Escrito por:
Publicado em:
Esse é você ou é alguém que você conhece?
• Você prefere fazer as coisas no calor do momento -- em vez de fazer planos de longo prazo?
• Você tem dificuldade para tomar uma decisão – prefere manter suas opções em aberto?
• Você tem dificuldade em transferir autoridade para os outros?
• Você odeia a rotina – e tende a ficar mudando a maneira como as coisas são feitas?
Ou que tal esse…?
- Você sabe que há um jeito certo e uma maneira errada de fazer as coisas – é simples
- Você gosta de planejar as coisas em detalhes antes de começar um projeto.
- Você precisa que as pessoas cheguem logo no assunto e digam exatamente o que elas querem.
- Você gosta de fazer as coisas com eficiência e terminar dentro do prazo.
O Metaprograma "Opções e Procedimentos"
Esses dois estilos de pensamento e de comportamento são identificados em um metaprograma da PNL chamado “Opções e Procedimentos”.
Os metaprogramas da NLP descrevem pares de características ou preferências comportamentais nas extremidades opostas de um continuum.
E nesse caso, o continuum tem pessoas que favorecem as opções em uma extremidade e aquelas que favorecem os procedimentos na outra.
Eu gosto de fazer as coisas do jeito certo!
Em uma extremidade do continuum estão as pessoas que gostam de procedimentos. Elas valorizam a eficiência e a produtividade. Assim, elas gostam de fazer as coisas dentro das regras e seguem um plano de ação com etapas claramente definidas.
Elas podem ficar impacientes e até irritadas se forem apresentadas a uma gama de opções ou escolhas: "Por que perder tempo com opções e escolhas quando há, obviamente, um método melhor recomendado que pode ser seguido?"
Elas são ótimas para tomar decisões – e em persistir com a decisão!
Antes de iniciar um projeto, elas precisam saber quais são os passos, qual é o cronograma e quais são os critérios para o sucesso. De posse desses dados, tudo será entregue no prazo, pois elas têm uma necessidade quase compulsiva de terminar a tarefa.
Eu gosto de manter as minhas opções em aberto?
No outro extremo deste continuum estão aquelas pessoas com uma forte preferência de Opções. Elas não gostam de seguir os outros. Elas gostam de ter novas ideias e de criar novas maneiras de fazer as coisas.
Peça para fazer algo de uma maneira especial e ela voltará imediatamente com duas ou três formas alternativas de se fazer isso! E mesmo que descubram que o seu caminho funciona de uma maneira excelente, elas vão querer continuar variando o procedimento – porque para elas ser criativo é mais importante do que acertar.
Não gostam de tomar decisões, porque isso as atrapalha – sem mais opções!
As pessoas com uma forte preferência de Opções funcionam melhor em funções que permitam que elas experimentem e improvisem. Pedir que trabalhem de uma maneira ordenada ou manter uma rotina é como colocar um pássaro silvestre em uma gaiola. Elas gostam de mudar de ideia, às vezes com frequência e inesperadamente, à medida que as novas ideias surjam para elas.
Por exemplo
Como elas gostam de serem gerenciadas
Opções: elas podem ser muito difíceis de serem gerenciadas. Irão se rebelar contra a administração tradicional que lhes diz para fazer.
Procedimentos: Fácil de gerenciar se você der instruções claras. Gostam de seguir as regras.
Como motivá-las
Opções: Pergunte a elas o que vêem como vantagens e desvantagens.
Procedimentos: Dê uma lista de vantagens e desvantagens.
Como elas gostam de trabalhar
Opções: Ter a liberdade de fazer o que querem e serem "criativas" ao seguir as instruções.
Procedimentos: Ter a segurança de um plano detalhado e alguém para se consultar quando em dúvida.
Como elas gostam de cozinhar
Opções: Tem grande dificuldade em seguir as receitas. É provável que tenha a compulsão de fazer pelo menos pequenas mudanças nos ingredientes ou nas quantidades. Suas refeições podem ser ótimas ou desastrosas.
Procedimentos: Provavelmente tem uma balança e um cronometro digital – porque as receitas devem ser seguidas muito rigorosamente. Suas refeições serão maravilhosamente confiáveis.
Como um enxerga o outro
As pessoas que operam em um extremo do continuum do metaprograma da PNL normalmente acham que aqueles que operam no outro extremo são dificeis, estranhos ou até irritantes! E aqueles no continuum Opções-Procedimentos também tendem a achar difícil de se entenderem entre si.
O especialista em Opções verá as pessoas do Procedimento como chatas, rígidas e sem entusiasmo. E o especialista em Procedimentos provavelmente achará seu opositor pouco confiável, não um "membro da equipe", ou mesmo um pouco esquisito.
"Vamos de férias amanhã..."
Especialista em Opções
“Por que não saímos um pouco mais cedo e podemos explorar o campo a caminho do aeroporto! Faça uma aventura! E talvez parar em uma pousada para comer alguma coisa. Ah, não se preocupe com os horários dos vôos – nós ficaremos bem – não vale a pena estragar o primeiro dia de férias ficando tenso com os horários... ”
Especialista em Procedimentos:
“Agora, de acordo com a web, a viagem será de 3 horas e 26 minutos. Vamos considerar 60 minutos para estacionar e voltar para o aeroporto, além de 45 minutos para passar pelo raio X. E é melhor adicionarmos uma hora extra só por precaução. Então partimos às 7:35 da manhã. Ah, e vou verificar os boletins do trânsito logo pela manhã, para o caso de precisarmos sair mais cedo. Agora vamos colocar o nosso próprio passaporte e os outros documentos nesses novos bolsos de polietileno para termos tudo pronto para a viagem.”
E daí? Como eu posso usar isso?
Existem muitas aplicações para os metaprogramas da PNL, incluindo:
- Identificar o perfil pessoal ideal para um trabalho específico.
- Garantir que uma equipe de trabalho tenha um bom equilíbrio de personalidades.
- Treinar as pessoas de acordo com o estilo pessoal delas.
- Elaborar um programa de treinamento que agrade a uma ampla gama de preferências.
Dito isso, o valor mais imediato desse metaprograma da PNL é o insight que ele fornece a você sobre as preferências de uma pessoa e por que ela pode ser diferente de você.
Quando você reconhecer que eles não estão "errados" – apenas diferentes de você – você pode entendê-los melhor e se animar com eles.
Nota: As pessoas não são os seus metaprogramas.
Os metaprogramas identificam padrões habituais de pensamento e de comportamento em vez de personalidades. Pouquíssimas pessoas operam exclusivamente na extremidade de um continuum, exceto, talvez, quando sob estresse – a maioria de nós tende a ficar entre uma extremidade e outra.
Nossas preferências também podem mudar com a situação. Talvez precisemos ser mais Procedimento ao preparar as crianças para a escola e, em seguida, nos tornarmos bastante orientados para as Opções quando chegamos no trabalho.
(No meu próprio caso, quando estou cozinhando, costumo ser como o demônio das Opções acima mencionado. E isso pode produzir resultados interessantes, mas nem sempre confiáveis... mas irei me mover para ser um especialista em Procedimentos além da escala quando estiver organizando um programa de treinamento.)
O artigo original "NLP Meta Programmes: Options & Procedures" encontra-se no site: nlp-now.co.uk