Escrito por:
Publicado em:
O Marketing, a Informática e a Biotecnologia são áreas do conhecimento e do comportamento humano que moldaram e revolucionaram o Século Vinte. E, estamos longe de dar como esgotados os efeitos de suas ações.
O Marketing, como campo autônomo de conhecimento e de ação, surgiu e cresceu nesse último século, criando uma forma própria, política, social e econômica, de atuação, que organizou e moldou nossa vida quotidiana. Não somos sabonetes, mas estamos no Mercado. Nossa maneira de ser e de agir, nossas aspirações e realizações pessoais profissionais estão condicionadas por suas leis, podendo tanto nos impulsionar na direção do alcance de nossas metas, quanto dificultar seu desenvolvimento, levando-nos a frequentes revisões e reformulações e, às vezes, a desanimadoras desistências.
Uma boa definição de Metas, à luz dos conceitos e técnicas da PNL, pode significar para uma pessoa física, um indivíduo, o mesmo que os complexos Planejamentos Estratégicos representam para empresas e instituições. Uma Meta bem especificada, capaz de ser representada visual, auditiva e cinestesicamente, com prazos, que seja ecológica, com os recursos necessários devidamente elencados, já disponíveis ou prontos a se converterem em sub metas, (ou metas intermediárias), é ferramenta indispensável ao Marketing Pessoal bem sucedido.
Numa abordagem profissional, Marketing Pessoal é muito mais do que construir uma imagem ou perfil público. A imagem é como o público nos percebe e é determinante que sejamos percebidos adequadamente. Para isso, os conceitos e técnicas de Comunicação oferecidas pela PNL em muito contribuirão. Rapport é fundamental, é a chave do sucesso da publicidade, fenômeno cultural dominante no mundo de hoje.
Mas Imagem é uma decorrência, uma consequência de uma construção pessoal sólida e elegante, cuja base é a identificação das aptidões naturais, das capacitações a serem adquiridas e da pesquisa e reconhecimento das condições do mercado. E para essas três ações, a PNL nos oferece uma pletora de recursos e ferramentas, permitindo afirmar seu valor, além de terapêutico, como instrumento pedagógico e mercadológico de crescimento pessoal e profissional.
Teste
O questionário abaixo apresenta ferramentas de PNL de aplicação eficaz no Marketing Pessoal. Teste como anda seu Marketing Pessoal, respondendo a essa perguntas:
- Você tem Metas?
- Sabe fazer Planejamento Estratégico?
- Tem Metas: a) Para este ano? b) Para os próximo cinco anos? c) Para os próximos dez anos?
- Com que frequência faz Visualização Ativa de suas Metas?
- Sua Metas estão alinhadas neurologicamente? (Níveis Neurológicos Bates & Dilts)
- Há congruência Metas/Missão?
- Como anda sua relação Imagem/Identidade?
- Pesquisa e busca conhecer seu público alvo?
- Qual é seu Diferencial mercadológico?
- Atua sobre algum nicho mercadológico especial?
Se você respondeu às dez questões, nota dez, você vai longe! Acima de seis, está indo bem, mas abaixo de cinco, é melhor ler meu livro Marketing Pessoal – você sabe o que é?, da Editora Gryphus, ou lembre-se do Tony Robbins:
Se você não tem um plano para você, alguém tem!
Artigo publicado no Golfinho Impresso Nº74 de Março/2001