Marketing Pessoal e PNL: Uma Aplicação Prática

Escrito por: 

Publicado em: 

dom, 11/04/2004

O Marketing, a Informática e a Biotecnologia são áreas do conhecimento e do comportamento humano que moldaram e revolucionaram o Século Vinte. E, estamos longe de dar como esgotados os efeitos de suas ações.

O Marketing, como campo autônomo de conhecimento e de ação, surgiu e cresceu nesse último século, criando uma forma própria, política, social e econômica, de atuação, que organizou e moldou nossa vida quotidiana. Não somos sabonetes, mas estamos no Mercado. Nossa maneira de ser e de agir, nossas aspirações e realizações pessoais profissionais estão condicionadas por suas leis, podendo tanto nos impulsionar na direção do alcance de nossas metas, quanto dificultar seu desenvolvimento, levando-nos a frequentes revisões e reformulações e, às vezes, a desanimadoras desistências.

Uma boa definição de Metas, à luz dos conceitos e técnicas da PNL, pode significar para uma pessoa física, um indivíduo, o mesmo que os complexos Planejamentos Estratégicos representam para empresas e instituições. Uma Meta bem especificada, capaz de ser representada visual, auditiva e cinestesicamente, com prazos, que seja ecológica, com os recursos necessários devidamente elencados, já disponíveis ou prontos a se converterem em sub metas, (ou metas intermediárias), é ferramenta indispensável ao Marketing Pessoal bem sucedido.

Numa abordagem profissional, Marketing Pessoal é muito mais do que construir uma imagem ou perfil público. A imagem é como o público nos percebe e é determinante que sejamos percebidos adequadamente. Para isso, os conceitos e técnicas de Comunicação oferecidas pela PNL em muito contribuirão. Rapport é fundamental, é a chave do sucesso da publicidade, fenômeno cultural dominante no mundo de hoje.

Mas Imagem é uma decorrência, uma consequência de uma construção pessoal sólida e elegante, cuja base é a identificação das aptidões naturais, das capacitações a serem adquiridas e da pesquisa e reconhecimento das condições do mercado. E para essas três ações, a PNL nos oferece uma pletora de recursos e ferramentas, permitindo afirmar seu valor, além de terapêutico, como instrumento pedagógico e mercadológico de crescimento pessoal e profissional.

Teste

O questionário abaixo apresenta ferramentas de PNL de aplicação eficaz no Marketing Pessoal. Teste como anda seu Marketing Pessoal, respondendo a essa perguntas:

  1. Você tem Metas?

  2. Sabe fazer Planejamento Estratégico?

  3. Tem Metas: a) Para este ano? b) Para os próximo cinco anos? c) Para os próximos dez anos?

  4. Com que frequência faz Visualização Ativa de suas Metas?

  5. Sua Metas estão alinhadas neurologicamente? (Níveis Neurológicos Bates & Dilts)

  6. congruência Metas/Missão?

  7. Como anda sua relação Imagem/Identidade?

  8. Pesquisa e busca conhecer seu público alvo?

  9. Qual é seu Diferencial mercadológico?

  10. Atua sobre algum nicho mercadológico especial?

Se você respondeu às dez questões, nota dez, você vai longe! Acima de seis, está indo bem, mas abaixo de cinco, é melhor ler meu livro Marketing Pessoal – você sabe o que é?, da Editora Gryphus, ou lembre-se do Tony Robbins:

Se você não tem um plano para você, alguém tem!

Artigo publicado no Golfinho Impresso Nº74 de Março/2001

Categoria: