Metaprogramas da PNL: "Semelhanças e Diferenças"

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 24/07/2019

Sem surpresas, por favor!

Metaprograma da PNL: "Semelhanças"

Você tende a:

  • Comprar no mesmo supermercado?
  • Compra sempre o mesmo modelo de carro?
  • Apega-se a um estilo de se vestir particular?
  • Adora rotina?
  • Come sempre no mesmo restaurante (e talvez até na mesma mesa)?
  • Tira as férias sempre no mesmo lugar?
  • Tem aversão a mudanças, por exemplo, nova função ou equipe nova no trabalho ou novos vizinhos?
  • Permanece no mesmo emprego por mais de 10 anos (tendo essa escolha)?
  • Tem aversão a surpresas?

Se você respondeu sim para muitos dos itens acima, você provavelmente tem preferência por Semelhanças, que é um lado dos Metaprogramas da PNL de Semelhanças e Diferenças. Metaprogramas são pares de preferências opostas. Nesse caso entre dois extremos:

Semelhanças: quer a continuidade, a estabilidade e a previsibilidade - gosta de manter as mesmas coisas.

Diferenças: quer variedade, aventura e o desconhecido - gosta de mudar as coisas.

"A Semelhança é chata!"

Samantha e Daphne preferem pólos opostos na sequência contínua da Semelhança e Diferença porque uma gosta da rotina e da estabilidade enquanto a outra quer variedade e novidades.

Por causa disso, a Samantha Semelhança tende a ser muito cautelosa ou até mesmo desconsiderando a Daphne Diferenças. Para ela, Daphne é assustadora, não confiável, pronta para "balançar o barco" só por causa dela e não ser confiável com tarefas que exigem uma abordagem sistemática.

Daphne, por outro lado, vê Samantha Semelhanças como chata, fixada em seus hábitos, reacionária, defensiva, falta de ousadia – e um pouco antiquada.

Quando as coisas ficam difíceis

O ideal é que todos tenham as duas características, mas também haverá situações onde as diferenças entre nós e os outros podem tornar-se problemáticas.

(1) Estresse: quando a vida se torna estressante, tendemos a nos refugiar em nossa própria zona de preferência, a ficar com menos paciência e menor compreensão em relação aos outros.

Então, se as coisas no trabalho ficarem estressantes, Samantha e Daphne irão reagir de maneiras bem diferentes. Samantha Semelhanças irá, com muito cuidado, manter a rotina e os procedimentos e será insistente em fazer as coisas do jeito dela de uma maneira sistemática e quase pedante. Por outro lado, Daphne Diferenças se torna ainda mais imprevisível, aventureira e experimental - o que, é claro, será muito perturbador para Samantha, a menos que ela, simplesmente, veja isso como uma maneira da Daphne lidar com o estresse.

(2) Familiaridade: As pessoas geralmente acabam com parceiros de vida que são muito diferentes delas. Isso é ótimo quando as coisas vão bem. E excelente no início do relacionamento. Mas, com o tempo, o ventilador Semelhanças vai encontrar ideias "espantosas" e sugestões bastante importunas vindas de seus parceiros orientados à Diferenças.

Quando a semelhança é útil

A preferência de Samantha para a continuidade e previsibilidade faz com que ela seja eficiente. Ela faz as coisas calmamente e de forma confiável. Até certo ponto, ela não se importa com a rotina diária, até certo ponto, e desde que isso não seja tomado como certo pela Dana.

Semelhanças também é um grande padrão para se aceitar temporariamente se a sua vida envolve muitas mudanças. Você pode deliberadamente torná-la a sua Zona de Recuperação. Por cerca de 15 anos eu fiz muitas viagens enquanto apresentava programas de treinamento no Reino Unido, na Irlanda e na Europa: um estilo de vida que trouxe uma série de Diferenças. Durante esse tempo, eu reconheci a necessidade de alguma Semelhança - então, sempre que possível, eu gostava de retornar ao mesmo hotel em uma cidade e de comer no mesmo restaurante. Mesmo ao visitar uma cidade pela primeira vez, muitas vezes eu pedia para fazerem a reserva num hotel de uma rede que eu já conhecia.

Não ficar preso na Semelhança

Para a maioria de nós, a vida é uma jornada de Semelhança para Semelhança. Crianças pequenas necessitam rotina e os mais velhos tendem a se tornar persistentes pela rotina. Contudo, muitos de nós tendemos a desenvolver uma forte preferência para a Zona de Conforto da Semelhança por volta dos nossos vinte ou trinta anos.

Tal como acontece com todos os Metaprogramas de PNL, precisamos dos dois "lados" operando juntos e em equilíbrio. Muita Diferença pode se tornar estressante, a menos que seja equilibrada pela Semelhança. Demasiada Semelhança pode se tornar deprimente e maçante a menos que seja equilibrada por doses regulares de Diferenças. Aliás, não só pode se tornar deprimente, mas também podemos ficar com medo ou super-reativos mesmo para pequenas mudanças em nossas vidas.

Você não precisa virar a sua vida de cabeça para baixo para corrigir o desequilíbrio de muita Semelhança. Pequenas mudanças em quantidade podem ser muito convenientes e mais fáceis para se começar.

  • Tire um dia de folga.
  • Escolha uma comida que você nunca experimentou antes.
  • Faça as coisas numa ordem diferente.
  • Mude a disposição da mobília - ou mude a decoração de uma sala.
  • Dedique-se a um esporte ou um hobby.
  • Mude o seu caminho para o trabalho.

Lembre-se, não é o tamanho da mudança que importa - apenas que houve uma mudança. De fato, introduzir de repente muitas diferenças em sua vida pode ser contraproducente e provocar um recuo do tipo "nunca mais" para dentro da segurança das Semelhanças.

O artigo original "No surprises, please!" encontra-se no site The Pegasus NLP Training

Categoria: