Dicas para falar em público

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ter, 11/04/2006

Todos nós, pelo menos uma vez na vida, já tivemos que falar em público numa ocasião formal ou mesmo numa reunião informal. Esse artigo é resultado da modelagem de inúmeros excelentes oradores públicos - alguns com treinamento em PNL e outros não. As ideias e sugestões apresentadas aqui farão uma tremenda diferença na sua atuação como orador em público. Isso inclui o seu estado, o estado da audiência, dicas de como montar o seu discurso, o seu modo de falar, como ancorar a audiência, como acrescentar um "algo mais" ao discurso e como se aperfeiçoar no futuro.

O seu estado

Vamos começar com uma ressignificação: é bom ficar um pouco nervoso! Isso o deixa ativo e atento. Aqui estão algumas ideias para garantir que você mantenha um bom estado ao falar em público.

  1. Excelentes oradores praticam, e não importa quão espontânea pareça a fala deles. Um orador me disse que ele ensaia até 8 vezes antes de se apresentar perante uma audiência. Outro me contou que ele pode sonhar estar fazendo o seu discurso - e que algumas vezes o faz! Ironicamente, quanto mais você ensaiar, mais espontâneo você parece, porque pode mudar de assunto e retornar facilmente ao tema inicial.
    Escreva um esboço do que você quer dizer e depois fique de pé na frente de um espelho, de um amigo, com um gravador ou uma câmara de vídeo e ensaie até se sentir confortável. Estar preparado é a sua maior ferramenta contra o nervosismo (ou se você tiver uma estratégia de "mover-se em direção à" para ficar relaxado e se sentir no controle).
  2. Saber como redigir notas é essencial. Existem duas regras que devem ser usadas para escrever notas: "pouco e grande." Lembre-se: você ensaiou e está familiarizado com aquilo que vai falar. Portanto escreva tão pouco quanto possível. Não escreva as frases por inteiro; ao contrário, escreva palavras ou trechos que lhe recordem o que você quer falar.
    Invista em duas canetas de marcação de cores diferentes e escreva com letras grandes em negrito aquilo que pode ver facilmente apenas dando um olhar rápido nas suas folhas. Mudar as cores no final de cada ideia irá tornar as suas notas mais legíveis. Se você estiver digitando, use uma fonte grande. Você quer que a sua fala seja fluente porque isso irá ajudá-lo a ficar mais relaxado. Isso também o liberta para prestar mais atenção na audiência para obter rapport ou para ancorar estados. Empacar no meio da palestra tentando decifrar as suas notas pode ser embaraçoso. E a sua audiência pode ficar irritada.
  3. Respire com o diafragma porque isso o deixa relaxado. Fale com a sua laringe aberta. (Uma maneira de fazer isto é visualizar que ela está aberta.)
  4. Use o padrão swish para se colocar em qualquer estado que o ajude a obter um desempenho máximo.
  5. Além de tudo que está acima, seja apenas você mesmo. Não faça o erro de "Fulano de tal é um grande orador. Vou imitar a maneira dele falar e também ser um grande orador." Os melhores oradores são apenas eles mesmos ... no seu melhor desempenho.

O estado da audiência

Aqui nós temos dois itens: logística e ancoragem.

  1. A primeira regra é "não chegue na hora". Ao contrário, chegue cedo e faça uma verificação "CALT." Isso ajuda colocar a audiência num estado desejável para ouvi-lo. Não fazer isso pode ser uma receita para o desastre.

    Cadeiras: tenha certeza de que a disposição das cadeiras foi arranjada para se adaptar melhor ao seu estilo. Você prefere as cadeiras em fila ou em semi círculo? A que distância você quer ficar da audiência? Se você não conseguir fazer mudanças na configuração da sala, visualize dando a palestra e se pergunte o que você pode fazer para que ela transcorra o mais tranquila quanto possível.

    Um orador me contou que deu conferências em duas faculdades diferentes no Arizona. Apesar do fato das audiências serem muito parecidas, uma conferência foi excelente e a outra um fracasso completo. Por que? Na primeira, ele estava num ambiente informal que se adaptava melhor ao seu estilo. A segunda, era num grande auditório em que ele teve que usar um pódio num tipo de palco. Você deve indagar antecipadamente que tipos de salas estarão disponíveis porque assim você pode organizar a palestra na configuração que mais lhe agrade.

    Áudio: verifique cuidadosamente o microfone e o sistema de som e tenha certeza de que ele está funcionando. Pratique com o microfone para que você se sinta confortável e familiar antes de começar a sua palestra. Consiga que alguém sente no fundo da sala e sinalize para você se o som não estiver alto o suficiente. Você quer que a audiência ache uma experiência agradável ouvir você.

    Luzes: Normalmente é bom que as luzes estejam acesas no máximo. Primeiro porque a audiência será capaz de vê-lo melhor bem como qualquer objeto que você possa usar. Depois porque isso contribui para que eles permaneçam acordados!!!

    Temperatura: faça uma avaliação de como a sala irá parecer quando a audiência estiver completa. Quanto de ar frio ou de calor será necessário? Você não quer que eles fiquem com calor nem com frio. (A propósito, lembre-se de colocar uma garrafa de água e copo para você.)

  2. Além de qualquer âncora de palco que você quiser estabelecer, lembre-se que existem três âncoras que podem ser estabelecidas automaticamente a seu favor: nomes, aniversários e lugares ("NAL").

O nome das pessoas ou da empresa tem um cinestésico positivo muito forte e por isso lembre-se de usá-los muitas vezes durante a sua palestra!

Considere qualquer evento que ocorreu na mesma data da sua palestra e que seja relevante porque aniversários também têm um cinestésico forte. Por exemplo, você está dando uma palestra sobre o meio ambiente: "hoje fazem exatamente dois anos que seis dos nossos adolescentes foram levados as pressas para a emergência depois de nadarem nas águas poluídas do lago..." Um bom almanaque pode lhe dar referências dos eventos que aconteceram em cada dia do ano.

Do mesmo modo, lugares são carregados com um cinestésico forte. Usando o exemplo acima, se do lugar em que você estiver, puder ver o lugar em que as pessoas estavam nadando, apontando você poderia dizer: "e foi exatamente neste local que seis dos nossos adolescentes estavam nadando antes de serem levados as pressas para a emergência..."

O próprio discurso

Considere antecipadamente qual é o propósito da sua palestra. Existem três áreas importantes: influenciar, instruir e persuadir. Isto é, o que você quer: que a audiência se sinta diferente sobre o seu assunto, aprenda algo na sua palestra ou acredite em algo como resultado da sua palestra? Depois que você decidir sobre uma ou mais dessas áreas, pense com atenção e especificamente sobre o que quer influenciá-los, sobre o que quer que eles aprendam ou em que acreditar.

Uma vez, eu estive presente numa palestra sobre nutrição. O orador falava e falava sobre os desafios de comer nutritivamente no mundo de hoje. Tudo na sua palestra estava ótimo, exceto uma coisa: ele devia discutir as maneiras de comer com mais nutrição e ele omitiu isso na sua fala! O organizador da palestra tentou duas vezes, mas o palestrante não compreendia as interrupções, e no final desapontou a audiência.

A sua observação inicial é o que conecta você com a sua audiência, portanto considere cuidadosamente o que dizer. Tipicamente, você compassa a experiência corrente deles. Isso varia dependendo do tipo de grupo a quem você está falando. Um modo de se fazer isso é mencionar algum evento atual que provavelmente esteja na cabeça deles e então conduzir isso para a sua fala. "Todo mundo ainda está chocado pela terrível tragédia que ocorreu na semana passada ... e hoje eu gostaria de falar a vocês sobre ..."

Não organizar o corpo principal de uma palestra é onde muitos oradores falham. Lembre-se: você já conhece e compreende sobre o que quer falar mas a sua audiência não. O que parece estar perfeitamente claro para você pode ser difícil para eles compreenderem. Uma regra muito prática é usar um metaprograma global-específico-global.

Inicie dando uma visão geral do que você vai falar (global): "Existem três problemas importantes que terão que ser discutidos hoje a noite: as razões do aumento da poluição, os perigos decorrentes e o que pode ser feito."

Quando você entrar no específico, indique quando for mudar de um ponto para o seguinte para ajudá-los a acompanhar o que você está falando. "Tendo discutido as razões para o aumento da poluição, vamos agora falar sobre os perigos decorrentes..."

Nos seus comentários de encerramento, resuma primeiro o que você disse (global). Depois decida que estado que você quer deixar com eles e cuidadosamente considere quais são os comentários que irão deixá-los neste estado. Mantenha em mente que essa é a impressão que eles irão levar para casa, e por isso tenha certeza de concluir bem. "Nós temos somente um planeta para viver, portanto vamos cuidar dele para que ele possa cuidar de nós!"

O seu modo de falar

A diversidade enriquece a sua fala bem como o ajuda a se conectar com diferentes tipos de pessoas na sua audiência. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso.

  1. Bons oradores apelam para todos os sistemas representacionais. Tipicamente, eles ficam de pé o que obriga a audiência a olhar para cima e ir para o visual. Alguns falam num compasso rápido (visual) e outros num compasso mais moderado (auditivo). Virtualmente todos bons oradores pronunciam claramente (auditivo digital) e não tem voz monótona (auditivo tonal). E virtualmente todos eles usam uma linguagem rica e vívida bem como muitas palavras cinestésicas. Um orador me contou que "a 'técnica' mais segura é simplesmente ser sincero e falar direto do coração" (cinestésico).
  2. Considere quem é a sua audiência e você saberá quais predicados a serem encorajados. Algumas vezes você estará falando para um grupo misto, geral e vai querer falar em todos os sistemas representacionais. Porém outras vezes, o grupo pode ser mais homogêneo. Por exemplo, eles são floristas, arquitetos, advogados, músicos ou terapeutas?!
  3. Varie os operadores modais. Afinal, existem coisas que nós temos que fazer para parar a poluição, coisas que podemos e queremos fazer, bem como outras que nós esperamos fazer.
  4. Para encorajar todos na audiência, você também vai querer subir e descer na hierarquia das ideias. Tenha certeza de fazer algumas afirmações abstratas sobre a poluição bem como algumas muito específicas.
  5. Sem dúvida considere os diferentes valores que as pessoas podem ter sobre o seu assunto. Por exemplo, algumas pessoas podem ver a poluição como algo perigoso e insalubre, outras podem vê-la como destruidora da beleza da natureza, enquanto outras se preocupam com o enorme custo exigido para eliminá-la.
  6. E não vamos nos esquecer que na audiência existem os semelhantes e os diferentes. Esteja seguro de utilizar marcadores linguísticos para captar a atenção de todos. "Certamente muitos de vocês irão discordar mas ..." "Tudo se resume a ..." "A política governamental tem sido efetiva, mas nós gostaríamos de aperfeiçoá-la com..."

O algo a mais da sua fala

Bons oradores sabem como usar humor e histórias. O que é humor de primeira qualidade? Um orador definiu que é aquilo que faz alguma coisa ser engraçada de maneira muito atraente. "Quando o seu comentário chama a atenção para alguns aspectos da verdade, ele é engraçado."

Uma vez eu estive presente numa palestra para um grupo de estudantes com 18 anos. Evidentemente o orador devia dizer a eles que deveriam ir almoçar logo após a palestra. As instalações da lanchonete no andar de baixo estavam precárias e não estavam a altura do que os estudantes estavam acostumados. O orador arrancou muitas risadas anunciando "o almoço será servido agora no restaurante principal que está localizado no andar de baixo."

Outro orador me contou que ele sai do seu caminho para reunir histórias. "Eu aproveito cinco de cada 100 histórias que ouço - mas é válido ouvir essas 95 insípidas para conseguir estas cinco gemas."

Além das histórias que você ouve, algumas das melhores são as que ocorreram com você. Os episódios da sua vida têm a vantagem de serem únicos (nunca ninguém contou essa história) e, além disso, só você pode contar com emoção porque aconteceu com você mesmo.

Isso é tão importante que você não deve confiar na memória. Junte as histórias e as coloque por escrito para que estejam sempre disponíveis para você. Um método é pegar uma folha de papel e dividir em três colunas como:

 

Assunto

Título

Descrição

Curiosidade

Motorista de táxi aborrecido

Motorista de táxi aborrecido - interessado, devotado

Médico com dois segredos - motorista desinteressado em conhecer os segredos.

 

O assunto irá ajudá-lo a descobrir histórias apropriadas para o seu discurso. Nas suas notas para o discurso você pode escrever o título da história porque assim, quando estiver falando, pode se lembrar imediatamente da história que selecionou. Abaixo da descrição, você coloca os pontos principais porque assim você se lembra deles mesmo anos depois do acontecido.

Aqui está uma história real que me aconteceu dois anos atrás. Eu a uso para colocar a audiência num estado de curiosidade. Normalmente eu a conto como está abaixo, elaborando pontos diferentes e colocando sugestões de acordo com a audiência.

Uma vez eu peguei um táxi e perguntei para o motorista "Como vai o trabalho?" Ele me disse que na realidade ele não aguentava mais - todo dia a mesma coisa. Então eu disse a ele que conhecia um médico que mostrava sempre um tremendo interesse no seu trabalho e na devoção aos seus pacientes, apesar de passar a maior parte do dia olhando a garganta das pessoas e em outras rotinas de procedimentos médicos. Uma vez eu perguntei a esse médico como ele fazia para ter sempre esse interesse no trabalho e na devoção para com os pacientes. Ele me contou que fazia duas coisas e que isso o ajudava a ter esse interesse e devoção. Então eu disse ao motorista de táxi: "Essas duas ideias podem realmente lhe ajudar" e perguntei - "Gostaria de saber quais são esses dois segredos?" O motorista respondeu que ele não estava interessado porque ele já havia ouvido todos os conselhos que existiam para serem ouvidos e que nada iria ajudá-lo. E eu disse para mim mesmo - "Que pena que você não se dá apenas mais uma chance."

O aperfeiçoamento

Existem três discursos: o discurso que você planejou dar, o discurso que você deu e o discurso que você desejaria ter dado. Divirta-se crescendo com os seus erros. Não se puna pelas coisas que você disse e que desejaria não ter dito e pelas coisas que gostaria de ter dito mas não disse! Lembre da pressuposição da PNL: o insucesso é um feedback.

Mantenha um diário do que você fez bem e que quer continuar fazendo bem, bem como o que quer melhorar e como fazer isso. Também solicite feedback de algumas pessoas selecionadas na audiência.

O sistema dos 4 pontos fundamentais para a Excelência pode ser particularmente útil para você conquistar excelência para falar em público:

  1. Saiba o que você quer. Onde e quando você quer desenvolver as suas habilidades de falar em público? Você quer fazer carreira ou apenas falar em público para fazer falas casuais?
  2. Seja flexível para fazer qualquer mudança necessária para ser bem-sucedido.
  3. Acuidade sensorial: calibre as reações da sua audiência para ver se você está melhorando ou não.
  4. E claro, inicie agora!
     

Artigo publicado na Revista Anchor Point de abril de 2002

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