Pré-Projeto enviado por Jairo Mancilha

PROJETO - PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL)
PARA PROFESSORES DA ESCOLA PÚBLICA

Durante o 1º Congresso Latino-Americano de PNL no Rio de Janeiro (de 12 a 14 de setembro de 2003)  houve um consenso de todos presentes (350 participantes) sobre a  realização de um projeto de trabalho voluntário com professores da escola pública utilizando ferramentas e técnicas de PNL para melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em nossas escolas.

Relevância:

A qualidade do ensino das escolas públicas brasileiras, em geral,  precisa ser melhorada. Comprovando isso existe o resultado de pesquisas da ONU mostrando alto índice de analfabetismo funcional entre nossos estudantes.

Como o aprendizado é um espelho do ensino, qualquer projeto que leve a uma real melhora  do processo ensino aprendizagem é relevante.

A aprendizagem depende muito do estado emocional do aluno. O professor é quem determina o “clima da sala”. Um professor com mais entusiasmo, motivação para ensinar e com habilidade de ensinar como se aprende, vai facilitar e acelerar a aprendizagem de seus alunos. E isso não depende só de salário e condições ambientais, mas principalmente de saber como acessar estados emocionais e habilidades mais adequados para o ensino e a aprendizagem.

Objetivo:

O projeto objetiva trabalhar com professores da escola pública para melhorar a auto-estima, a motivação e a habilidade de ensinar de maneira  prazerosa e eficaz.

Material e Métodos:

Realização de Curso Básico de PNL aplicada à Aprendizagem de 20 horas de duração. O curso será participativo e prático, pois “o aprender está no fazer”.

Conteúdo do curso:

Pressupostos da PNL

Modelo da PNL de comunicação e mudança

Como criamos nossas emoções, sentimentos e estados

Como criar motivação e autoestima

Estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas

Níveis neurológicos da aprendizagem

Como criar empatia e dar feedback

Linguagem e imagens mentais

Comunicação e estilos de pensamento

Objetivos na aprendizagem

Como usar o mapa mental

Estratégias de aprendizagem e memória

Facilitadores:

Pessoas formadas em PNL em nível de Master ou Trainer, dispostas a fazer trabalho voluntário em prol da educação.

Material de Apoio:

MANUAL DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA APLICADA À APRENDIZAGEM (elaborado por Jairo Mancilha, presidente do 1º Congresso Latino-Americano de PNL)

Avaliação da eficácia do projeto:

Avaliação subjetiva:  realizada através de um questionário avaliando satisfação profissional e motivação dos professores antes e um mês após a realização do projeto.

Avaliação objetiva: realizada através de comparação da estatística de aprovação, notas, freqüência e problemas disciplinares no ano anterior e no ano após a realização do projeto.

Referências bibliográficas:

  1. MANUAL DE PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA (Joseph O’Connor) Qualitymark
  2. SOLUÇÕES (Leslie Cameron Bandler) Summus Editorial
  3. SAIBA USAR A CABEÇA (Diane Beaver) Cultrix
  4. USANDO SUA MENTE (Richard Bandler) Summus Editorial
  5. MODERNAS TÉCNICAS DE PERSUASÃO (Donald J. Moine & John H. Herd) Summus Editorial
  6. REVOLUCIONANDO O APRENDIZADO (Janete Voss e Von Dryden)  Makron Books
  7. TRAIN SMART– ENSINANDO E TREINANDO COM INTELIGÊNCIA  (Rich Allen) Qualitymark
  8. APRENDIZAGEM DINÂMICA Volume I e II (Robert Dilts) Summus Editorial

Observação

O manual de apoio (apostila) está sendo revisado e será disponibilizado via Internet