O Padrão SWISH Cinestésico

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 13/09/2006

Há muito tempo atrás (ou pelo menos assim parece), Richard Bandler e John Grinder inventaram uma maneira de "dar um sinal" (swish) ao cérebro para retirá-lo de uma situação sem recursos para pensar, sentir e reagir às coisas, e levá-lo a uma forma nova e melhorada de resposta. Desde então, os praticantes da PNL vêm "dando sinais para seus cérebros" e para os cérebros dos outros, a fim de transformar hábitos como o de fumar, comer compulsivamente, roer as unhas, entrar em pânico, etc. A partir disso, eles inventaram O Padrão Swish. Na obra, Using Your Brain – For a Change (1985) (Usando seu Cérebro – para uma Mudança), podemos encontrar os detalhes específicos para criar um swish visual. Mais tarde, Connirae e Steve Andreas (1989) apresentaram os detalhes da criação do swish auditivo. Bem, agora é hora de acrescentar mais um, isto é, como realizar um swish cinestésico.

Em muitos casos, o Swish Cinestésico utiliza os mesmos processos que aparecem nas obras de Robert Dilts e Judith DeLozier, The Dancing Score e Somantic Syntax. O objetivo geral é transportar a pessoa de um Estado Problemático para um Estado Desejado. Uma vez que isso acontece através de um sistema cinestésico, sua realização é mais agradável, já que não necessita obter muitos dados cognitivos sobre a dificuldade. Confia mais na "sabedoria do corpo."

Para realizar este padrão, é necessário um pequeno espaço onde se possa ter pelo menos quatro (ou talvez seis a dez) âncoras espaciais. Depois que os espaços estiverem prontos, escolhe-se e ancora-se um lugar para o seguinte:

  1. Espaço para o Observador Atento
  2. Espaço para a Situação sem Recursos
  3. Metaespaço para a Situação sem Recursos
  4. Espaço para a Situação com Recursos

Damos as instruções a seguir, supondo que haverá um Orientador para facilitar o processo. Isso não significa que é necessária a presença de outra pessoa para dirigir o padrão, mas unicamente que, às vezes, no começo é bom ter alguém para marcar e medir, calibrar e assistir. Portanto, convide alguém e comecem a usar a técnica. A seguir, colocamos afirmações sugestivas entre aspas, para uso do Orientador.

O Padrão

  1. Selecione uma situação na qual você deseje ter mais escolha e poder.

    Convide o experimentador a ficar em pé e andar pela sala, fazendo movimentos para libertar-se de toda e qualquer tensão e estresse, a fim de preparar-se para a experiência. "E à medida que você se movimenta, entre num estado agradável de atenção e clareza. Entre num estado de simples observação, de maneira calma e relaxada. Enquanto você faz isso, pare num local que vamos chamar de Metaposição de observação atenta." (Se a pessoa se esforçar para encontrar esse lugar, peça-lhe para lembrar-se de uma situação em que observou alguma coisa, de uma janela, de uma sacada, por exemplo.)

    "Agora, deste lugar (como nos Swishes Auditivo e Visual) escolha um hábito, um sentimento ou pensamento automático, uma reação semântica a alguma coisa que você não mais considera útil ou valiosa para você. O que você gostaria que tivesse mais escolha e eficácia para você?"

  2. Ancore cinestesicamente e amplifique a Resposta Indesejada.

    "Uma vez escolhido o comportamento ou resposta desejado, mova-se de onde você está para uma posição espacial próxima, e entre na cinestesia dessa resposta. Se você se sentir na defensiva quando alguém usa um certo tom de voz, expressão facial, quando fala sobre algum assunto, usa certas palavras, etc., imagine esse gatilho como estímulo quando você entra no local onde vai ancorar isso espacialmente. Como se sente?"

    Se estiver trabalhando com uma pessoa ou em grupos, o Orientador também deve estabelecer outra âncora no braço ou no ombro.

  3. Identifique plenamente as Experiências Cinestésicas dessa Resposta em seu Corpo.

    "Agora, concentre-se por um momento, entre em si mesmo, e note especificamente de que maneira você experimenta essa resposta indesejada – cinestesicamente. De que maneira você a experimenta? Se houver contração em seus músculos, quais deles? Se houver desconforto no estômago, note a qualidade e as características desse desconforto." Passe a lista das qualidades cinestésicas (i.e., frio, calor, pressão, conforto, leveza, aperto, ritmo, movimento, etc.).

    "Focalize sua atenção na área e note as diferentes sensações. Identifique as distinções representacionais (ou submodalidades) que formam essa experiência."

    "Após haver identificado tudo isso cinestesicamente, imagine o ponto ou área visualmente e depois junte, também, todas as qualidades visuais (i.e., luz, cor, claridade, etc.) Faça a mesma coisa auditivamente, ouça os sons que surgem e sinta as sensações (i.e., volume, aperto, etc.)"

  4. Agradeça, Reconheça e Descubra.

    "No mesmo local, dê um passo para trás, para ‘sentir’ (ver, ouvir, sentir, cheirar) como se fosse "por detrás de sua mente". Enquanto faz esse metamovimento para pensar e sentir a respeito desse lugar e experiência, agradeça a parte de você que criou essa resposta, mesmo que tal resposta não seja mais valorizada e desejada. Enquanto você vai para dentro, aceite e valide, ‘Eu agradeço a parte de mim mesmo que gerou esse aperto no meu estômago e músculos dos braços, que eu chamo de "defesa" ’.

    "Enquanto reconhece isso, descubra qual a intenção positiva. Aqui, você poderá descobrir por que ela gerou esses sentimentos, movimentos, gestos, etc. ‘O que você, parte de mim que criou esta maneira de responder e lutar, está procurando realizar por mim, que me sirva de modo positivo e valioso?’"

    "Aquiete-se para perceber outras respostas internas a essa pergunta. Elas podem tomar a forma de imagens, memórias, sons, vozes, ou sensações."

    "Se você não descobrir uma intenção que considera fortemente ‘positiva’, dê mais um passo para trás e repita a pergunta. Continue a repetir esse procedimento até descobrir uma intenção positiva que possa afirmar totalmente."

  5. Encontre e Amplifique uma Área cheia de Recursos e Tranquilidade.

    "Saia da metaposição (ou posições) do Comportamento sem Recursos. Vá para a localização espacial do Observador Atento. Então, a partir daqui, identifique outra resposta (comportamento, emoção, conceito) que você gostaria de experimentar sob o mesmo gatilho ou estímulo. Quando você identificar esta Resposta cheia de Recursos, vá para outro ponto próximo de onde você estava localizado com o Comportamento sem Recursos. Entre dentro desse Comportamento de Recursos plenamente, enquanto se lembra de como se sente estando lá. Uma vez ali, comece a notar como seu corpo se sente quando está nesse lugar. Está relaxado e confortável? Está energizado e pronto para uma ação positiva?

    Enquanto faz essa experiência, focalize o que vê, ouve, e sente em cada sensação que a experiência abrange, para que você comece a se familiarizar com as qualidades e variantes que formam os componentes da maneira como você codifica esta espécie de resposta cinestésica (i.e., em movimento, relaxado, leve, suave, voz calma, acalmando-se, etc.).

    Continue expandindo e alargando esta área em seu corpo até sentir-se cada vez melhor. Mantenha-se ampliando as qualidades de ‘submodalidade’ que a tornam mais rica e plena para você. Especialmente, use as características mais importantes e fortes que enriquecem a qualidade de seus sentimentos."

  6. Acione a Motivação e o Desejo.

    "Volte para a primeira posição novamente, de Observador Atento. Daqui, identifique de que maneira sua vida seria enriquecida se você se dirigisse ao Comportamento com Recursos quando ocorresse o gatilho ou estímulo."

    "Isso enriqueceria sua vida?

    "Que valor teria para você?"

    "O quanto você realmente gostaria de experimentar essa maneira de responder?"

    "Você está pronto para instalar essa situação como um programa novo?"

  7. Faça o Swish Cinestésico.

    "Agora que você está pronto, entre no espaço da Resposta sem Recursos sabendo que, dentro de um instante – somente o tempo necessário para pronunciar – "Swishhhh!" você vai passar rapidamente daqui para o espaço da Resposta com Recursos, porque quando você vem aqui pela primeira vez em resposta ao gatilho (mencione o estímulo que provocou a resposta antiga) seu corpo inteiro e seu ser sabem que você pode ir para lá agora Swishhhh! "

    Dê dois ou três passos necessários para mover-se rapidamente para o Espaço com Recursos.

  8. Saia e repita cinco vezes.

    "Saia daí e vá para o Observador Atento, a fim de quebrar o estado momentaneamente. Depois, vá para o Espaço sem Recursos e pense sobre o gatilho ... "Vá para lá agora ... Swishhhh!"
     

Publicado na Anchor Point de setembro de 1999
Artigo publicado no Golfinho Impresso Nº58 de novembro/1999
Tradução: Hélia Cadore

Categoria: