Livro do Mês - Janeiro de 2006
O Livro do Mês de Golfinho é fruto da colaboração de escritores de nacionalidades diferentes: "Campeões de Vendas – Como Construir Relacionamentos e Adquirir Clientes", Editora Prentice Hall. Autores: Donald J. Moine, norte-americano, coautor de "Modernas Técnicas de Persuasão", livro pioneiro em vincular a PNL com a motivação e persuasão, e Glauber Robson, brasileiro, master em PNL, estrategista em marketing e vendas, e especialista em Comércio Internacional pela Hawthorne University, EUA.
O título da obra especifica que o enfoque primordial é a construção, em alto nível, de relacionamentos entre quem vende e quem compra . A obra busca dar ao vendedor valiosas pistas de como deve interagir com o cliente considerado difícil, cujos tipos são os mais diversos, exigindo habilidade específica para gerar sintonia, rapport.
Mas na verdade a obra vai muito além. Ao apresentar, com muita propriedade, em estilo conciso e preciso, diversas técnicas de estratégias de vendas, de marketing, trabalhar metáforas, scripts, demonstrar a aplicação da PNL ao marketing e vendas, o livro permite ao leitor desenvolver habilidades que gerarão excelentes resultados não só nas estratégias criativas de venda de executivos, profissionais de vendas e de marketing, consultores, -- mas também na prática e na conquista de outros tipos de relacionamentos conflituosos e/ou difíceis. "Campeões de Vendas – Como Construir Relacionamentos e Adquirir Clientes" permite uma leitura aberta para a conquista de uma vida bem-sucedida. Todo o ser humano tem suas necessidades, e o livro, numa leitura atenta, fornece muitas habilidades para enriquecer a vida, livrando-nos de comportamentos e crenças limitantes.
Escrever livros de PNL em coautoria é uma tradição. Nasceu com a dupla Bandler e Grinder. E continua sendo não um pressuposto mas um modelo bastante explorado.
Richard Bandler, o genial cocriador da PNL, como faz todo o ano, estará no México, em fevereiro, ministrando cursos de PNL com seu representante mexicano, Gabriel Guerrero, com quem escreveu um livro, "Creando Câmbios", lançamento previsto para o primeiro semestre.
John Grinder, o outro corresponsável pelo advento da PNL está em Barcelona, Espanha ministrando cursos. E escrevendo livros. Em coautoria.
O Trainer em PNL, de nacionalidade alemã, Johann W. Kluczny, é coautor com o brasileiro Élson A. Teixeira, de duas obras: "Programação Neurolingüística – Guia Básico para Pessoas e Empresas, e "Técnicas de Programação Neurolingüística - Manual do Usuário".
Joseph O’Connor, britânico, é coautor com a brasileira Andréa Lages, de "Coaching com PNL". Há dias li um artigo sobre PNL e Budismo, escrito por um budista tibetano. Eu mesmo já escrevi algo, aqui em Golfinho, sobre aproximações entre "O Pensamento Oriental e a PNL".
A Programação Neurolinguística, que nasceu na Califórnia, EUA, transforma-se num instrumento universal de mudanças, recebendo contribuições e interfaces de todas as regiões do mundo, como verificamos nos exemplos acima, que poderiam ser multiplicados. Queríamos destacar naturalmente o envolvimento de brasileiros no desenvolvimento da Programação Neurolinguística como coautores. Em obras individuais os brasileiros e latinos também se destacam: há dezenas de ótimos títulos, todos relacionados em Livros de Golfinho.
Há que se recordar que a característica fundamental da PNL é a flexibilidade, não o dogma: sua composição é de proposições e ferramentas, daí a facilidade, quem sabe, de obras escritas com participantes de distintos países e continentes.
Golfinho espera que Donald J. Moine e Glauber Robson continuem produzindo novas obras. A primeira é de excelente qualidade.
João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado