Programando Reações Inconscientes

Escrito por: 

Publicado em: 

qui, 12/10/2006

Steve Andreas

Inúmeras vezes em minha vida, fui importunado pela necessidade de usar o vaso sanitário ("não o mictório") durante o dia. Às vezes, esse fato veio interromper atividades muito mais importantes ou divertidas, e outras vezes era apenas uma procura frenética de facilidades escassas ou inexistentes. A "retenção" funcionou algumas vezes, pelo menos temporariamente, mas, além de ser desagradável, isso frequentemente resultou em constipação.

Decidi que seria muito mais simples satisfazer essa necessidade no início do dia, de modo a não ser incomodado por ela mais tarde. Mas, como poderia conseguir que meus intestinos cooperassem com o meu plano? Simplesmente sentar-me no vaso pela manhã não funcionou bem, e o esforço também não resolveu. De repente, pensei em usar pressuposições de tempo, e encontrei um jeito simples que funciona bem e é bastante fácil.

Assim, enquanto escovo os dentes, ou faço a barba, ou tomo café, ou realizo qualquer outra atividade regular matinal, digo a mim mesmo: "Será que vou conseguir terminar de ... (fazer a barba) antes de sentir uma forte necessidade de usar o sanitário?" Caso eu não me sinta totalmente impelido a fazê-lo ao terminar a barba, digo a mesma coisa (ou alguma variante) enquanto tomo café, ou seja lá o que for que eu esteja fazendo a seguir. Então, em seguida, sinto a necessidade de usar o banheiro. Após fazer isso por algum tempo, verifiquei que sinto naturalmente a necessidade de fazer minha "descarga" todas as manhãs, sem necessitar mais falar conscientemente comigo mesmo.

A forma mais geral deste padrão é: "Será que vou conseguir terminar de... (tarefa consciente) antes de sentir uma forte necessidade de ... (reação inconsciente)."

Existem muitos usos para este padrão de pressuposição (além daquele que você já pensou). Primeiro, identifique uma reação inconsciente que você (ou um cliente) deseja que ocorra "espontaneamente" num determinado momento ou em um contexto específico. Depois disso, pense em uma atividade que ocorre (ou poderia ocorrer) imediatamente antes ou durante aquele momento ou contexto. Preencha as lacunas e comece a falar consigo mesmo. E preste atenção à sua tonalidade. Para mim, o que melhor funciona é um tom verdadeiramente interessado, aberto e curioso. Duvido que uma tonalidade resmungada ou intercalada com os controladores "tenho que..., devo…" funcione bem para a maioria das pessoas.

"Será que vou conseguir terminar de barbear-me antes de sentir-me totalmente alerta e acordado?"

"Será que vou conseguir despir-me antes de me sentir poderosamente excitado e com ereção?"

" Será que vou conseguir terminar esta sentença antes de pensar em outras maneiras fascinantes de usar esta simples e pequena técnica?"

O ritmo é tudo.

Um senhor idoso foi procurar seu médico, queixando-se de que fazia uma evacuação intestinal completa todas as manhãs às 8h.

O médico contestou-o, dizendo-lhe que muitos de seus pacientes mais idosos adorariam ter tais evacuações regulares, e perguntou-lhe por que razão isso era um problema para ele.

O velho cavalheiro explicou-lhe: "Bem, veja você, isso é um problema para mim porque eu nunca me acordo antes das 9h30m." (Ressignificação de contexto)

Steve e Connirae Andreas iniciaram a NLP Comprehensive em 1979. Juntos, eles editaram ou escreveram diversos livros famosos de PNL, inclusive Sapos em Príncipes e A Essência da Mente.

Publicado no Golfinho Impresso Nº44 de Setembro de 1998
Trd. Hélia Cadore

Categoria: