Se você ingressar num site de busca e escrever o nome de Lair Ribeiro poderá ter uma ideia de como o autor brasileiro é conhecido mundialmente. Livros traduzidos nos principais idiomas do mundo, nas Américas, na Europa, na Ásia.Conferências pronunciadas numa imensidão de países e cidades. Tentaram comparar Lair Ribeiro a Paulo Coelho, quem vendia mais. Não há o que comparar: Paulo Coelho é um ficcionista, um celebrado ficcionista com mania de mago; Lair Ribeiro é um estudioso da estrutura da magia.
Começou com a Programação Neurolinguística, agregou habilmente o Pensamento Lateral de Bono, a Hipnose Ericksoniana, e outras técnicas, e não parou mais. Atento às pesquisas comportamentais e motivacionais, vai aproveitando tudo que funciona. Por isso, seus livros são sempre atualizados - Lair não tem nenhuma fórmula definitiva; é um estudioso que sabe o que quer, melhorar a performance do ser humano, colocar à disposição ferramentas competentes de mudança.
O novo livro de Lair segue a mesma trilha. "Uma venda não ocorre por acaso", Editora Leitura, Belo Horizonte, é fruto de pesquisas, ensaios, e a comprovação de que o comércio é um processo vital para o ser humano, por mais que ideologias, novas e velhas, tentem pregar o contrário. A conquista do espaço, antes uma razão de Estado, tanto nos EUA quanto na Rússia, agora desperta a alma aventureira do ser humano, com a venda de passagens espaciais para os próximos anos. O romantismo, finalmente, chega ao espaço sideral com a possibilidade de se comprar uma passagem para mais perto das estrelas.
O autor, um dos poucos best seller brasileiro, em sua nova obra, apresenta-nos o dia a dia das pessoas envolvidas com a venda, o vendedor e o comprador. Vai, pedagogicamente, ensinando técnicas de envolvimento, da criação de empatia, entre o profissional e o cliente, para que a venda seja um sucesso, num tipo de ganha-ganha. Descreve os tipos básicos de compradores, e as técnicas de aliciamento.
As relações interpessoais, a psicologia da motivação, as técnicas de convencimento, os bens ou produtos à venda, a lucratividade, o contexto em vendas, como funciona o processo do convencimento, a ciência da influência, o marketing & memética em vendas, apresentação eficaz em vendas, otimização no fechamento de uma transação, o que fazer no pós-venda, network marketing& e-commerce, segredos que funcionam em vendas e na vida, e umas palavras finais, que não são finais, mas prenúncio de que o competente estudioso das complexas relações do ser humano continua antenado com as mudanças, e que novas obras, novas metodologias, estão em ebulição, e que serão colocadas à disposição do leitor
Não vou explicar o que é memética, pois o autor, numa nota rodapé, montou uma maneira muito simples, inteligente, de contatar com leitor interessado em se aprofundar no tema. Bem, há também a alternativa da leitura de "Inteligência Aplicada", Editora Arx, do mesmo autor. Em ambas você sairá ganhando.
"Uma venda não ocorre por acaso", envolve cérebro, coração, é uma arte e ciência, e muito mais. Nas palavras do autor, este Livro do Mês de Golfinho, trata de "segredos que funcionam em vendas e na vida".
João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado