A Programação Neurolinguística possui um elenco de técnicas e ferramentas que facilitam o processo comunicacional, quer a nível pessoal quer a nível organizacional. Comunicação significa ação de tornar comum alguma coisa a outrem. A PNL não possui processos teóricos, exibe pressupostos práticos, altamente testáveis, daí o seu notável crescimento a partir de sua criação na década de 70.
Em qualquer atividade humana pode-se deparar com alguma ferramenta da PNL útil para melhorar a excelência humana.
Joseph O’Connor autor e/ou coautor de quase uma dezena de livros publicados em português, entre eles "Introdução à Programação Neurolingüística", "PNL e Saúde", e "Manual de Programação Neurolingüística", escreveu, em carreira solo, "Liderando", publicado no Brasil pela Editora Record, Rio de Janeiro, em que focaliza técnicas simples e fundamentais pra influenciar e administrar pessoas com base na Programação Neurolinguística.
"Liderando" é o nosso "Livro do Mês".
O’Connor, um britânico que fez do Brasil sua segunda residência, ministra regularmente cursos por aqui através de sua empresa Lambent do Brasil, sediada em São Paulo. Golfinho publicou uma entrevista em que Joseph O’Connor configura os primórdios e a evolução da PNL. Vale a pena ler e/ou reler a matéria.
Em "Liderando", Joseph O’Connor, em quase 300 páginas, vai introduzindo o leitor numa jornada, para transformá-lo em líder. Com muita didática, prepara o caminho, detalhando os pilares fundamentais de uma liderança, suas credenciais, visão e valores.
Traça o rumo da motivação, das mudanças criativas, sinaliza o futuro, estabelece pressupostos que permitam o estabelecimento de regras ecológicas, equilíbrio, simetria, confiança.
Alerta que toda mudança é um desafio, pois ressignifica crenças e valores. Mexe com nossos mapas, perspectivas, causas e efeitos, limites, horizontes.
Enuncia a importância do pensamento sistêmico, tema de uma obra sua em coautoria com Ian McDermott, "Além da Lógica", também comentado em Golfinho.
Em "Liderando" tomamos conhecimento que liderança é algo natural, habilidade a ser ecologicamente aprendida. Que liderança é fundamental no nosso dia a dia, mas que não é fruto da robótica, não há fórmulas, pois que líderes são pessoas escolhidas por outras pessoas em função de suas habilidades no se comunicar consigo próprio e com os outros. Que liderança resulta em sucesso profissional, em realização pessoal.
O líder se faz, não nasce.
A liderança não se sustenta na autoridade, mas na confiança. A liderança ecológica promove o bem comum, pois motiva outras pessoas a compartilhar de visões e valores importantes para a vida em sociedade.
Que o líder promove mudanças num processo evolutivo e estável. O líder inova, faz florescer a confiança, a aprendizagem. Estabelece equilíbrio entre estabilidade e mudança.
Tudo isso e muito mais o leitor aprende e vivencia em "Liderando", obra de importância capital que o antropólogo, o músico, o instrutor e consultor, criador de técnicas de PNL, Joseph O’Connor, coloca à nossa disposição. Um livro de cabeceira.
João Nicolau Carvalho, Trainer em PNL, Master em TLT