Tudo que você precisa é um pouco de paciência

Escrito por: 

Publicado em: 

qua, 19/07/2017

"Paciência é a chave para tudo. Você obtém o frango pela incubação do ovo, não esmagando-o."
Arnold H. Glasow

Recentemente, eu fui inspirado por uma pergunta de um dos meus estudantes e coloquei a resposta num vídeo no Facebook. Sua pergunta era: “Como posso ser mais paciente no caminho?”

É uma pergunta que muitas pessoas fazem.

Os antigos havaianos acreditavam que a aho nui – paciência persistente - era um dos princípios básicos se você quiser viver uma vida saudável. No entanto, quando eu olho em volta, a grande maioria das pessoas nos dias de hoje não parece ter muita paciência, muito menos persistência. Elas querem gratificação imediata, saúde instantânea, realização na velocidade rápida do micro-ondas, de qualquer meta que elas tenham. Mas a vida e a natureza não foram projetadas dessa maneira. Como Hal Borland escreveu anos atrás: “Conhecendo as árvores, eu entendo o significado da paciência. Conhecendo a grama, eu posso apreciar a persistência.”

A paciência persistente não significa que você apenas passa o tempo e espera passivamente. Aho nui é um processo ativo onde você precisa estar plenamente presente e vivo no momento atual. Mas muita gente parece viver no passado ou no futuro, em vez de colocar a atenção delas no agora.

As pessoas que foram apanhadas focando apenas no futuro têm problemas com a parte da paciência do aho nui. Elas sonham com o que poderiam fazer, ter ou ser, tão logo apareça aquele emprego novinho em folha, o novo relacionamento, o carro novo, o novo qualquer que seja. Felicidade, satisfação, e mesmo sentir-se bem consigo mesmo está sempre em algum lugar “lá fora”. "Algum dia" se torna mais importante do que o hoje. (Já reparou que você nunca conseguiu chegar no “algum dia?” Ele está sempre fora do alcance e um passo à frente.)

Se você está sempre esperando pelas coisas boas do futuro e não está apreciando o que está bem à sua frente, é claro que você está impaciente!

Pessoas presas no passado, muitas vezes, têm problemas com a parte da perseverança do aho nui. Elas constantemente relembram eventos anteriores, especialmente fracassos e decepções. Muitas vezes elas dão a esses eventos um significado negativo e criam histórias em torno desses eventos. Essas histórias então formam sólidas crenças, e essas crenças colorem a experiência atual e moldam as ações e as reações. Em vez de experimentar cada novo evento como recente e novo, essas pessoas apenas revivem e reciclam antigos eventos. O “agora” delas é mais como "antigamente 2.0".

Quando a sua mente está cheia das limitações e fracassos do passado, é difícil manter o entusiasmo e o ímpeto para seguir em frente que a persistência exige.

Então, como podemos desenvolver a paciência persistente aho nui?

Uma das primeiras coisas a se entender é que a vida é a jornada, não o destino. Esse momento no passado, quando você fez uma grande confusão, não é nem tão importante quanto o que você escolheu fazer em seguida: você aprendeu com isso? Cresceu a partir disso? E esse objetivo brilhante no futuro não é tão importante quanto quem você se tornou no caminho.

Nos nossos workshops “Empower Your Life”, uma das primeiras coisas que enfrentamos é liberar o passado e suas crenças limitantes e emoções negativas usando técnicas como o Processo de Liberação Mental e Emocional. Com esse trabalho, estamos deixando que os eventos passados permaneçam no passado, enquanto preservamos as aprendizagens e os insights valiosos obtidos dessas experiências.

Em seguida, fazemos os alunos desenvolverem uma versão de seus futuros eus. Sem as suas crenças negativas anteriores guiando o navio, eles agora começam a determinar exatamente que tipo de vida eles querem para eles mesmos. Nós os ajudamos a se focarem nos seus valores fundamentais e naquilo que os faz se sentirem vivos e alinhados.

Uma vez eles tenham desenvolvido uma visão clara desse futuro eu, nós nos concentramos em "O que você pode fazer e quem você pode ser hoje para apoiar esse futuro eu?" Em outras palavras, com essa visão em mente, onde você está na sua jornada e quais serão os seus próximos passos? Como você pode fazer com que cada passo seja o melhor que você possa fazer dentro da sua capacidade? Como você pode ser, hoje, o seu melhor eu nessa jornada?

Pense em fazer uma plantação. Você não atira a semente no chão e prevê a colheita para o dia seguinte. Não, primeiro você se certifica de que tem a semente certa. Em seguida, você prepara o solo de acordo com essa semente. Você presta atenção ao que é necessário para que as plantas cresçam dia a dia - água, sol, nutrientes - e fornece o que for preciso. Você não arranca as mudas todos os dias, mas permanece paciente e atento até que a planta esteja pronta. Isso é aho nui.

"Paciência não significa fazer um pacto com o diabo da negação, ignorando as nossas emoções e aspirações. Significa estar envolvido de todo o coração no processo que está se desenrolando, em vez de forçar a abertura da flor que está desabrochando ou exigir que a lagarta se apresse e supere aquela fase de crisálida.” - Sharon Salzberg

Para o seu empoderamento TOTAL!

Mahalo — Dr. Matt

O artigo original "All You Need Is A Little Patience" encontra-se no site: www.drmatt.com

Categoria: