PROJETO - PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)
PARA PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA
Durante o 1º Congresso Latino-Americano de PNL no Rio de Janeiro (de 12 a 14 de setembro de 2003) houve um consenso de todos presentes (350 participantes) sobre a realização de um projeto de trabalho voluntário com professores da escola pública utilizando ferramentas e técnicas de PNL para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em nossas escolas.
Relevância:
A qualidade do ensino das escolas públicas brasileiras, em geral, precisa ser melhorada. Comprovando isso existe o resultado de pesquisas da ONU mostrando alto índice de analfabetismo funcional entre nossos estudantes.
Como o aprendizado é um espelho do ensino, qualquer projeto que leve a uma real melhora do processo ensino aprendizagem é relevante.
A aprendizagem depende muito do estado emocional do aluno. O professor é quem determina o “clima da sala”. Um professor com mais entusiasmo, motivação para ensinar e com habilidade de ensinar como se aprende, vai facilitar e acelerar a aprendizagem de seus alunos. E isso não depende só de salário e condições ambientais, mas principalmente de saber como acessar estados emocionais e habilidades mais adequados para o ensino e a aprendizagem.
Objetivo:
O projeto objetiva trabalhar com professores da escola pública para melhorar a auto-estima, a motivação e a habilidade de ensinar de maneira prazerosa e eficaz.
Material e Métodos:
Realização de Curso Básico de PNL aplicada à Aprendizagem de 20 horas de duração. O curso será participativo e prático, pois “o aprender está no fazer”.
Conteúdo do curso:
Pressupostos da PNL
Modelo da PNL de comunicação e mudança
Como criamos nossas emoções, sentimentos e estados
Como criar motivação e autoestima
Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas
Níveis neurológicos da aprendizagem
Como criar empatia e dar feedback
Linguagem e imagens mentais
Comunicação e estilos de pensamento
Objetivos na aprendizagem
Como usar o mapa mental
Estratégias de aprendizagem e memória
Facilitadores:
Pessoas formadas em PNL em nível de Master ou Trainer, dispostas a fazer trabalho voluntário em prol da educação.
Material de Apoio:
MANUAL DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA À APRENDIZAGEM (elaborado por Jairo Mancilha, presidente do 1º Congresso Latino-Americano de PNL)
Avaliação da eficácia do projeto:
Avaliação subjetiva: realizada através de um questionário avaliando satisfação profissional e motivação dos professores antes e um mês após a realização do projeto.
Avaliação objetiva: realizada através de comparação da estatística de aprovação, notas, freqüência e problemas disciplinares no ano anterior e no ano após a realização do projeto.
Referências bibliográficas:
- MANUAL DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA (Joseph O’Connor) Qualitymark
- SOLUÇÕES (Leslie Cameron Bandler) Summus Editorial
- SAIBA USAR A CABEÇA (Diane Beaver) Cultrix
- USANDO SUA MENTE (Richard Bandler) Summus Editorial
- MODERNAS TÉCNICAS DE PERSUASÃO (Donald J. Moine & John H. Herd) Summus Editorial
- REVOLUCIONANDO O APRENDIZADO (Janete Voss e Von Dryden) Makron Books
- TRAIN SMART– ENSINANDO E TREINANDO COM INTELIGÊNCIA (Rich Allen) Qualitymark
- APRENDIZAGEM DINÂMICA Volume I e II (Robert Dilts) Summus Editorial
Observação
O manual de apoio (apostila) está sendo revisado e será disponibilizado via Internet