Como dissipar a raiva e livrar-se dela

Escrito por: 

Publicado em: 

ter, 12/01/2016

O controle da raiva é praticamente um campo próprio, dentro da psicologia. E você, com as corretas técnicas de liberação da raiva, pode desfazer-se dela fácil e naturalmente.

"Agarrar-se à raiva é como segurar um carvão quente com a intenção de jogá-lo em outra pessoa; você é o único que se queima." – Buda

Alguns anos atrás eu visitei um café e encontrei uma funcionária que me permitiu descobrir uma surpreendente estratégia cognitiva que ela havia desenvolvido inconscientemente para liberar a raiva com facilidade. Ela era uma jovem entre 17 e 21 anos (pura suposição). Num primeiro momento, ela não parecia ter nada de excepcional, nem mesmo era fascinante, porém parecia equilibrada e envolvida com o seu ambiente. Quando conversei com ela, descobri que ela tinha (pelo menos) uma habilidade muito interessante. Ela me disse que quando criticada, nunca ficava com raiva por muito tempo!

Eu pensei – isso parece ser uma habilidade quase perfeita. Quando pressionei mais, descobri que ela tinha criado uma estratégia interna tipo "sistema de propulsão" que funcionava muito bem para ela. Então, depois de eliciar essa estratégia, eu a ensinei para muitos outros, a maioria dos quais a considerou extremamente eficaz! Então...

Técnica de PNL de Jonathan Altfeld para livrar-se da raiva

Aqui temos uma estratégia ou técnica de PNL para nos ajudar a superar ou vencer os sentimentos da raiva. Funciona muito bem!

Sempre que você achar que está em um estado furioso induzido por ouvir alguém dizer algo desagradável:

1. Ouviu alguém dizer algo desagradável.

2. Permita que a sua cabeça comece a se encher normalmente com a tensão e deixe que a reação normal 'comece' (isto é, quando você 'puder' agir com uma reação imediata).

3. Crie uma motivação "afastando-se":

  • Faça uma ponte ao futuro das reações de raiva ao comentário dessa pessoa, ao longo do tempo, imaginando que carrega junto essa raiva que você permitiu apoderar-se do seu futuro próximo.
  • Faça as imagens maiores – amplifique os negativos.
  • Ouça as potenciais conversas futuras com toda a raiva sendo liberada.
  • Aumente o volume – amplifique o negativo.
     

4. Imagine uma fuga para longe.

5. Dissocie-se a partir da sua experiência atual, permitindo que a raiva assuma o estado atual. Dissociar-se também significa escapar da presença do antagonista (para ela, atendente).

6. Crie uma motivação "em direção":

  • Crie um pensamento positivo. Um tempo onde tudo estava EXCELENTE (para ela isso era originalmente visual construído e também associado). Amplifique as imagens e as submodalidades!
  • Permita que uma sensação boa entre no seu corpo nos músculos em volta dos ombros em direção ao pescoço (na parte superior). Comece o relaxamento por ali. Aumente a sensação, torne-a prazerosa.
  • Permita que a postura mude. Relaxe. Permita que a mente fique serena.
  • Ouça a si próprio dizendo: "Que RESULTADO completamente diferente."
     

Pode ser que você precise praticar até ficar bom em fazer isso corretamente dentro da sua cabeça. Isso funciona com muito sucesso para a maioria das pessoas! Faça um teste e preserve alguns dos seus relacionamentos problemáticos!!!

O artigo original "How to Diffuse Anger & Let go of Anger" encontra-se no site www.altfeld.com

Categoria: