Você nasceu para vencer

Capa do Livro

Você nasceu para vencer
ISBN: 9788599187494
Escrito por: Mirtes Carneiro

Karen Horney, médica alemã de formação freudiana, foi muito criticada quando publicou nos EUA, o livro "Conheça-se a si mesmo" ("Self-Analysis" no original) partindo-se da errática premissa de que auto-ajuda não funcionaria, necessitando-se da figura do analista.

A autoajuda tem, naturalmente, suas limitações, mas é um processo válido na geração de mudanças de crenças, valores, comportamentos.

O livro "Você nasceu para vencer", de autoria de Mirtes Carneiro, edição da Universo dos Livros, pode ser considerado uma obra de autoajuda no campo da Programação Neurolinguística.

Farmacêutica e Bioquímica, com especialização em Homeopatia, pós-graduação em Psicologia Transpessoal, trainer em PNL, consultora e treinadora, Mirtes Carneiro coloca à disposição do leitor um livro em que enuncia, como ilustração, "de como a PNL pode nos ajudar em nosso dia a dia, em nossas experiências comuns e simples do cotidiano".

Não é, assim, um livro de PNL, mas o casamento, muito bem urdido, de inferências teóricas de escolas psicológicas diversas, como a de Viktor Frankl, Erich Fromm, Horney, Brian Weiss, Ken Wilber, com técnicas de Programação Neurolinguística. Fica bastante patente quando no Capítulo quatro a autora conceitua fisiologia. Dá um mapa pessoal ao que a PNL pressupõe ser fisiologia.

Na verdade é algo que se discute até hoje. Bandler e Grinder criaram uma nova escola psicológica? Ou desenvolveram uma arte, uma técnica? Bem, está aí um debate que não acabará jamais – o que se pode asseverar é que a PNL é uma belíssima aventura para quem se interessa pelo ser humano.

De qualquer forma uma coisa é a experiência, outra sua explicação. A explicação nos lembra Maturana não substitui o fenômeno. O que sucedia entre um paciente e Perls ou Erickson está explicado no metamodelo? Sim e não. O importante é que o metamodelo funcione.

O livro de Mirtes Carneiro, assim como o metamodelo, também funciona.

São 18 capítulos em que a autora numa linguagem simples, prenhe de rapport com o leitor, vai desfilando como ampliar o sucesso, mexer em crenças e valores, melhorar o autoconhecimento e autoestima, dar um propósito profícuo à vida, trabalhar os estados emocionais, traçar metas e objetivos, melhorar o relacionamento afetivo, ressignificar timidez, garantir e/ou restaurar saúde ao corpo e à mente, despertar a criatividade, o dom de ser feliz, e mais.

Leia o livro. Vivencie-o. A autora consegue transmitir uma força interior, uma espiritualidade, uma força de vontade, uma elegância, uma determinação, um mapa da essência humana que merecem ser trilhados.

Um belo livro, escoimado de nomes técnicos, leitura agradável, uma obra rica de vivência e amor pelo ser humano.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado.

 

Para comprar: Livraria Cultura
Você pode tentar livros usados na Estante Virtual
Veja também comentário deste livro em Livro do Mês - Setembro de 2007

Categoria: