Espaço dos leitores
Em 1995 tive o primeiro contato com a PNL. Fiquei fascinado pela linguagem, ou melhor dizendo, o significado da linguagem no nosso dia a dia e as suas consequências. Tanto que naquele ano escrevi um artigo que foi publicado no GOLFINHO na seção de Depoimentos.
Sou muito mais leitor do que participante em cursos de PNL. Mas procuro, sempre que possível mostrar às pessoas como uma simples mudança de expressões modifica o seu comportamento e a sua vida no dia a dia. Expressões como "vou tentar..", "a vida é uma batalha", e a pior delas - "correr atrás", que aliás agora tem sido usado no encerramento de um programa das noites de domingo. Não é incrível que isto seja dito a milhões de brasileiros antes de dormir no início de uma nova semana!!
Mas surpreso mesmo fiquei alguns dias atrás quando deparei com uma estrofe do nosso Hino Nacional "deitado eternamente em berço esplêndido". Resolvi pensar qual o significado que poderíamos dar a ela. Para mim berço esplêndido significa o que sempre falamos: o Brasil é o país do futuro. Expressão sempre alardeada mas que nunca acontece, enfim a 'esperança entre nós nunca morre'. Mas e o 'deitado eternamente'? Só conheço os mortos que são enterrados em decúbito dorsal em termos eternos.
Mas o que fazer? Não podemos convidar o país para sentar numa mesa de bar, para entre um chope e outro, conversas sobre a importância do uso da linguagem. Afinal esta estrofe esta aí desde que os portugueses foram embora lá pelos idos de 1822. Verdade? Estamos comemorando 500 anos que os portugueses descobriram o Brasil. Descobriram a Terra de Santa Cruz? Afinal nossos antepassados, os índios, já moravam aqui muito antes disto. Será que não foi uma invasão e a linguagem sempre usada é que está errada? Também dizem que antes deles os espanhóis também andaram por estas terras. Depois vieram os franceses, holandeses e outros que foram bravamente mandados embora.
Há pouco tempo os jornais divulgavam que portugueses e espanhóis compravam empresas de telecomunicação. Semana passada foi um banco comprado pelo espanhóis. Também provedores de Internet já pertencem aos espanhóis. E muitas outras empresas também tiveram um destino parecido. O que estará acontecendo? Será que em breve vamos saber que eles estão pensando em reeditar o Tratado de Tordesilhas? E nós, o que vamos fazer? Esperar eternamente que o berço esplêndido aconteça? Realmente é melhor deitar porque pode demorar.
Enviado por: Jorge