Artigo do Mês

Eles "acham que sabem" o que você está pensando e sentindo...

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 07/08/2019

Eles "acham que sabem" o que você está pensando e sentindo...
...e não faz sentido em negar! Eles não são clarividentes apenas pensam que são.

Pare por um momento e descubra o que existe de comum nos comentários abaixo.

  • Obviamente que você está chateado comigo – você está franzindo a testa para mim!
  • Ele está de mau humor hoje – não falou com nenhum de nós.
  • Eles estão falando de mim de novo – posso dizer isso da forma como eles estão rindo!
  • Cruzar os braços quando estiver falando com alguém significa que você está na defensiva!

Resposta: em cada caso, a pessoa que está falando, a quem chamaremos de desafiador, decidiu que "sabe" o que os outros estão pensando e sentindo – simplesmente observando o comportamento deles!

Eles acham que "conhecem" a sua mente

E o desafiador não tem dúvidas sobre isso: eles sabem que estão certos – sobre nós.

E é por isso que não vale a pena se defender. Eles pensam que sabem o que o seu comportamento significa – eles leram em um livro ou estão baseando o desafio deles ao observá-lo no passado.

Franzindo a testa?

Obviamente isso significa que a pessoa que está franzindo a testa está chateada. E que a carranca não poderia significar mais nada. A ideia de que a pessoa está franzindo a testa porque está se concentrando ou porque está com dor de cabeça simplesmente não ocorre para o desafiador.

Não está falando?

Isso só pode significar que a pessoa calada está de mau humor! O silêncio dela não poderia ter algo a ver com o fato de que ela está tentando terminar um trabalho urgente ou que chegou a um ponto complicado no projeto?

Eles estão rindo de mim!

Mais uma vez, isso pode significar muitas coisas diferentes. Sim, pode significar que estejam rindo do desafiador. Ou eles poderiam estar rindo de uma piada que alguém contou naquela hora.

Cruzando  os braços?

Bem, todo mundo sabe o que isso significa, não é? Está em todos os livros de linguagem corporal. (E, infelizmente, não está muito longe da verdade: muitos livros sobre habilidades de comunicação perpetuam esse mito.) A realidade é que muitos de nós cruzamos os braços simplesmente porque é mais confortável!

O padrão 'anexar significado' da PNL

Na Pegasus, chamamos essa crença de "anexar significado" e é chamada de Equivalência Complexa na terminologia tradicional da PNL. É um dos modos de pensar "nebulosos" identificados no maravilhoso Metamodelo.

Cada um dos padrões do Metamodelo descreve um padrão comum de "pensamento nebuloso" – um modo de pensar comum, mas frequentemente defeituoso, que pode levar a problemas na vida pessoal e a dificuldades de comunicação com os outros.

Ao anexar significado, nós anexamos o nosso significado, ou importância, ao comportamento ou à linguagem corporal da outra pessoa. Nós, baseados em nossos próprios pensamentos e crenças, decidimos o que a linguagem corporal deles ‘significa’’ ou representa ou nos diz sobre eles.

Então nós temos sensações sobre o significado que nós atribuímos a ele! Esquisito!

Como aprendemos a anexar o nosso significado ao comportamento deles

Aprendemos a pensar assim quando somos muito jovens. Fazemos isso copiando outras pessoas que usam isso em nós. E, de acordo com nossos adolescentes, a maioria de nós se torna altamente qualificada nessa "habilidade".

Funciona assim:

1. Você se concentra no comportamento de alguém, no estilo da roupa ou no modo de falar.

2. Você então decide o que isso significa:

Pat não está sorrindo muito hoje: (o que significa) eu o aborreci.

Kathie sorri demais: (o que prova) ela é muito superficial.

Minha chefe não me cumprimentou da maneira habitual e alegre: (então) ela deve estar aborrecida comigo.

Tendo decidido o que significa o comportamento deles, agora nos sentimos irritados ou magoados com ele.

(Pense nisso: ficamos irritados ou magoados, não pelo comportamento deles, mas pelo que nós decidimos que eles estão pensando ou sentindo!)

Então nós ficamos de cara amarrada ou os desafiamos, ou os acusamos de nos entender mal ou nós os evitamos.

Todo mundo usa Anexando Significado, alguns com mais frequência do que outros. É especialmente comum em grupos de pessoas que estão familiarizadas umas com as outras, como famílias, relacionamentos amorosos, amizades e colegas de trabalho!

E é o responsável por muito estresse no relacionamento.

O que fazer sobre isso?

Não se sente à vontade por dito o que você está pensando ou sentindo, especialmente se for falso! Então, nos sentimos magoados pela acusação e tentamos nos defender contra a injustiça – apenas para entrar em mais uma discussão com ele.

Eles acreditam que estão certos. Argumentar com eles só fortalecerá essa crença. Felizmente, há uma maneira melhor.

Quando você estiver fazendo o Anexando Significado

Reconheça que você está anexando o seu próprio significado ou importância ao comportamento deles. Agora, lembre-se de que você não tem provas para a sua conclusão – é apenas um palpite. E então, se for apropriado, pergunte a eles como estão pensando ou se sentindo.

Quando você estiver na extremidade receptora do Anexando Significado

Aceite-o pelo que ele é. Eles provavelmente têm uma crença antiga de que "sabem" como as pessoas estão pensando ou se sentindo. Nesse caso, é improvável que você mude a crença delas. No entanto, se alguém usar frequentemente o Anexando Significado para acusá-lo, você poderá fazer uma pergunta esclarecedora da seguinte maneira:

Acusação:

Você sempre olha para o lado quando estou falando com você – você nunca me dá toda a sua atenção! Você está me desrespeitando!

Pergunta:

Você já desviou o olhar enquanto ouvia alguém... porque precisava pensar sobre o que essa pessoa tinha acabado de dizer – e não se sentiu desrespeitado por ela?

Fazer isso uma ou duas vezes não vai mudá-la. Crenças antigas não mudam muito facilmente. Mas elas são menos propensa a usar a acusação Anexando Significado com tanta frequência com você no futuro.

(Uma coisa, no entanto... certifique-se de que a sua pergunta esclarecedora seja colocada de maneira suave e indagadora. Retaliações furiosas ou defensivas não funcionam muito bem!)

É óbvio... quando você puder reconhecê-las!

Uma vez que você saiba sobre Anexando Significado, o padrão começa a perder a sua força.

É verdade que você precisa se lembrar disso de tempos em tempos para não se apaixonar por ele. Mas simplesmente entender o que está acontecendo é fortalecedor. Você não precisa ser uma vítima – ou usá-lo para, sem querer, vitimizar os outros.

Sim, pode ser doloroso estar no lado receptor, especialmente se você não sabe reconhecer o padrão que eles estão usando. Pode até ser irritante, novamente, se você não sabe como eles estão pensando – embora agora você saiba o que está acontecendo:

Eles não são maus, rancorosos, antagônicos, etc.

Eles estão apenas usando um padrão de pensamento muito comum que aprenderam ainda muito jovens.

Lembre-se, não é pessoal. É o condicionamento deles...

O artigo original "They ‘just know’ what you’re thinking and feeling..." encontra-se no site: https://nlp-now.co.uk/

Categoria: