A Terapia da Linha do Tempo

Livro do Mês - Maio de 2005

Capa do Livro

A Terapia da Linha do Tempo - E a Base da Personalidade

Leio em "Glossário de Termos de PNL" que linha do tempo é "a forma como armazenamos imagens, sons e sentimentos de nosso passado, presente e futuro". A TLT-Terapia da Linha do Tempo, atualmente, desenvolvida por Tad James é, na verdade, um segmento da PNL, e foi implementada a partir de descobertas dos criadores da PNL, principalmente de Richard Bandler. A Terapia da Linha permite acessar nossas memórias inconscientes, ressignificar os efeitos limitantes, reprogramando-as para uma vivência mais ecológica.

O tempo faz parte das preocupações humanas. Aristóteles representava o tempo como uma linha. William James, no final do século XIX, retornou ao conceito, fundamentando-o psicologicamente.

Mas foi a PNL que transformou a linha de tempo em instrumento de mudanças, principalmente a partir de sua universalização com a obra "A Terapia da Linha do Tempo e a Base da Personalidade", de autoria de Tad James e Wyatt Woodsmall, publicada no Brasil pela Editora EKO, de Blumenau, Santa Catarina, em tradução de Deodete Packer Vieira.

A partir da pressuposição de que a noção do tempo está armazenada em nossa mente, de que ela delineia e estrutura a nossa percepção de mundo e, em consequência, de nossa personalidade, os autores colocam à disposição do público um fundamental "estudo dos elementos mais importantes na caracterização do núcleo da personalidade de uma pessoa", elaborando um processo terapêutico, explicitando o funcionamento do armazenamento de memórias, além destacar e esmiuçar a importância dos metaprogramas e valores.

Aliás, os capítulos sobre Metaprogramas e Valores são de leitura obrigatória.

A teoria dos Metaprogramas, -- um nível de programação mental que determina como selecionamos, orientamos e dimensionamos nossas experiências. Nossos metaprogramas são mais abstratos que nossas estratégias específicas de pensamento - e definem nossa abordagem genérica em relação a uma questão específica, não os detalhes de nosso processo mental-- tem como esboço inicial às colocações de Jung na obra "Tipos Psicológicos", volume VI das suas obras Completas, publicadas em nosso país pela Editora Vozes, Petrópolis/RJ., proposições retrabalhadas por Isabel Briggs Myers, modelo de sistemas psicológicos mundialmente utilizados.

Tad James e Wyatt Woodsmall demonstram, com autoridade, como tais modelos se inserem perfeitamente nas pressuposições da Programação Neurolinguística.

Obra de mais de 200 páginas, dividido em 22 capítulos, onde se focalizam pressuposições teóricas e apresentação de ferramentas de mudança, além de um apêndice enfatizando modelo de mudança na "Base da Personalidade", este "Livro do Mês de Golfinho é leitura indispensável para todos que interessam por conhecer técnicas modernas e ecológicas de gerar mudanças criativas no ser humano.

João Nicolau Carvalho professor universitário, Trainer em PNL, Coach certificado