O que é âncora negativa na PNL?

Escrito por: 

Publicado em: 

qui, 02/08/2018

Na PNL, nós falamos muito sobre âncoras – âncoras positivas e âncoras negativas. E enfatizamos a sua importância porque elas têm um efeito poderoso e imediato sobre o humor da pessoa.

O que é uma âncora na PNL?

Uma âncora na PNL é a relação entre o gatilho e a mudança de humor – é um tipo de padrão de reação ao estímulo.

As âncoras positivas despertam sensações agradáveis como, por exemplo:

Chocolate: se você é apaixonado por chocolate, a visão ou mesmo o pensamento de um chocolate fará com que seu humor mude, ou seja, você começa a querer um chocolate.

Música favorita: quando você a ouve, muda o seu humor ou, em termos de PNL, muda o seu estado. Os casais costumam ter a "sua música" e, quando a ouvem, desperta sensações de intimidade.

O sorriso de um bebê: para muitas pessoas, o sorriso repentino e radiante que você recebe de um bebê é uma âncora para sensações afetuosas.

As âncoras da PNL também podem ser ‘negativas’

Esses exemplos de âncoras ‘positivas’ são descritas dessa forma porque, é claro, despertam sensações positivas e agradáveis. As âncoras negativas têm o efeito oposto, mas funcionam da mesma maneira:

Atitude condescendente: ser tratado de maneira condescendente é um gatilho de luz vermelha para muitas pessoas e desperta fúria interior.

Aranhas: Para muitas pessoas, a visão de uma aranha, mesmo que pequena, desperta um medo intenso que elas sabem que é irracional.

O aperto de mão frouxa: estender a mão para cumprimentar alguém e pegar naquela mão frouxa, sem vida e pegajosa...

Alguém dirigindo colado na traseira do seu carro: ter alguém dirigindo muito perto de você pode provocar medo em algumas pessoas – e raiva em outras.

Uma característica fundamental das âncoras, sejam elas positivas ou negativas, é que elas funcionam instantaneamente e não envolvem pensamento racional. Nós vemos ou ouvimos ou pensamos sobre alguma coisa e aí vamos para o automático – uma mudança de humor instantânea quer se queira ou não!

Como as âncoras são muito importantes para a felicidade, a paz de espírito e a eficiência pessoal, nós conferimos a elas uma atenção especial em todos os nossos cursos de PNL e fornecemos uma variedade de métodos práticos para lidar com elas. Essas técnicas práticas são classificadas de acordo com a gravidade da âncora.

3 coisas sobre as âncoras negativas

Há três coisas que devemos ficar atentos com relação as âncoras negativas:

(1) elas são instantâneas

As âncoras são como "botões de alarme" – tão logo são pressionados, o nosso humor despenca, não importa o quanto tenhamos de pensamento positivo.

(2) elas são automáticas ou ‘inconscientes’

Elas funcionam muito rápido e, muitas vezes, o nosso humor despenca antes que se percebamos o que está acontecendo.

(3) elas são imunes ao ‘pensamento positivo’

Como elas funcionam muito rápido, o pensamento positivo não nos protege contra as âncoras negativas – precisamos de técnicas para desativá-las antes que ocorram.

Como uma âncora negativa é diferente de um pensamento negativo?

A âncora negativa pode ser igual ao pensamento negativo – alguns pensamentos são âncoras. No entanto, a diferença está na velocidade. Um pensamento negativo comum do dia-a-dia pode resultar em um humor negativo se insistirmos nele por muito tempo. Mas com uma âncora negativa ‘apropriada’ não há demora – a mudança de humor é imediata!

Por exemplo, digamos que você está em casa descansando depois de um dia de trabalho e começa a lembrar de como o seu colega de trabalho Jack falou com você de maneira desrespeitosa naquele dia. Continue pensando, repetindo o incidente e conversando consigo mesmo sobre isso – e, sim, o seu humor irá despencar. Mas essa não é uma âncora negativa ‘verdadeira’ porque você teve que trabalhar para ficar de mau humor!

Entretanto, digamos que as coisas aconteceram de maneira diferente e, no momento em que o Jack falou com você daquela maneira, você se sentiu chateado ou com raiva. Aqui, não houve necessidade de insistir e pensar no ocorrido – o seu humor mudou instantaneamente. Esse é o tipo de âncora negativa que pode mudar o seu dia e fazer você se sentir como se todo mundo estivesse querendo pegar no seu pé!

O campo minado da âncora negativa

Se você tem muitas dessas âncoras negativas, o seu dia pode ser parecido com um campo minado. Você saiu para trabalhar de manhã sentindo-se bem, mas basta receber uma “olhada atravessada” de um amigo ou de um estranho para o seu humor mudar.

E então...

Seu ônibus ou trem está atrasado.

Alguém o empurrou quando você atravessava o portão e não se desculpou.

O amigo é temperamental e não mostra interesse pelo que você tem para dizer.

Um colega usa uma tonalidade de voz ou uma expressão facial ‘errada’.

A pessoa para quem você telefonou é rude e o interrompe para acabar com a chamada.

E se você costuma dirigir, provavelmente terá um conjunto completo de botões adicionais para “ferver”, como o modo de dirigir de alguns motoristas, as condições do trânsito, os semáforos vermelhos, o guarda de trânsito, etc.

O efeito disso tudo é que você se sentirá à mercê dos eventos – qualquer um e todos podem estar dirigindo o seu humor!

Mesmo assim o pensamento positivo tradicional não funciona...

Ter muitas âncoras negativas poderosas pode ser bastante desanimador. Nós sabemos que ‘não devemos’ ser afetados tão facilmente pelas circunstâncias e pelas pessoas. Queremos nos sentir mais responsáveis pelo estado do nosso humor. Queremos pensar de uma forma mais positiva. Lemos livros sobre como as outras pessoas conseguem alcançar esses resultados facilmente – ainda assim não conseguimos lidar com as nossas próprias mudanças de humor!

E, como mencionamos acima, o motivo é bastante simples: métodos de pensamento positivo simplesmente não funcionam com âncoras negativas desse tipo – porque a mudança de humor é muito rápida e intensa demais. Não há espaço entre o gatilho e a nossa reação emocional para inserir algum pensamento positivo!

A solução?

Existem duas etapas para lidar com âncoras negativas:

1. Descubra os seus gatilhos frequentes

2. Desative-os mentalmente antes de encontrá-los novamente

(1) Descubra os seus gatilhos comuns

Assim que você reconhecer que o seu humor despencou, relembre os últimos minutos, ou horas, quando você ainda se sentia bem. Agora, avance novamente até descobrir o ponto em que o seu humor mudou. É aí que você encontrará o gatilho.

Reconhecer que você reagiu a um botão automático é uma parte bastante importante da condução do seu próprio humor. Sim, você ainda pode estar se sentindo preso ou abatido. E sim, é provável que ela seja ativada novamente.

Mas... reconhecer que é "apenas uma âncora" retira parte do poder da âncora e, como resultado, do humor. O processo agora já não está mais ocorrendo fora da sua consciência. E saber que o seu humor mudou devido a uma âncora negativa, e não porque você é fraco ou temperamental ou porque tem os "genes errados", significa que nem você nem a sua personalidade são culpados – você simplesmente desenvolveu uma âncora negativa com a qual você precisa lidar.

(2) Desative-os mentalmente e com antecedência

A melhor técnica para isso é a técnica Swish da PNL e, como muitas técnicas de PNL, pode ser aprendida através dos livros ou de artigos relacionados.

Obviamente, os resultados não serão tão poderosos como se você tivesse aprendido ‘ao vivo’ em um seminário sobre habilidades. Mas se você repassar as etapas algumas vezes e durante vários dias, você quase certamente terá o poder do gatilho bastante abrandado.

O artigo original "What is a Negative Anchor in NLP?" encontra-se no site: nlp-now.co.uk

Categoria: