A mudança da imagem motiva você?

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 09/07/2019

Uma das coisas mais úteis que você deve saber é como você se motiva para fazer algo. Se você não consegue se motivar o suficiente para realizar uma tarefa necessária, talvez esteja na hora de mudar a sua visão.

Claire queria mudar a sua carreira e trabalhar em uma corretora. Em três ocasiões, ela chegou na etapa da entrevista e foi dispensada. Ela sentia que havia uma informação adicional que ela precisava apresentar nas suas entrevistas para torná-la uma séria concorrente ao cargo.

Claire sabia:

• O que tinha que fazer;

• Ela sabia para quando tinha que fazer (ela tinha uma entrevista na próxima quarta-feira);

• Mesmo assim, ela não conseguia se dispor a executar a tarefa.

Claire disse que precisava elaborar para a entrevista uma análise da projeção de preço das 100 principais ações, mas continuava adiando a tarefa. Enquanto falava, suas mãos pareciam estar empurrando continuamente um objeto imaginário para baixo do pé esquerdo dela. "E por que o gesto da mão?", perguntei.

Claire disse: "Acho que sou eu empurrando a tarefa para longe. Eu não quero fazer, então continuo empurrando-a para que ela fique pequena, escura e bem distante.” Perguntei a ela o que aconteceria se ela aparecesse no dia da entrevista sem a projeção das ações. Claire parecia incomodada e ficou em silêncio.

Elicie a sua estratégia para ficar motivada

Perguntei a Claire se ela já havia executado uma tarefa semelhante e o que era diferente dessa vez. Ela disse que quando realizou a tarefa com sucesso, ela estava motivada e viu a tarefa como "grande, brilhante e pulsante em intensidade, colorida e bem perto" do seu rosto. E o que a motivou, perguntei. Ela percebeu que foi o fato de que os outros queriam que ela fosse bem-sucedida na tarefa. Aproximação é a estratégia de motivação da Claire para realizar uma tarefa semelhante com sucesso. Eu pedi que ela fingisse que eu era uma temporária que veio preencher a função dela, e descrever o que ela estava "vendo", "sentindo", "dizendo" para si mesma que a motivou a concluir com sucesso a tarefa.

• A principal diferença entre o estado "motivado" e "desmotivado" da Claire estava em quão colorida e próxima ela imaginava a tarefa. Ela praticava trocando a imagem desmotivada "pequena", "opaca" e "distante" para enxergá-la como "grande, brilhante, colorida e perto" do rosto. Agora ela realmente se sentia motivada e foi capaz de descrever cada parte do processo ligado à realização da tarefa com sucesso.

Finalmente, perguntei a Claire se ela tinha um cronograma para a conclusão e ela disse com confiança: "Sim, agora estou motivada para fazer o trabalho e vou concluí-lo na segunda-feira à tarde."

Mudando imagens muda a motivação

Coisas que um coach de PNL irá perceber quando você contar a sua história:

  • Sistemas Representacionais (o que você ‘vê’, ‘ouve’ e ‘sente’). O coach irá perceber como você está imaginando, sentindo e armazenando os seus pensamentos sobre realizar uma tarefa indesejada;
  • Orientação. A direção que a conversa está tomando, a postura corporal e gestos como apontando;
  • Links. Como você junta cada parte da sequência da informação. Por exemplo, você primeiro “vê” alguma coisa no ambiente externo, isso dispara uma “sensação” externa e depois traz lembranças de ‘imagens’ ou ‘palavras’.
  • Efeito. Qual é o resultado obtido usando cada etapa do seu processo de pensamento? Quão motivado você está para fazer a tarefa? Isso dá o resultado que você quer? Se não, o que precisa mudar?

Identificando a sensação

Muitas vezes é uma sensação que precisa ser mudada. Thelma tinha a "sensação" de uma nuvem escura e pesada sobre a parte de trás do lado esquerdo do cérebro cada vez que se sentia estressada por ter que escrever todas as suas conclusões antes da data limite.

Primeiro veio a sensação, depois ela viu imagens de muitas páginas de um artigo na frente do rosto dela de tal modo que isso encobria a visão dela. Cada artigo representava um projeto diferente, e isso fazia ela se sentir que o trabalho não terminava nunca, e que ela não podia sozinha se concentrar inteiramente em uma única parte do trabalho.

Mudando a sensação para uma imagem organizada

Eu perguntei a Thelma o que aconteceria se os projetos não estivessem todos tentando atrair a atenção dela diretamente no rosto, supondo que cada projeto fosse uma folha de papel colocada em uma linha ordenada da esquerda para a direita no nível do chão.

Thelma disse que o que a motivaria seria se ela pudesse escolher uma página do artigo rotulada como "projeto" de cada vez, e aproximasse a imagem o suficiente para estar dentro da visão dela, mas não o suficiente para bloquear a visão. Ela se concentraria em apenas uma tarefa de cada vez, certificando-se de que ela conhecia o processo para executar a tarefa antes de começar, e se daria uma recompensa por concluir no prazo.

Pense na motivação

Se você não consegue realizar uma tarefa que realmente conhece, pergunte-se: “Quais são as ‘imagens’ e ‘sensações' que eu associo ao realizar essa tarefa? E como posso mudá-las e torná-las mais motivadoras para mim?”

O artigo original "Does Changing Pictures Motivate You?" encontra-se no site: www.positivehealth.com/articles/nlp/

Categoria: