e das outras pessoas, contribuindo para desarticular scripts e padrões de comportamento repetitivos.