Artigo do Mês

Eliminando a ansiedade do seu futuro

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 05/06/2019

Tenho conversado ultimamente com muitos estudantes que se sentem inseguros e geralmente ansiosos. Eventos mundiais e a política parecem estar contribuindo para isso. É difícil ligar o rádio ou a TV sem ouvir falar de alguma nova calamidade: a mudança no clima, o último bombardeio ou tiroteio, mercados econômicos que surtam a cada novo rumor. É como olhar para um acidente de trânsito: nós somos atraídos por todas as coisas assustadoras que acontecem lá fora, mesmo quando percebemos que as más notícias são exageradas para aumentar os índices de audiência.

Podemos desligar a notícia mas e quanto ao sentimento de ansiedade em relação à nossa própria vida? Nas gerações passadas, a vida parecia mais simples e mais estável. Casamentos e empregos duravam a vida toda. Você não se preocupava com o que estava acontecendo no mundo porque você não tinha a informação. Você tinha apoio da família e conhecia os seus vizinhos. A vida nem sempre era um paraíso, especialmente para algumas pessoas, mas parecia mais previsível.

Hoje, os casamentos podem terminar antes que a tinta da certidão de casamento seque. Empregos dependem de lucros trimestrais quase mais do que de um bom desempenho ou de um trabalho duro. Nossas famílias moram a milhares de quilômetros de distância e mal conhecemos nossos vizinhos. É fácil se sentir tenso com todas as coisas que você não pode controlar. Nós nos sentimos ansiosos.

Quando nos sentimos ansiosos, estamos imaginando um resultado ruim para algo que ainda não aconteceu, certo? Podemos estar estabelecendo metas, fazendo afirmações e trabalhando muito para obter os resultados que queremos. Mas se estamos ansiosos e preocupados com isso, em algum lugar da nossa mente, estamos imaginando o resultado que nós não queremos. Alguma parte de nós acredita que o bicho-papão está esperando lá fora no futuro, pronto para puxar o nosso tapete.

Pense nisso: por que você estaria ansioso com o pagamento das contas do próximo mês? É porque parte de você acredita que você pode não conseguir dinheiro suficiente para pagar as contas. Por que você ficaria ansioso sobre um discurso ou uma apresentação futura? É porque em algum lugar você tem a imagem de si mesmo falhando miseravelmente. Por que você estaria preocupado em dirigir numa estrada de terra? É porque você estaria considerando a possibilidade de derrapar com o barro e sofrer um acidente.

“Mas espere, Dr. Matt. Essas desgraças já me aconteceram no passado. É apenas bom senso pensar que elas possam acontecer de novo no futuro.”

Você realmente quer que as falhas do seu passado determinem o seu futuro? É isso o que você faz quando usa as experiências passadas e as projeta no futuro com a sua ansiedade.

Nos meus workshops, eu ensino um processo baseado na Programação Neurolinguística (PNL) e inicialmente desenvolvido pelo meu pai usando a sua “linha do tempo”. Eu ajustei o processo e ele evoluiu para a terapia Mental Emotional Release® (MER). Nós o usamos para uma série de questões, incluindo PTSD, fobias, bagagem emocional e crenças limitantes. Também usamos isso para liberar a ansiedade e projetar resultados positivos no futuro. Veja como funciona.

1 - Estabeleça a sua linha do tempo. Nossas mentes inconscientes nos organizam – nossas memórias, nosso presente, o que antecipamos no futuro – usando o tempo. Se você parar e pensar sobre isso, você sabe onde essa linha do tempo está em relação ao seu corpo. Traga à memória um evento do seu passado. Quando você pensa sobre ele, onde ele está em relação ao seu corpo? Muitas pessoas experimentam o passado atrás delas, mas também pode estar à sua esquerda ou à sua direita. Agora pense em algo que estará acontecendo no futuro. Onde ele está em relação ao seu corpo? Na sua frente? Na esquerda ou na direita? Apenas observe que você pode traçar uma linha entre onde está o seu passado e onde está o seu futuro. Essa é a sua linha do tempo.

2 - Agora pense em um evento específico no futuro sobre o qual você está ansioso. Talvez seja uma apresentação ou uma conversa difícil que você precisa ter. Pode ser a hora do mês em que você se senta para pagar as contas. Tenha esse evento específico claramente na sua mente e observe como você se sente a respeito dele. Você pode cerrar os dentes ou sentir o estômago embrulhado. Você pode estar com uma sensação de pânico ou de desespero. O que quer que você sinta, apenas observe.

3 – Agora pense no melhor resultado possível para esse evento. O que seria essa conclusão bem-sucedida? Como é que seria isso? O que deveria acontecer para que você saiba que teve sucesso? Por exemplo, talvez você pague facilmente todas as suas contas e ainda sobre algum dinheiro. Obtenha uma imagem do sucesso tão clara quanto possível, mesmo que você não saiba como isso pode acontecer.

4 - Agora feche os olhos e simplesmente flutue acima da sua linha do tempo até o futuro, até 15 minutos após a conclusão bem-sucedida do evento. Flutue por um momento acima do seu melhor resultado possível. (Não se preocupe em fazer isso tudo exatamente certo. Basta entrar no jogo.)

5 - Flutue para baixo e no momento 15 minutos após a finalização bem-sucedida do evento. Observe o que você vê, ouve e sente nesse momento. Permaneça por uns momentos para aproveitar o seu sucesso.

6 - Quando você já tiver tido a experiência clara desse momento, flutue de volta para a sua linha do tempo e volte ao momento presente. Abra os olhos, respire profundamente algumas vezes e olhe em volta da sala.

7 – Por fim, lembre daquele evento no futuro sobre o qual você estava ansioso. Ao pensar nele, repare como se sente. A sua atitude sobre o evento está diferente? Você se sente mais confiante, mais capaz? E pode ver como a sua nova atitude pode levá-lo a um resultado melhor do que aquele da antiga ansiedade?

Para a maioria das pessoas, esse simples exercício elimina ou diminui substancialmente a ansiedade. A mudança na atitude parece tão natural que eles têm dificuldade para acreditar que estavam ansiosos em relação a isso no princípio. Use esse processo para projetar os resultados desejados no seu futuro, não os que você não deseja.

Para o seu empoderamento TOTAL!

Mahalo, Dr. Matt

O artigo original "Clearing Anxiety From Your Future" encontra-se no site: www.drmatt.com

Categoria: