Treine o seu cliente de travado para a ação

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ter, 03/09/2019

Algo está impedindo o seu cliente de alcançar o que deseja. Seu cliente pode ser um cliente em coaching, um amigo que você está ajudando, um subordinado no trabalho ou um de seus filhos. A intenção é ajudar o seu cliente a ter mais recursos e a entrar em ação.

Ele provavelmente está emperrado como resultado de uma das seguintes situações:

  • Atolado nos detalhes, ele perdeu de vista o resultado pretendido. Nesse caso, pergunte a ele: "Com que finalidade você está trabalhando nisso?" Pode ser que você tenha que refazer essa pergunta várias vezes antes que ele consiga sair dos detalhes e se concentrar no que é realmente motivador para ele. Isso pode ser toda a ajuda de que ele precisa. Ou, ao obter a resposta a essa pergunta, ele pode achar que agora está travado por uma das seguintes questões.
  • Não é capaz de se concentrar no que ele quer devido a crenças limitantes, medo do desconhecido, medo do ridículo ou de não se sentir pleno de recursos.
  • Sente-se sobrecarregado e não sabe por onde começar.

Como coach, as suas principais atividades para ajudá-lo são:

  • Parar de arrastar os problemas do passado para o presente. Os problemas somente permanecem como problemas enquanto continuamos a nos concentrar neles e a procurar evidências para confirmar que os nossos problemas são "reais", ignorando os fatos em contrário. Retire a energia do problema e coloque-o de volta no passado, que é o lugar a que ele pertence.
  • Criar um estado pleno de recursos para seguir em frente. Cada um de nós tem a capacidade de ser habilidoso. Às vezes nos colocamos em um estado mental sem recursos e, por isso não temos acesso a todos os nossos recursos.
  • Identificar o próximo pequeno passo razoável e comprometer-se a conclui-lo.

O processo

A seguir, com base nos conceitos do Trainer de PNL John Overdurf, apresentamos uma maneira de expandir o que mencionamos acima para um processo que você poderá usar com os seus clientes.

Duas suposições críticas:

  • Você tem permissão do cliente para ajudá-lo a resolver o problema dele. Quantas vezes você não viu alguém falar para ajudar um amigo e tudo que ele queria era alguém para ouvi-lo?
  • O seu cliente se sente seguro com você e com o processo.

1. Identifique o que realmente é o problema

  • Coaches inexperientes tentam ajudar um cliente sem entender completamente o problema dele ou podem tentar resolver um problema muito grande. Comece com uma situação específica (*) e faça perguntas como: "Qual é o problema?", "Como você sabe que isso é um problema?", "Onde, quando ou como você faz isso?" Continue até que você e o seu cliente esclareçam tudo sobre qual é o problema.

*Comece com uma situação específica. Uma vez resolvida, permita/ajude o seu cliente a generalizar indutivamente o novo modo de vida para todas as outras situações. Afinal é bem provável que o problema dele tenha se tornado muito abrangente – ele generalizou algumas situações para um contexto muito maior.

  • Resuma o estado do problema usando as mesmas palavras usadas pelo cliente. Verifique se essa é realmente a questão a ser resolvida.

2. Identifique o resultado desejado do seu cliente

  • Seja claro sobre qual é o resultado desejado por ele fazendo perguntas.
  • Resuma o resultado desejado pelo cliente usando as mesmas palavras que ele usou.

3. Retire o foco do problema

  • Comece reconhecendo a situação atual do seu cliente usando a escolha de palavras dele. Nesse momento, você deve usar o tempo presente, já que ele é seu cliente e porque trouxe algo que percebeu ser um problema do passado que agora está no presente, por isso o uso do presente se sustenta.
  • Durante a conversa (usando perguntas e ressignificando sempre que possível), remova a energia e o foco do problema. Você pode começar se referindo ao problema como algo que ocorreu no passado – a princípio no passado próximo, colocando-o gradualmente cada vez mais distante no passado. Se ao descrever o problema, ele usou adjetivos que o descrevem como um 'enorme' problema, em algum momento refira-se a ele como um problema e depois talvez como um pequeno problema. Ajude-o a perceber que existem muitas vezes e muitos lugares em que esse problema nem mesmo aparece.

4. Ajude o seu cliente a permanecer em um estado pleno de recursos.

  • Para fazer a transição de deixar o problema no passado e se tornar pleno de recursos, diga ao seu cliente: "É assim que você era. Em vez disso, como você quer ser?"
  • Logo que o seu cliente reagir com um estado de recursos, ajude-o a assumir esse estado perguntando: "Como você sente isso quando está...?" Use a sua tonalidade de voz e a sua fisiologia para guiá-lo enquanto ele assume esse novo recurso. Se ele não o acompanhou, incentive-o também a assumir uma fisiologia equivalente.
  • O estado de recursos deve ter uma grande quantidade de energia associada a ele – ativo, motivado, energizado, em vez de algo como tranquilidade. Se permanecer tranquilo é importante para ele, você pode querer aumentar esse estado com outros recursos. Por exemplo, além de estar tranquilo, talvez ele também gostaria de se sentir confiante e respeitado. Para aqueles que estão familiarizados com a PNL, isso é chamado de empilhamento de âncoras.

5. Colapse o estado pleno de recursos sobre o estado sem recursos do problema.

  • Com o seu cliente totalmente em um estado pleno de recursos, faça com que ele assuma essas sensações/energias e acabe com qualquer uma das sensações do estado emperrado – para aqueles que conhecem PNL, essa é uma versão do colapso de âncoras. Para fazer isso, pergunte ao cliente: "Já que você está desfrutando inteiramente e com as sensações do estado de recursos da etapa 4, pense no que costumava deter você no passado e como se sente agora?"
  • Teste (várias vezes) para verificar os seus resultados e preencher a estratégia de convencimento dele, perguntando: "Enquanto você estiver pensando em alcançar o seu resultado (passo 2), como se sente ou o que vem à sua mente?" Se o seu cliente falar que está emperrado ou indiferente, repita os passos 4 e 5, e talvez o passo 3.

6. Próximo pequeno passo razoável

  • A partir dessa perspectiva de criatividade, pergunte ao cliente: "Qual é o próximo pequeno passo razoável que você pode dar para alcançar o seu resultado?" Elabore um cronograma e uma maneira de avaliar o progresso.

7. Continue com a sequência de pequenos passos

  • À medida que cada pequeno passo é concluído, verifique se o resultado, como estabelecido anteriormente, ainda é válido e identifique o próximo pequeno passo razoável.
  • Ocasionalmente, depois de concluir um passo, a nova informação ou perspectiva que ele agora possui, pode levá-lo a modificar o resultado ou, em alguns casos, abandoná-lo por algum resultado mais motivador/desejável.

Aproveite e os melhores votos de sucesso e felicidade na sua vida.

O artigo original "Coach your client from stuck to action" encontra-se no site: www.renewal.ca
 

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