Como início do meu trabalho aqui no Golfinho trarei filmes e séries que utilizam PNL de forma direta ou indireta.
Como primeira recomendação quero falar para vocês uma série disponível em streaming na Universal e na Claro, em séries, BULL
Esta série que tem Steven Spielberg como um de seus produtores, acompanha os membros do Trial Analysis Corporation (TAC), uma firma de consultoria de julgamentos comandada pelo Dr. Jason Bull, psicólogo e especialista na “ciência de julgamentos”. Bull usa sua experiência e técnica e as de sua equipe para não apenas selecionar os jurados mais adequados para seus clientes, mas também para orientar os advogados sobre que argumentos deverão usar para convencer os jurados a votar pela absolvição.
Onde entra PNL, bem ela não só entra como são poucos episódios em que suas técnicas não são utilizadas de alguma maneira, inclusive umas das personagens principais, Marissa Morgan auxiliar direta de Bull, é psicóloga e especialista em Neurolinguística.
Isto por si só já mostra a relevância que os produtores dão a série.
Em vários episódios você encontrará a utilização de rapport, uso de metaprogramas (principalmente na seleção dos jurados), mudança de sistemas representacionais, técnicas de interrupção de padrão e mudança de posições perceptuais.
Claro que nem tudo são flores, algumas vezes o roteiro força demais para conseguir a solução favorável para o dr. Bull, o que torna o resultado de certos episódios um pouco inverossímeis e nem todas técnicas utilizadas vêm da PNL, mas mesmo assim isto não prejudica a criatividade e a maneira como os julgamentos fluem e são resolvidos.
Caso você goste de analisar perfis de metaprogramas e queira ver a PNL em ação recomendo esta série. Certamente trará diversão e muitos aprendizados.
Getúlio Barnasque -Trainer de PNL