Termo do Mês - Fevereiro de 2017
Metáfora é a comunicação indireta através de uma história ou figura de linguagem implicando uma comparação. Em PNL, a metáfora abrange similaridades, histórias, parábolas e alegorias. Implica, de forma aberta ou oculta, que uma coisa é como outra. Uma metáfora linguística acontece quando você descreve uma coisa em termos de outra. Por exemplo: tempo é dinheiro. Usar uma metáfora é uma maneira rápida de enviar uma mensagem fácil de ser entendida.
O que é exatamente uma metáfora? No livro de George Lakoff e Mark Johnson, Metáforas da Vida Cotidiana, encontramos: "A essência da metáfora é a compreensão e a experiência de uma coisa em termos de outra".
Nós gostamos dessa simples definição por inúmeras razões. Primeiro, ela reconhece que a metáfora captura a natureza essencial de uma experiência. Segundo, a definição reconhece que a metáfora é um processo ativo que está exatamente no centro da nossa própria compreensão, na nossa compreensão dos outros e de todo o mundo a nossa volta. Terceiro, ela admite que a metáfora é mais do que uma expressão verbal. As metáforas também são expressas não verbalmente por gestos, sons, objetos e imagens. Em outras palavras, tudo o que a pessoa diz, vê, ouve, sente ou imagina tem potencial para ser uma metáfora que representa outra experiência.
Nós usamos as metáforas não somente para compreender as nossas próprias emoções, como também tentamos encaixar as emoções e o comportamento das outras pessoas na nossa própria maneira metafórica de enxergar o mundo. O que nós achamos que elas devem fazer e os conselhos que damos, irão se originar, em grande parte, das nossas próprias metáforas.
As metáforas também criam uma maior compreensão entre as pessoas e um rapport mais forte. Como você bem pode adivinhar, quando duas pessoas têm muitas metáforas conflitantes, isso é muitas vezes, a receita para uma má comunicação. Por exemplo, quando uma pessoa "anda em marcha lenta" e outra tem "pavio curto" e quer "acabar logo com isso", elas certamente irão discordar em como expressar suas emoções e provavelmente vão entrar em conflito.
A metáfora é indispensável. Não podemos falar sem metáforas. Não conseguimos pensar sem metáforas. E nunca teríamos evoluído como seres humanos conscientes sem metáforas.
Devido à importância que as metáforas ocupam na nossa vida diária Golfinho publica todos os sábados uma nova metáfora que vem se somar as mais de 1200 metáforas existentes no site “O mundo das metáforas” que foi criado exclusivamente para a divulgação de metáforas.
Temos também uma seção de livros de Metáforas.
Para mais informações utilize a pesquisa interna do site: metáforas
Termo do Mês - Fevereiro de 2017