Escrito por:
Publicado em:
Gosto de uma xícara de café instantâneo logo de manhã. É um hábito – toda manhã, sem falta – desde que me lembro.
E eu sempre adiciono uma colher de CoffeeMate, (é um creme para colocar no café, não lácteo, no Brasil produzido pela Nestlé), ao meu café. Sempre.
Agora, “logo pela manhã” é o momento do dia em que a maioria de nós está operando no piloto automático. Estamos fazendo as coisas automaticamente. Sem pensar muito.
Especialmente nesta hora do dia, estamos funcionando como criaturas de hábitos. E é por isso que é a melhor hora do dia para introduzir novos hábitos – ou desafiar os antigos, para afrouxar seu domínio sobre nós.
De qualquer forma, voltando ao meu café da manhã. E tem uma coisa que sempre me incomodou – o CoffeeMate grudava na colher, e demorava uma eternidade mexendo para tirar o branqueador. (Sim, eu vivo uma vida emocionante.)
Então, um dia, alguns meses atrás, usei uma colher diferente para adicionar o branqueador. Acabei usando uma colher seca – não a que eu tinha acabado de usar para fazer o café. E o CoffeeMate não grudou dessa vez!
Uma revelação!
Mudou minha vida… Bem, não, não mudou – mas agora posso tomar meu café segundos mais cedo…
Colheres pegajosas – hábitos pegajosos
"Cuidado com o que você se acostuma" é um conselho sábio.
Uma vez que nos acostumamos com algo, não nos preocupamos em pensar em alternativas – tomamos isso como garantido. Pode ser rotulado como preguiça – ou eficiência.
De qualquer forma, o hábito nos dá uma rotina que funciona. É eficaz – então relaxamos e continuamos fazendo dessa forma, sem pensar. Não há necessidade de experimentação, novidade ou frescor.
Quando os hábitos se tornam armadilhas
Pense nisso por um momento. Quais coisas você está tão acostumado que se tornaram o 'único jeito'?
Vale a pena repensá-los?
Uma pista é "tenho que". Se eu tenho que tomar café, especialmente café com CoffeeMate, então não tenho escolha – estou preso.
Não é grande coisa. Não é uma armadilha ou vício sério.
Querer vs. Ter que
Mas quando você tem que :
- comer em um determinado horário – e sempre limpar seu prato
- ir para o trabalho pelo mesmo caminho – mesmo que as novas obras na estrada atrasem as coisas
- ser gentil com todos – mesmo quando você preferir ignorá-los
- você tem que ir para essas férias no exterior todo ano – mesmo que você prefira relaxar e ficar em casa só de vez em quando…
… então talvez você não tenha mais escolha.
Talvez você seja vítima do hábito – porque o hábito se tornou uma armadilha.
E talvez seja hora de se fazer algumas perguntas a si mesmo.
Rotinas são ótimas porque são eficientes. Mas também podem ser como tapa-olhos. Ou algemas. Ou armadilhas.
Ah, e aquele CoffeeMate que eu 'sempre' tomo com meu café da manhã? Bem, depois de escrever este artigo, alguns anos atrás, gradualmente me senti menos confortável em ficar preso ao hábito. Hoje em dia, pode ser um café preto da manhã, ou um café com leite, ou uma parte leite e parte CoffeeMate – ou até mesmo chá de vez em quando! Depende do meu humor.
O artigo original "Habits can be useful and efficient… traps" encontra-se no site da Pegasus NLP nlp-now.co.uk