PNL, o efeito Zeigarnik e os 'assuntos inacabados'

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qui, 07/11/2019

Deixando coisas por fazer

Em nossos workshops de PNL, falamos sobre “laços abertos” e os usamos para tornar os insights e as técnicas da PNL mais marcantes – e para conseguir muito mais aprendizado em um determinado período do treinamento do que seria possível com a tradicional abordagem início-meio-fim.

Por exemplo, se começarmos a explorar um tópico como Rapport, poderemos desenvolvê-lo até certo ponto e, em seguida, abandoná-lo e ir para outro tópico – deixando um laço aberto. Voltamos a ele mais tarde, ou mesmo alguns dias depois e ampliamos mais o tópico.

Por que esse estilo aparentemente descuidado?

Por que deixar as coisas inacabadas?

Será que a melhor maneira de treinar as pessoas é dar a elas todo o conteúdo do tópico antes de passar para o próximo?

Não tanto. Como Bluma Zeigarnik demonstrou em 1927 em um artigo em que ela afirma que tarefas inacabadas são lembradas melhor do que as concluídas.

O que são 'assuntos inacabados'?

• Você já teve uma discussão telefônica com alguém na qual a pessoa “desligou o telefone na sua cara”?

• Você já leu o capítulo de um romance que terminava em um precipício e, embora estivesse com tanto sono que mal conseguia manter os olhos abertos, teve que ler o capítulo seguinte para descobrir o que acontecia depois?

• Você já saiu de casa para ir trabalhar e sentiu uma sensação incômoda de ter esquecido alguma coisa – apenas para descobrir, quando já era tarde demais para retornar, que você havia esquecido a carteira ou algum outro item importante?

Qual é o fator comum nessas perguntas? Todas implicam em assuntos inacabados – pontas soltas, laços abertos.

E assuntos pendentes tendem a ficar brincando na sua cabeça.

É por isso que algumas pessoas acordam no meio da noite e repetem as discussões que tiveram durante o dia e que terminaram de forma insatisfatória. Ou acordam e executam mentalmente os projetos de trabalhos inacabados. Ou por que descobrem que a sua atenção começou a vagar no meio de uma conversa ou de um programa de TV.

Não gostamos de pontas soltas

A mente gosta de arrumação e da segurança de saber que alguma coisa foi concluída – que está feita e acabada! E se alguma coisa não tiver sido concluída e, portanto, não está arrumada, podemos nos ver remoendo várias e várias vezes – em parte para garantir não nos esquecermos dela.

Portanto, se você tiver na sua vida muitos negócios inacabados, muitas pontas soltas, isso pode criar um contínuo estado emocional e físico bastante desconfortável e estressante – a menos que você seja bom em controlar essas coisas.

O efeito Zeigarnik

Aliás, esse fenômeno de "negócios inacabados" foi batizado de "Efeito Zeigarnik" e um artigo foi publicado em 1927 sobre o assunto por Bluma Zeigarnik, nascida na Lituânia (1901-1988), demonstrando que os adultos lembram de tarefas inacabadas até 90% melhor do que as concluídas!

Amigo - e inimigo!

O efeito Zeigarnik pode ser uma faca de dois gumes. Pode ser amigo ou inimigo. Pode explicar uma tremenda criatividade e produtividade, por um lado. E, pelo outro, ser responsável por uma tremenda inquietação e pressão.

Se você tem muitos negócios inacabados na sua vida, se faz muitas tarefas múltiplas e/ou coloca o dedo em muitas tortas de uma só vez, você pode ser muito criativo e conseguir muitos negócios.

Mas isso tudo tem um custo: pode afetar a sua paz de espírito, criar tensão física e afetar a sua saúde. Pode até afetar os seus relacionamentos, pois, para os amigos e parentes mais próximos, você parece estar sempre preocupado ou "em outro lugar".

É claro que "poder" afetá-lo também implica que isso tudo não precisa ser tão…

Controlar negócios inacabados

Sua mente interminavelmente "repassa" as coisas inacabadas, para que você possa acompanhá-las e manter-se atualizado com elas. Portanto, a solução simples e quase clichê é a antiga "lista de tarefas a serem feitas".

É, desculpe, mas nada é mais avançado do que isso! Embora você possa adicionar alguns pequenos refinamentos para fazer com que a sua "lista de tarefas" funcione ainda melhor.

Muitas pessoas acham que ter uma lista escrita fisicamente, no papel, funciona melhor do que uma lista digital. Canetas coloridas também podem ajudar.

1. Refaça a lista diariamente

Sim, é uma tarefa árdua e pode levar até 5 minutos! Mas uma lista arrumada e 'limpa' torna a imagem mental melhor do que uma lista com muitos riscos e itens adicionados. E refazer a lista diariamente é mentalmente reconfortante, e por isso há menos necessidade de "revisar as coisas".

2. Fim do dia

Faça a lista de amanhã antes do final do seu dia de trabalho. Por exemplo, se você trabalha num escritório, um bom costume é deixar a sua mesa sempre limpa e à parte a sua lista de tarefas. Dessa forma, você terá uma imagem mental para tranquilizá-lo se voltar a adotar o velho hábito de "remoer" durante a tarde ou a noite.

3. Faça disso um hábito

Nas primeiras semanas, pelo menos, esse hábito de "remoer" provavelmente continuará sendo recorrente. Afinal, você provavelmente faz isso há muito tempo. Então, imediatamente você se vê fazendo-a silenciosamente e se perguntando "esse item está na lista?" Se estiver, lembre-se de que foi resolvido. Caso contrário, faça uma anotação por escrito para que possa ser atendida no momento apropriado.

A vantagem positiva desta faca de dois gumes

Podemos usar o fenômeno do efeito Zeigarnik para garantir que nos lembremos melhor das coisas e para sermos mais criativos e produtivos em nossas vidas. Vamos ficar com apenas dois exemplos:

(1) Se você está planejando algo importante, preparando uma apresentação ou mesmo escrevendo algo, pode usar o Efeito Zeigarnik parando de escrever no meio de uma ideia ou um trecho. Dessa forma, ele irá ficar pulando na sua mente, de uma maneira agradável e criativa, e será muito mais fácil voltar a escrever na próxima vez.

(2) Se você é professor ou está ensinando os seus próprios filhos, mude de assunto quando os alunos começarem a entender o assunto. Eles não apenas esperam retomar o assunto, como suas mentes ficarão brincando criativamente com os conceitos, enquanto aprendem outras coisas. A propósito, o artigo de Bluma Zeigarnik chegou ao ponto de sugerir que as crianças só se lembram das tarefas inacabadas ou interrompidas – embora essa ideia tenha sido contestada.

Uma experiência da 'lista de tarefas'...

Comece agora uma lista de 'assuntos inacabados'. Inclua todas as partes dos assuntos inacabados que existem na sua vida agora:

• chamadas telefônicas a retornar

• emails para responder

• coisas para comprar

• projetos que você começou e que precisam ser finalizados, etc.

Continue adicionando itens à lista por um ou dois dias. Sim, isso pode ser uma experiência desconfortável. Mas é melhor retirar tudo da cabeça e colocar no papel (ou no monitor) para manter um controle ativo das coisas.

Agora pense em quanta energia é necessária mentalmente, mesmo no fundo de sua mente, para acompanhar todas essas coisas...

E agora pense na paz de espírito e na clareza mental que você recuperará, tornando a lista de tarefas um hábito.

O artigo original "NLP, the Zeigarnik Effect & 'Unfinished Business'" encontra-se no site: nlp-now.co.uk
 

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