Espaço dos leitores
ROSANE FREITAS *
Circula na Internet um texto com o título "Por que EU não vou economizar energia". Um texto que incentiva o uso, a não-economia, dizendo que temos direito a isso porque há "uma corja, uma quadrilha de plantão no Planalto", etc, etc, etc...
Pois eu, cidadã, digo que vou economizar e explico o porquê:
Vou economizar energia porque, diferentemente da "corja" que anda por aí no meio político (da qual nem todos fazem parte), que gasta, usa, ou administra mal os recursos públicos, penso nos mais humildes, nos inocentes que ficarão sem energia em razão da incompetência de alguns, somada ao rancor "quero que exploda" de outros...
Vou economizar energia em nome de todos os que pagaram e pagam inocentemente por erros de terceiros. Vou economizar energia em nome dos hospitais, das escolas, dos serviços essenciais. Em nome da classe menos privilegiada e da classe média que vem empobrecendo e poderá ser privada do já escasso conforto que tem. Vou economizar energia porque, pela primeira vez em alguns anos, vejo um Brasil que, apesar de sofrido, mostra um povo solidário, querendo colaborar e que vem amadurecendo, ainda que abaixo de tantos escândalos (e como dá orgulho ver a nossa gente fazendo a sua parte!). Um povo que soma e não desagrega, como essas pessoas que distribuem tal tipo de texto. Pessoas movidas por um oportunismo descarado. Motivadas por ideais equivocados. Por razões (se é que nesse caso se pode falar em razão ...) puramente oriundas de uma política raivosa... a política do ranger de dentes... política de oportunistas que, feito abutres ou hienas, esperam o enfraquecer da vítima para cair sobre ela. Mesmo que a vítima seja o seu irmão. Ou a sua terra. Não é assim que se diz não!
Vou economizar energia porque tudo o que existe pode acabar, mormente quando mal administrado. Como poderia, não contente com isso, ajudar a acabar com tudo para culpar ainda mais o governo? Sob essa ótica, devo destruir florestas, promover balbúrdias, entre outros absurdos, sendo partidária do "quanto pior, melhor", tudo porque não concordo com a política desenvolvida por alguns governos?
Pois eu já estou economizando energia. E o faço para poder dizer não a muita coisa de que não gosto. Sabendo que a minha parte foi feita e que, assim, poderei cobrar com muito mais convicção aquilo que me é devido. Porque não estou colaborando para que acabe. E porque, antes de mais nada, sou cidadã. Sou brasileira. Quero o melhor para o meu país. Se estou inconformada? Sim! Se estou decepcionada? Claro! Se gosto do que está acontecendo? Não! Mas saberei dizer de forma mais inteligente da minha inconformidade, sem fazer do problema um problema ainda maior..
O Brasil não merece tantos erros. Não vou somar mais o meu. Não cabem mais picuinhas "político-partidárias" que desvirtuam o real sentido daquilo que são os meus e os teus direitos. Dos meus direitos, eu sei. E haverei de buscá-los. E você? Quando vai apagar a luz para poder acendê-la com a consciência tranquila de quem não se iguala aos imprevidentes e oportunistas?
*Consultora
Publicado no Jornal "Zero Hora" de Porto Alegre, dia 29/05/2001